Tendências do mercado em 2020: o que você tem que saber

A avaliação das emoções do público, o aprofundamento na customização da experiência de compra e a transparência são tendências do mercado 2020. Ao menos é isso que aponta uma pesquisa da empresa de marketing digital, Rock Content. 

De acordo com esse estudo, 91% dos consumidores se dizem mais dispostos a comprar de marcas que ofereçam produtos alinhados especificamente a seus interesses. 

Nesse contexto, o marketing digital se torna uma peça-chave, já que ele consegue rastrear o histórico de preferências e comportamentos. 

Com esses dados, é possível segmentar as abordagens e atender a essa demanda. 

Além disso, a geração dos chamados milleniuns, nascida entre 1980 e 1999, hoje está adulta, representando uma fatia importante da força de consumo. 

Por essa razão, é preciso lembrar que esse público é muito familiarizado com a internet, principalmente por meio do smartphone. 

Diante disso, é fundamental marcar presença nas redes sociais e ter um bom desempenho nas ferramentas de busca online

Outro ponto para levar em consideração é que as necessidades de compra se modificam muito rápido. 

Assim, para acompanhar essas oscilações, é importante se perguntar: o que a sociedade deseja e não obtém? 

Por exemplo: o Uber e o AirBnb ofereceram ao público bem mais do que uma solução tecnológica. 

Afinal, essas startups conseguiram enxergar, de forma visionária, a demanda urgente por hospedagem e transporte mais baratos e acessíveis. 

Mas como perceber esses anseios na prática? Existem muitas técnicas, mas o marketing digital tem apresentado resultados muito satisfatórios nesse quesito. 

Com os feeds das redes sociais, por exemplo, é viável ofertar produtos e serviços de uma maneira muito mais personalizada. Isso coloca seu negócio à frente da concorrência

No entanto, a publicidade digital não se limita a ler comportamentos, mas também a criar táticas para induzir os clientes a um caminho. Esse processo é chamado de engajamento do público. 

Quer saber mais? Então veja neste post quais são as tendências do mercado 2020 e entenda o porquê do marketing digital ser indispensável neste momento. Confira! 

M Commerce 

Uma das tendências do mercado atual é o M Commerce, abreviação de “Mobile Commerce”, que são as vendas efetuadas pelos dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

Nesse contexto, muitas lojas físicas já mantêm aplicativos adaptados a esses hardwares. Aliás, esse movimento começou com a popularização da internet 3G e 4G, via celulares. 

Desse modo, um negócio, para se manter em consonância com as tendências do mercado, deve começar a pensar em processos comerciais que possam ser feitos pelo M Commerce. 

Além disso, as técnicas de branding aplicadas na internet ajudam a loja virtual a conquistar espaço na mente dos clientes na imensidão que é o universo online. 

Feel factor 

Ações que unam novidades de tecnologia e mais humanidade estão muito em alta. Ou seja, a ideia é explorar aquele desejo do consumidor em se sentir alguém diferenciado, mais do que um número. 

Nesse contexto, um bom exemplo é a campanha dos presentinhos do Nubank. Assim, a startup criou um projeto que oferta pequenos mimos customizados. 

Além de agradar ao consumidor, essas lembrancinhas ajudam a contar histórias memoráveis que ligam o público à fintech. 

Foi assim, por exemplo, com o caso da cachorrinha que comeu o cartão de um cliente. 

O Nubank enviou um brinquedo de morder para a cadelinha, com uma cartinha escrita à mão para seu dono. Assim, foi possível aliar tecnologia e humanização ao mesmo tempo. 

Qualidade de vida 

Além disso, também está incluída na lista de tendências do mercado a qualidade de vida. Em outras palavras, o público não quer apenas produtos e serviços, e sim viver melhor e ser mais feliz. 

Nesse contexto, a flexibilização de processos e metodologias está cada vez mais em alta. 

Por esse motivo, quem comercializa pela internet vende muito mais do que praticidade. Afinal, trata-se de propiciar mais chances para o cliente desfrutar da vida. 

Assim, pelas compras online, o consumidor resolve suas demandas ao toque dos dedos, em poucos segundos. Com isso, não é mais necessário perder horas em supermercados, bancos nem em loja de departamentos. 

Portanto, as tendências do mercado 2020 envolvem mais tecnologia e humanização. Por esse motivo, é crucial ter uma presença digital marcante e bem-sucedida, capaz de conquistar uma audiência. 

Assim, além de clientes, a empresa passa a contar com verdadeiros adeptos de uma marca. Quer saber mais? Então leia também nosso post sobre marketing digital

Este artigo foi produzido pela dBriefing Resultados Criativos. Você encontra mais conteúdo sobre branding, design gráfico e marketing digital no Blog da dBriefing!

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