Sistema na nuvem para clínicas médicas: por que é a melhor solução?

Não é porque algo funciona razoavelmente bem que não precisa ser melhorado. Essa frase se aplica perfeitamente bem no cotidiano de uma clínica médica.

Os administradores do estabelecimento médico devem a todo momento buscar por melhorias. Esta tarefa é primordial para facilitar a rotina dos profissionais da saúde e das recepcionistas, como também a jornada dos pacientes. 

O sistema na nuvem para clínicas consegue ajudar na gestão e otimização de serviços do negócio da saúde através de elaborados módulos, como o prontuário eletrônico integrado na agenda, sistema financeiro, faturamento TISS, controle do estoque, sistema de pagamentos online e sistema com marketing médico.

Esses módulos são os insumos necessários para a clínica médica crescer cada vez mais, se destacar da concorrência e o melhor: focar toda a atenção necessária no atendimento ao paciente. 

Investir na área da saúde é fundamental, principalmente quando se trata de proporcionar aos pacientes um tratamento cada vez mais integrado e sustentável.

A telemedicina, por exemplo, se mostrou neste ano de 2020 uma das grande inovações tecnológicas dentro da área da saúde.

Diante destas informações, para se permitir conhecer mais a fundo sobre cada uma das funcionalidades que o sistema de gestão possui.

O gestor de uma clínica médica deve se questionar o grau de familiaridade que tem com a tecnologia, para compreender o quanto ela pode ser a sua aliada neste momento. 

Você está preparado(a)?

Quais são as principais vantagens de um sistema para clínicas médicas?

Um sistema de gestão para clínicas consegue oferecer inúmeras vantagens, não só na otimização do atendimento, como também em automatizar processos que demandam tempo, como o controle do financeiro da clínica médica ou do consultório, por exemplo.

Assim, médicos, enfermeiros, gestores e secretarias conseguem focar suas atividades para outras áreas que estavam precárias de atenção e investimento.

A seguir, conheça as vantagens que um sistema na nuvem para clínicas médicas pode oferecer.

Informações em segurança

O quanto para o profissional da saúde é importante deixar as informações e dados dos pacientes em segurança?

É uma pergunta que nem precisa ser feita, mas muitas pessoas esquecem de verificar como as informações estão sendo protegidas, por qual meio e se é de fato confiável.

Uma das maiores vantagens de um sistema de gestão para clínicas é a plena capacidade de garantir este sigilo.

Para isso é importante se atentar para quais tipos de certificados o sistema tem e se está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na hora de tomar a decisão é necessário conferir os seguintes itens:

  • Qual é o tipo de servidor adotado?
  • Há uma garantia de criptografia de dados?
  • O software de gestão para clínicas proporciona autenticação e controle de acesso?
  • As informações dos profissionais da saúde e dos pacientes estão protegidas?
  • O sistema de gestão oferece a opção de realização de backups de forma contínua?

Acessibilidade fácil

A vida de um profissional da saúde ou gestor de uma clínica médica, com certeza, não é monótona.

Um mesmo médico pode cumprir sua agenda de trabalho em até 3 lugares diferentes em um único dia.

Diante dessas afirmativas, a acessibilidade que um sistema de gestão para clínicas proporciona é uma grande vantagem. Pois como se trata de um software na nuvem, há a possibilidade de ser acessado pelo profissional da saúde em qualquer lugar que ele esteja, desde que o aparelho tenha internet.

Sendo assim, é um ótimo atributo para clínicas e consultórios que possuem metas a serem batidas, como conseguir um atendimento mais ágil ou até mesmo para os médicos ou gestores administrarem determinadas tarefas de casa.

Até mesmo para quem precisa viajar, seja para um congresso ou até para descansar, é possível administrar as demandas através de um sistema de gestão na nuvem.

Produtividade em alta

É de se acreditar que todo gestor sonha em aumentar a produtividade da clínica médica. E para conseguir alcançar este objetivo, o ideal é que metas sejam estabelecidas.

Porém, não podem ser metas impossíveis, mas sim que sejam mensuráveis, específicas, relevantes, temporais e atingíveis. Com base nesta dica vai ser possível definir os KPI´s para o próximo trimestre.

Um sistema de gestão para clínicas médicas com módulos elaborados, de fácil acessibilidade é mais um recurso para ajudar que estas metas mencionadas acima sejam alcançáveis.

A acessibilidade, por exemplo, está muito a favor do aumento do desempenho de toda a equipe, pois se um médico estiver em outro lugar e precisar naquele momento repassar uma informação ao paciente, devido ao fato de acessar um sistema na nuvem, em poucos cliques este dado é obtido.

Um outro recurso que o sistema de gestão para clínicas oferece e que pode ajudar a alcançar as metas estabelecidas é o agendamento online.

Muitos gestores desconhecem dos inúmeros benefícios que este recurso oferece. Mas é com o agendamento online que as filas de espera são reduzidas. 

Há também a possibilidade da agenda de cada prestador ficar bem preenchida e sem conflitos de marcar dois pacientes em um mesmo horário.

Também é possível estimular a independência do paciente, pois ele que vai agendar a consulta com o prestador de preferência e, ao mesmo tempo, desafogar a secretária possibilitando que ela foque a sua energia em outras tarefas da clínica. 

Prontuário Eletrônico

Segundo o Conselho Federal de Medicina, todo o atendimento de saúde que for registrado, deve ficar disponível dentro do período de 20 anos.

Isso é válido para documentos relacionados à consultas, laudos médicos, pedidos e resultados de exames e atestados. Isto é, tudo que estiver reunido no prontuário do paciente. 

Há um tempo, este tipo de registro passou a ser digitalizado o que deu origem ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Ele é um atributo de extrema importância presente nos sistemas de gestão para clínicas, pois possibilita o cruzamento de informações, armazenamento seguro e compartilhamento dos dados.

Sendo assim, o profissional da saúde não perde tempo em ter que procurar a ficha do paciente no meio de tantos arquivos e com o prontuário eletrônico, a gestão da clínica se torna mais sustentável pela redução dos papéis. 

Como todos os dados estão digitalizados, caso seja necessário, os documentos podem ser impressos ou até mesmo enviados por e-mail.

A importância de um sistema para clínicas médicas

O grau de entendimento dos benefícios que a tecnologia pode oferecer à clínicas médicas é fundamental para conseguir se destacar no mercado da saúde. Pensar no bem-estar dos pacientes deve ser a prioridade de qualquer gestor da área médica. 

Para conseguir cada vez mais proporcionar a melhor experiência aos pacientes, o primeiro passo é se atualizar a respeito das novidades que o mercado tem a oferecer e com isso, planejar quais medidas de caráter urgente devem ser tomadas no negócio da saúde. 

Diante de tudo que foi apresentado, um sistema de gestão para clínicas médicas com módulos personalizados e pensados em suprir as necessidades do gestor, médicos e secretárias,  é o caminho garantido para a clínica médica alcançar metas e se destacar da concorrência.

 

Esse artigo foi produzido pela Fernanda, Jornalista e Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Marketing e Design Digital pela ESPM-rio e Analista de Marketing do Shosp, Software de gestão para clínicas e consultórios

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *