Transporte

Transporte de cargas: segurança e higiene

A praticidade do transporte de um local a outro, a habilidade de em poucos minutos ou horas cruzar um país, romper os quilômetros, essas são características do avião.

O meio de transporte é considerado um dos mais seguros e rápidos já existentes, porém, não basta somente chegar e viajar com o avião.

Por ser um meio de transporte complexo e que envolve alturas, é necessário seguir várias regulações técnicas, ficar muito atento à manutenção, além da necessidade de treinamento da equipe técnica, assim como a formação dos pilotos.

Sendo assim, quando falamos em aviões, falamos em aeroportos e em complexidade que envolve uma grande equipe de logística para funcionar.

O transporte de cargas em um aeroporto

Em um aeroporto é necessário um sistema logístico para vários setores, dentre eles, para a realização do transporte e movimentação de cargas.

Essas cargas podem surgir dos mais variados locais, desde as bagagens que são despachadas pelos tripulantes, assim como cargas vindas de empresas para o deslocamento.

Essas cargas podem conter roupas, remédios, peças para a indústria e muitas outras opções de materiais que são transportados em um avião.

Por isso, existe desde o processo de despacho e de verificação das bagagens, assim como a origem da carga, as formas de pagamento, a empresa que está enviando.

Isso envolve uma grande equipe por trás tanto na parte administrativa para as liberações como também na parte logística, para que saia do depósito e chegue até o avião em segurança.

Até mesmo o processo de descarregamento de um avião é importante, fazendo com que essa bagagem chegue até o cliente final.

Sinalização do avião

Todo o procedimento de logística e manutenção de uma aeronave é fundamental. Antes de acontecer o embarque, tanto os pilotos como o corpo técnico presente no aeroporto verificam as condições da aeronave nos seguintes pontos:

  • Abastecimento do avião;
  • Funcionamento das turbinas;
  • Sistema elétrico (com algumas revisões);
  • Sistema hidráulico e de trancamento de portas.

Todos os processos precisam ser vistos com muita atenção para que o avião não sofra uma pane em ar.

Um dos equipamentos instalados são placas de emergencia, que ajudam a indicar tanto as saídas de emergência, como os procedimentos que devem ser realizados caso o avião sofra uma queda ou perca pressão.

Esses procedimentos ensinam sobre a abertura das portas em uma aeronave e geralmente, as pessoas que sentam próximo ao local ficam responsáveis pelo manuseio dessas portas.

Essas placas de sinalização de emergência fotoluminescente precisam ser assim para chamar a atenção da tripulação sobre os pontos de saídas no caso de uma situação de emergência.

Além disso, existem outras luzes que ficam presentes no avião, como a de manter os cintos atados, ou liberação para ir ou não ao banheiro no caso de uma turbulência.

Sendo assim, existe um amplo processo de proteção e segurança por trás de cada voo, somando a muito treinamento técnico.

Como é feita a limpeza de aviões?

Um assunto que causa bastante dúvida e questionamento é sobre como a limpeza de aviões é realizada. Essa limpeza é necessária para garantir o conforto e bem-estar dos passageiros e foi reforçada diante da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Essa limpeza pode acontecer com aplicação de desinfetante no avião, assim como existe um profissional específico de limpeza que borrifa o desinfetante tanto na aeronave como nos banheiros.

A depender das horas de voo (se for mais de 8 horas), até mesmo os assentos são removidos e passam por aspirador, nesse procedimento de higienização de aeronaves.

Ainda, esse processo costuma ser rápido levando em torno de 10 a 15 minutos, mas é fundamental para garantir que o ambiente esteja limpo e desinfectado.

É importante ressaltar que o processo de limpeza faz parte das manutenções e cuidados que são necessárias em uma aeronave e que esse serviço demanda especialização.

Por isso, que muitas vagas para limpeza de aeronaves em guarulhos são promovidas por empresas de limpeza já terceirizadas e especialistas em limpeza de aeronaves.

Todo o processo deve ser feito de forma ágil, prática e com toda a proteção e uso de equipamentos para proteção individual.

Por isso, para quem deseja trabalhar nessa área, recomenda-se a busca por empresas terceirizadas que já atuem nesse segmento e que passarão a orientação necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *