Turismo de natureza: modalidade de viagem segura que renova as energias

Viagens são indispensáveis para quem procura fugir da correria do dia a dia, seja sozinho, em casal ou com toda a família. Um dos principais motivos para se viajar é tirar todo o estresse acumulado e esquecer as preocupações do trabalho. 

Para isso, nada melhor que uma viagem para aproveitar a natureza! O ecoturismo, ou turismo de natureza, é uma ótima oportunidade para você visitar lugares incríveis de forma sustentável, além de ajudar a movimentar a economia local.

Separamos alguns destinos imperdíveis para você recarregar as energias, desde viagens com prática de esportes radicais no Nordeste do Brasil, até pontos turísticos do Rio de Janeiro, que vão te fazer esquecer todos os problemas.

Radicalize no Nordeste: veja opções

O Nordeste possui todos os elementos necessários para quem procura praticar esportes radicais: ventos fortes, praias paradisíacas e muita natureza. O kitesurf é um dos esportes mais indicados para as praias nordestinas. 

Com ventos fortes e águas cristalinas, você poderá chegar a altas velocidades sobre a prancha com o auxílio de um tipo de paraquedas, que fará o trabalho na hora de te colocar em movimento.

Para praticar o kitesurf você precisará de uma prancha especial, o paraquedas e um colete salva-vidas. Se for a sua primeira vez, também é importante contar com a ajuda de um instrutor profissional, que pode ser encontrado em diversas praias da região. 

Além do kitesurf, a escolha mais simples é o surfe. Você só precisa de uma prancha e coragem para se jogar no mar em busca de ondas perfeitas.

Que tal um descanso no campo?

Nem só de praias vive o brasileiro. Os destinos de campo são perfeitos, independentemente da estação, seja para pegar um sol ou curtir um chocolate quente na frente da lareira com a família ou o seu par romântico.

Se além de conforto e boa comida — experimente o Barreado, um dos principais pratos típicos da região — você também procura paisagens paradisíacas, a cidade de Morretes, no 

Paraná, pode ser uma ótima pedida.

Com uma viagem de trem à moda antiga pela região, você pode conferir lindas paisagens da Mata Atlântica até chegar em Curitiba, onde pode pegar o trem de volta ou fazer um passeio por uma das cidades mais ecologicamente corretas do país.

Se você quer passar frio, Gramado-RS continua sendo um dos melhores destinos no Brasil. Com paisagens naturais e arquitetura cheia de referências europeias, a cidade oferece uma estrutura completa para todos os tipos de viajantes. 

Aproveite a gastronomia típica da região para provar pratos típicos italianos, alemães e até mesmo suíços. Há opções variadas para todos os gostos, desde os apaixonados por carnes e massas até quem não consegue viver sem os melhores chocolates.

Rio 40ºC: ideal para quem curte o calor

Com praias famosas no mundo inteiro, o Rio de Janeiro dispensa apresentações. Seja pela cultura, gastronomia ou as paisagens inesquecíveis, o Rio possui diversas facetas pouco exploradas por seus visitantes. 

Cravado no meio da cidade, o Jardim Botânico possui trilhas arborizadas em meio à natureza com vegetação nativa, diversas espécies de orquídeas e você pode fazer o caminho até o Morro do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor.

Para quem curte fazer trilhas, o Morro da Urca também é uma boa escolha. Poucas pessoas sabem que é possível chegar lá em cima sem ser à bordo do famoso bondinho. 

O percurso dura cerca de 45 minutos e recompensa o caminhante com uma bela vista da Ponte Rio-Niterói, praia da Urca e muito mais. A trilha é indicada até mesmo para os iniciantes, só não esqueça os itens básicos:

  • Roupas confortáveis;
  • Tênis apropriados;
  • Repelente;
  • Protetor solar;
  • Boné;
  • Água.

E quem disse que o Rio de Janeiro só tem praia? Você pode se refrescar em uma queda d’água de 32 metros ao visitar o Véu da Noiva, dentro do Parque Nacional Serra dos Órgãos. O local também é ideal para praticantes de rapel ou escalada.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *