aviação

Serviços para aviação civil são negócios essenciais

A aviação civil segue uma série de normas técnicas que devem ser aplicadas para garantir a segurança da tripulação, dos passageiros e daqueles que estão em terra.

Um avião ou helicóptero que está com a manutenção em dia dificilmente apresenta algum defeito.

Os cuidados são abrangentes quando se trata desse tipo de transporte. Muitos profissionais estão envolvidos na manutenção dos motores, dos instrumentos de navegação e todos os equipamentos que envolvem tecnologia no ar e no solo.

Higienização garantem saúde na aviação

Outro aspecto da aviação que deve ser realizado com frequência e de maneira correta é a limpeza das aeronaves, tanto na parte interna quanto na estrutura externa, incluindo janelas, asas e sistemas de pouso e decolagem.

Para atender esse setor, muitas empresas especializadas estão estabelecidas em aeroportos e aeroclubes, espalhados por todo o território nacional, atendendo a demanda que é constante. O atendimento é voltado tanto para empresas nacionais quanto internacionais.

serviço de lavagem de aeronaves inclui equipamentos específicos para a realização dos trabalhos. Apenas para a parte externa de aviões é preciso andaimes e carros de jato de água para remoção de fuligem, poeira e partículas de poluição de toda a superfície.

A cabine de pilotagem, com todos os instrumentos de navegação, a área dedicada aos tripulantes, como comissários de bordo e todos os bancos dos passageiros devem ser higienizados para evitar a presença de vírus ou bactérias.

Demanda de mão de obra especializada cresce

Os serviços realizados pelas empresas especializadas evita a necessidade de contratação de profissionais que não atuam dentro das finalidades de uma empresa aérea, que se resume em transportar uma pessoa ou carga entre um ponto e outro.

Por isso, o setor de manutenção higiênica tem aberto vagas para limpeza de aeronaves em Guarulhos, dentro do aeroporto internacional, e em todos os outros aeroportos presentes no território nacional.

Trabalhando como empresas terceirizadas em hangares de aeroportos e aeroclubes, elas são responsáveis pelo treinamento da mão de obra e fornecedora de produtos dedicados à higienização de helicópteros e aviões.

Outros segmentos também atuam nos processos de limpeza, mesmo que seja oferecendo equipamentos necessários, conforme a estrutura da aeronave. Dessa forma, a locação de guindaste também entra dentro do planejamento de custos das empresas aéreas.

Os veículos utilizados nessa etapa de trabalho são dedicados para a suspensão de máquinas e equipamentos que alcançam o topo das aeronaves.

Os profissionais responsáveis pela limpeza fazem os serviços com mais segurança e possibilidade de mobilidade, mesmo que reduzida.

Procedimentos de manutenção entram checagem

A limpeza interna é realizada para remover as sujeiras provocadas pelos passageiros, seja em forma de acidente ou por causa de turbulência no céu. É preciso utilizar aspiradores de pó e removedores de resíduos para garantir um ambiente apropriado para os próximos usuários.

A verificação das placas de emergencia fica sob a responsabilidade de profissionais que cuidam na manutenção da aeronave. São observados toda a comunicação visual universal, compreendendo:

  • Proibição de uso de cigarro e similares;
  • Necessidade de uso de cinto de segurança;
  • Cuidado com o encosto dos bancos;
  • Indicação de pouso e decolagem.

O piso das aeronaves de grande porte possuem placas de sinalização de emergência fotoluminescente no piso, para auxiliar a visualização dos passageiros quando o voo é noturno.

Dessa forma, fica mais fácil identificar a limitação dos espaços entre as poltronas e os banheiros.

Limpeza deve ocorrer seguindo normas

A lataria de uma aeronave recebe um tratamento especial, onde a pintura não tem a função de identificação de uma empresa ou por questões estéticas. Com o emprego de uma tinta especial, a tinta tem como função proteger contra agentes corrosivos e outras agressões químicas.

Os procedimentos de proteção da aviação seguem normas internacionais que devem ser seguidas em qualquer aeroporto ou aeroclube.

Dessa forma, em determinado ponto é necessário a contratação de uma empresa especializada que oferece serviços de tradução técnica de manuais de instrução.

Os termos utilizados devem ser devidamente compreendidos pelos profissionais que realizam os trabalhos. Muitos produtos são importados e devem ser aplicados de acordo com as instruções indicadas.

Tudo isso para garantir a manutenção da estrutura das aeronaves, desde aviões de pequeno porte até os cargueiros que atuam no transporte de cargas para empresas públicas e privadas.

A proteção empregada com o uso de produtos desenvolvidos para atender esse tipo de veículo mantém a segurança da tripulação e dos passageiros, inclusive a saúde, com a higienização completa na área interna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *