Tipos de maçanetas para portas: confira dicas de como escolher

Tipos de maçanetas para portas: confira dicas de como escolher

Se você está procurando um imóvel junto à imobiliária e pretende realizar algumas alterações, provavelmente, já deve ter pensado nas portas e janelas que deseja instalar.

Mas, e as maçanetas, já sabe qual escolher? Ainda que seja um acessório pequeno e que até mesmo passe despercebido, a verdade é que ele pode causar uma grande diferença, visto que complementa as portas de sua casa. 

Afinal, de nada adianta realizar uma bela reforma e manter as maçanetas antigas e que acabam com a decoração. 

Além disso, é fato que com o tempo e o constante abre-e-fecha, as maçanetas e fechaduras se desgastam, podendo deixar sua casa ou apartamento vulnerável. 

Portanto, pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre os tipos de maçanetas para portas e dar dicas de como escolher. 

Qual a diferença entre puxador e maçaneta?

Bom, antes de começarmos, é importante lembrar que ainda que exerçam a mesma função, de facilitar a abertura de uma porta, puxadores e maçanetas funcionam de maneira diferente. 

O primeiro está acoplado à fechadura e é mais utilizado em portas de correr ou nos modelos pivotantes. 

Já a maçaneta funciona em conjunto com a fechadura, podendo ser utilizada tanto em portas internas quanto externas. 

Quais os tipos de maçanetas para portas?

Como falamos, existem diferentes tipos de maçanetas hoje em dia, e eles podem ser usados nos mais variados projetos:

  • Maçaneta Oval;
  • Reta;
  • Angular;
  • Clássica;
  • Contemporânea.

Atualmente existem diversos modelos disponíveis no mercado e sabemos que não é tão simples escolher o ideal, portanto, saiba melhor sobre abaixo.

Maçaneta Oval 

O tipo oval tem formato tubular, sem bordas definidas e curvadas nas extremidades. Geralmente, uma maçaneta oval é bastante lisa e polida.

Reta 

Esse tipo é reto e levemente arredondado, devendo ser combinado com fechaduras retas ou redondas.

Angular 

As maçanetas angulares podem ser combinadas com fechaduras quadradas, circulares ou retangulares. Ela tem formato retangular e apresenta bordas mais nítidas.

Clássica 

Ela possui estilo vitoriano tradicional e pode combinar com uma fechadura retangular grande e decorativa, sendo geralmente produzida em aço ou latão.

Contemporânea

As maçanetas contemporâneas são modernas, minimalistas e extremamente elegantes, podendo ser encontradas em aço inoxidável, cromo, bronze e até mesmo pintadas da mesma cor que a porta. 

Como escolher a maçaneta ideal?

Depois de conhecer os tipos de maçaneta, devemos lembrar que você não pode escolher aleatoriamente o que desejar. 

Avalie o estilo da decoração

Pelo fato de hoje em dia existir uma grande variedade de maçanetas disponíveis no mercado, é totalmente possível encontrar modelos para todos os gostos. 

Desde peças divertidas e modernas, até as mais elegantes, clássicas e até mesmo rústicas. 

Mas, com tantas opções, é importante ficar atento para não errar e escolher um acessório que converse com a proposta decorativa do imóvel. 

Sendo assim, para ambientes com estilo mais moderno e minimalista, o ideal é investir em maçanetas da mesma cor da porta. 

Além disso, a menos que se pretenda colocar um modelo diferente em cada cômodo da casa ou apartamento, é importante planejar o projeto com antecedência junto ao arquiteto ou designer. 

Considere a cor da porta

Um puxador de porta de latão ou bronze antigo, por exemplo, é ideal para portas de cores quentes. 

Por outro lado, esquemas de cores mais frias se encaixam melhor a maçanetas de aço inoxidável ou cromo. 

Além disso, em áreas tropicais ou próximas do mar, a maçaneta precisa resistir a fatores externos, como excesso de umidade e sal. Aqui, o aço inoxidável é uma boa escolha. 

Atente-se às proporções

Se você não quer que a composição do ambiente fique pesada e exagerada ou que a maçaneta pareça um pontinho perdido na porta, é essencial ficar atento às proporções. 

Por exemplo, em portas pequenas e móveis planejados menores e delicados, o ideal é apostar em maçanetas que sigam essa mesma linha. 

Mas, por outro lado, se sua porta é larga, alta e suntuosa, é importante encontrar uma maçaneta que esteja à altura. 

Leve em conta a qualidade

Por fim, mas não menos importante, lembre-se que a beleza não é tudo no momento de escolher sua maçaneta. 

É importante observar com atenção a qualidade da peça, o tipo de material, a reputação da marca e a qualidade de seu acabamento. 

Além disso, não pense em ir no mais barato, pois muitas vezes isso pode sair mais caro do que comprar uma maçaneta de qualidade. 

Afinal, o desgaste e fragilidade fazem com que seja necessário trocar em menos tempo do que o esperado. 

Também é importante lembrar que tanto maçanetas externas quanto internas precisam ser resistentes à violação e corrosão. 

Portanto, agora que você sabe quais são os tipos de maçaneta e como escolher a ideal para sua casa ou apartamento, já pode sair às compras. 

Lembre-se de ter um planejamento e a ajuda de um profissional especializado, como arquiteto ou designer de interiores, para garantir uma escolha certeira e que harmonize com seu ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *