Sua roupa pode ser responsável por aquela alergia insistente

Você sente uma coceira corporal insistente, que te acompanha o dia todo e em diversas situações, mas não sabe o que pode estar causando? Mesmo a camiseta de algodão ou banhos constantes não ajudam? Este artigo é para você!

Em um país tropical como o nosso, é quase impossível não suar durante o dia (ou mesmo durante a noite). Mesmo pessoas que usam roupas leves, como camisetas de algodão, não fogem desse desconforto. 

Além da própria sensação de pele grudenta, o suor pode trazer outras perturbações, como coceiras e alergias. Veja como identificar e aliviar esses desconfortos com precauções simples e cuidados básicos:

Identifique o problema

“O primeiro passo é determinar se a reação da sua pele é de uma alergia verdadeira (chamada dermatite de contato) ou apenas uma irritação”, diz Purvi Parikh, MD, alergista e imunologista da Allergy and Asthma Network.

“Uma alergia geralmente causa uma erupção na pele vermelha, escamosa e com coceira – às vezes pode ser até bolhas dolorosas, e muitas vezes a erupção vai durar mesmo depois de você ter trocado de roupa”, diz ela. 

Além do mais, muitas vezes uma reação alérgica não aparece imediatamente, mas pode acontecer horas depois, ou até mesmo no dia seguinte, e muitas vezes emitirá vibrações de hera venenosa.

Por outro lado, uma reação irritante, no entanto, geralmente surge enquanto você está vestindo as roupas. As irritações são normalmente causadas pela combinação de suor e roupas justas, basicamente todas as roupas de treino elásticas. 

“Quando você a tira, deve lavar rapidamente”, diz ela. “A irritação também pode causar coceira, desconforto e vermelhidão, mas não é tão grave quanto a alergia ou desaparece muito rapidamente.”

Cuidados com sabão e produtos de limpeza

Mas antes de verificar se há alérgenos em suas roupas, dê uma olhada no material de lavanderia. O Dr. Parikh aconselha o uso apenas de detergentes livres e transparentes e a evitar amaciantes de roupa ao mesmo tempo, porque eles costumam conter ingredientes que devem ficar no tecido, mas que também podem causar irritação quando os colocam nas roupas.

É por esse motivo que muitas pessoas relatam sentir alergia mesmo usando camisetas de algodão. Se o seu detergente está livre dessas coisas e você ainda está tendo uma reação, pode ser da própria roupa. Alguns dos alérgenos podem ser encontrados na etiqueta da roupa.

Veja o tecido que está usando

Roupas de academia em si são frequentemente feitas com tecidos sintéticos como poliéster ou náilon, que tendem a ser menos tolerantes quando se trata de pessoas com pele sensível. Portanto, fique de olho nas fibras mais naturais.

“Muitas roupas usam resina de formaldeído, então você pode realmente desenvolver alergia de contato ao formaldeído e às resinas dele”, diz o Dr. Parikh. Os tratamentos com formaldeído são usados ​​para tornar as roupas resistentes à água, sem rugas e podem atuar como portadores de tintas e estampas. 

Eles geralmente não são grande coisa, mas se você for alguém sensível, pode ajudar muito saber sobre eles, para que você possa descobrir o que está causando sua sensibilidade.

Encontrar roupas de treino sem essas substâncias pode ser complicado, porque a maioria delas não está claramente etiquetada nas roupas. Mas nunca é demais ficar com marcas sustentáveis ​​como Girlfriend Collective, Outdoor Voices e Groceries Apparel. 

Opte por opções respiráveis ​​também como camisetas arejadas e leggings com inserções de malha. “Se você tem tendência a suar, certifique-se de trocar de roupa após o treino”, diz o Dr. Parikh. “Muito do que piora é a duração do contato com a pele e a pressão e rigidez na pele.”

Porém não são apenas roupas de academia que podem causar esse tipo de alergia, qualquer outro tecido ao qual uma pessoa tenha sensibilidade pode desencadear uma irritação por contato.

Cuide de sua pele

Ao acalmar uma irritação ou alergia existente, pense em hidratar a pele. “Dependendo da gravidade de sua reação, às vezes apenas hidratar pode ajudar”, diz o Dr. Parikh. “Mas às vezes você precisa de hidrocortisona ou algo mais forte. Você também pode tentar trocar de roupa ou de marca. “

O ideal é consultar regularmente um dermatologista e fazer acompanhamento desde o início dos sintomas. É ele que vai lhe sugerir o melhor tratamento e acompanhar seu problema de perto para garantir o melhor resultado.

Use fibras naturais (camisetas de algodão)

Para evitar que a alergia surja com muita frequência, além do tratamento com especialistas, é importante usar roupas leves que sejam produzidas com fibras naturais. Isso pode te livrar de alguns dias de coceira intensa. 

Uma das melhores opções para pessoas alérgicas são as camisetas de algodão. Esse tipo de tecido permite que a pele respire melhor e absorve o suor. Mas é necessário garantir que a lavagem está sendo feita com produtos neutros e não usar amaciantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *