outbound

Vale a pena o empreendedor investir em outbound marketing?

Os constantes avanços tecnológicos permitiram aos empreendedores divulgarem os seus negócios com muito mais eficiência através do inbound marketing. Mas se você é daqueles conservadores e prefere os métodos tradicionais, o outbound marketing é o mais indicado. 

Esse artigo vai te mostrar as vantagens e desvantagens do outbound marketing. Aí é só tirar as suas próprias conclusões se vale ou não a pena o investimento. Leia até o final e fique por dentro. 

O que é o outbound marketing?  

Podemos dizer que é um processo de captação ativa de clientes que tenham o perfil de cliente ideal de um negócio. 

No outbound marketing, a sua empresa é quem vai atrás do consumidor em potencial, exercendo uma comunicação direcionada para ele e, claro, sempre com o foco na publicidade. 

A abordagem ao cliente é bem mais invasiva e tem um único objetivo: vender um produto ou serviço no menor tempo possível. 

Em suma, o outbound marketing se resume na divulgação da sua empresa através dos meios tradicionais como:

  • Panfletagem;
  • Propagandas em emissoras de TV;
  • Propagandas em rádio;
  • Ligações de telemarketing;
  • Anúncios em outdoor;
  • Anúncios nos meios digitais;
  • Dentre outras formas. 

Pois bem, conheça as principais vantagens e desvantagens dessa prática e veja se ela vale a pena para o seu negócio: 

Vantagens do outbound marketing

Começando pelas vantagens da estratégia, listamos alguns pontos que são mais conhecidos e que, certamente, acrescentarão bastante resultado para a sua empresa, independentemente do ramo de atuação.

Resultado imediato

Se você começar a fazer a divulgação da sua marca na TV, nas principais emissoras de rádio, em empresas de telemarketing e até em outdoors nas principais avenidas da sua cidade, certamente ela se tornará muito mais conhecida pelas pessoas em geral. 

Por consequência disso, os resultados costumam ser mais imediatos, já que essa estratégia pode gerar uma lembrança maior da empresa. Quanto mais o seu negócio for conhecido, mais chances ela tem de vender. Inclusive, um curso de PNL pode alavancar as vendas.

Atinge um maior número de pessoas

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, pelo fato do outbound marketing ter o seu direcionamento para a comunicação em massa através de diferentes meios, essa estratégia acaba permitindo que se atinja um maior número de consumidores no mercado. 

Se você investir em anúncios nos meios digitais, como no Google Ads, milhares de pessoas poderão tomar conhecimento da existência da sua empresa em pouco tempo, criando rapport, ou seja, uma relação.

Comunicação direta

No outbound marketing, toda a publicidade feita, permite uma segmentação apenas para se comunicar exclusivamente com pessoas que tenham real interesse nos produtos ou serviços comercializados ou que já tiveram algum tipo de contato anterior com uma marca. 

Inclusive, isso pode valer muito a pena, desde que o empreendedor conheça bem o perfil de cliente ideal da sua empresa. 

Cria uma relacionamento instantâneo

Se você não tem interesse em criar um relacionamento a longo prazo com os consumidores e somente está interessado em vender seus produtos no mercado, o outbound marketing pode ser um investimento interessante. 

Os anúncios caem de paraquedas no colo dos clientes, que podem se interessar em comprar algo e acabam batendo o martelo com a sua empresa. 

O relacionamento é instantâneo e sem criar nenhum tipo de intimidade, empatia ou solidez, o que também pode ajudar a criar mais amadurecimento profissional, bem como outros pontos importantes.

Desvantagens do outbound marketing

Claro que além das vantagens, também existem diversos pontos que precisam de atenção. Para facilitar o entendimento, listamos as principais desvantagens do Outbound Marketing. Continue a leitura e entenda mais:

Custo mais alto para o empreendedor

Mas como nem tudo na vida são flores, o outbound marketing também exige um investimento mais alto, se comparado ao inbound marketing. 

Afinal de contas, investir em anúncios em veículos de comunicação como rádio, jornal impresso e TV ou até no Google Ads, pode sair bem caro para o empreendedor, já que esses canais atingem um número muito maior de pessoas. 

Por isso, se a sua grana está meio curta nesse momento, é melhor avaliar se esse investimento é ou não viável. 

Não se cria um relacionamento a longo prazo com o cliente

Milhares de clientes fazem questão de criar um relacionamento de confiança e a longo prazo com as empresas. E no outbound marketing isso praticamente não existe, o que pode espantar muita gente. 

Dependendo do perfil do consumidor, ele simplesmente não vai se interessar em fazer negócio com uma empresa, que só quer vender seus produtos e nada mais do que isso. A atenção e a solidez no relacionamento com o cliente não fazem parte do outbound marketing. 

Sem foco na fidelização

Pelo simples fato de ter o foco exclusivamente na venda de mercadorias ou serviços, o outbound marketing não preza pela fidelização dos clientes e muito menos pelo pós-venda. 

É preciso ter muita motivação para fidelizar seus clientes. E isso também pode afugentar milhares de consumidores que não abrem mão dessas duas variáveis. 

Dessa forma, se você estiver pensando em investir em outbound marketing, fique sabendo que o seu principal foco não será a fidelização de clientes e muito menos em oferecer um pós-venda eficiente. A questão é: vender, vender e vender! 

Os resultados são ocasionais

Diante de tudo isso, os resultados no outbound marketing costumam ser ocasionais, ao contrário do inbound marketing, que são mais duradouros, por causa da construção da relação de confiança com os clientes. 

Resultados ocasionais são oriundos da inexistência de uma relação sólida com os consumidores, o que nem sempre pode ser viável para os empreendedores. Em suma, no outbound marketing os resultados não são lineares e dependem da ocasião. 

Claro que manter os bons pensamentos sempre ajuda, mas é preciso avaliar qual o real cenário da sua empresa, principalmente para evitar surpresas negativas.

Conclusão

E aí? Vale ou não a pena investir no outbound marketing? Avalie bem os prós e os contras e veja se essa estratégia pode fazer o seu negócio decolar de vez rumo ao sucesso. Boa sorte! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *