Tipos de tecidos para confecção de uniformes
Os uniformes devem atender a necessidades específicas, por exemplo:
- Temperatura do ambiente;
- Questões de segurança;
- Tipos de desgaste;
- Públicos que as pessoas interagirão.
Dessa maneira, é possível fazer o desenho correto do uniforme, seja uma calça uniforme industrial, ou um simples uniforme escolar, e assim por diante.
Mas, para que isso aconteça é necessário saber que tipos de tecidos podem ser usados para essa confecção.
1. Jeans ou brim
Esses dois materiais são indicados para a feitura de calças de uniforma. Os atributos principais desses materiais é que são resistentes é também aliados ao conforto.
Assim, as calças de brim são duráveis e muito fáceis de lavar sendo indicado para realização de diversos tipos de processos tanto operacionais como industriais, já que são feitos para segurança do trabalhador.
Entretanto, a calça jeans e as de brim em ambientes de extremo calor geram desconforto por ter uma textura mais grossa.
2. Microfibra
A microfibra por usa vez é um material sintético e são feitos para a confecção de uniformes com qualidades estéticas maiores.
Além disso tudo, é um material muito bonito e também antialérgico, e possui uma secagem rápida e que conserva uma boa aparência mesmo depois de muitas lavagens.
As peças de microfibra são boas para feitura de calças femininas e para funções que tem contato direto com o público, por exemplo, o cargo de recepcionistas. A única desvantagem é que possui um preço mais elevado se comparado ao jeans ou brim.
3. Algodão
É com certeza um dos materiais mais utilizados devido a sua grande versatilidade, e suas características são variadas por serem leves e confortáveis.
Além disso, possui uma boa adaptação por diferentes temperaturas, ou seja, o algodão não retém muito calor e são amplamente usados para camisetas de uniformes de diversos lugares e setores.
Quase sempre o uniforme de algodão está atrelado a uma fábrica de elástico para colocar nas calças, bermudas e outros tipos.
4. Poliéster
O poliéster é muito usado para formulação de uniformes e um tipo interessante é a junção de poliéster e algodão, que são muito usadas nas peças como moletom.
Essa mescla possui o conforto do algodão e também uma grande durabilidade do poliéster. O uso do poliéster cru não é aconselhado, pois ele não permite que a roupa tenha transpiração gerando acúmulo de calor e muita umidade do corpo. A grande utilização é em uniformes para hotelaria e culinária.
Por ser um tipo de fio derivado do petróleo há algumas normas de segurança que fazem com que o uso desse material seja proibido em profissões que tem contato direto com o fogo.
Uniformes industriais
Todos esses materiais servem para a feitura de diversos uniformes, por exemplo, os uniformes industriais como:
Uniformes para câmara fria
São uniformes feitos para uso em temperaturas muito baixas, como em câmaras frias de supermercados, açougue, farmácias e outros.
Uniformes para eletricista
É o uniforme que é preciso ser protegido contra chamas, sem que o uniforme propague fogo ou então emita gases tóxicos.
Além disso há uniformes também feitos para uso em indústrias químicas e assim por diante. Dessa maneira, seja qual for o material, os uniformes são importantes para uma melhor organização dos processos industriais.