Serviço de fabricação de uniformes e materiais

Muito presentes nas escolas e fábricas, os uniformes são um tipo de vestimenta que visa a “uniformização” ou seja, que todas as pessoas se vistam da mesma forma, se identificando com uma empresa, um colégio ou qualquer outro tipo de instituição.

Os uniformes tem diversos objetivos, por exemplo, ajuda na organização das pessoas em suas determinadas funções.
Existe sempre uma grande demanda para o setor de uniformes, e isso é de fácil explicação, pois diferentes áreas necessitam de remessas desses tipos de artigos.
Atuar no ramo de uniformes é quase sempre lidar com uma grande demanda, por isso que a procura por uma confecção de uniformes de qualidade é essencial para qualquer empresa que deseja investir nesse tipo de ramo.
Para quem deseja trabalhar com a confecção de uniformes, deve ter em mente os diversos tipos de uniformes que trabalhará e os tecidos.
Assim, uma fábrica de uniformes escolares ou industriais podem trabalhar com uma linha própria ou também trabalhar com o modelo dos consumidores e assim por diante.

Tipos de tecidos para confecção de uniformes

Os uniformes devem atender a necessidades específicas, por exemplo:

  • Temperatura do ambiente;
  • Questões de segurança;
  • Tipos de desgaste;
  • Públicos que as pessoas interagirão.

Dessa maneira, é possível fazer o desenho correto do uniforme, seja uma calça uniforme industrial, ou um simples uniforme escolar, e assim por diante.

Mas, para que isso aconteça é necessário saber que tipos de tecidos podem ser usados para essa confecção.

1. Jeans ou brim

Esses dois materiais são indicados para a feitura de calças de uniforma. Os atributos principais desses materiais é que são resistentes é também aliados ao conforto.

Assim, as calças de brim são duráveis e muito fáceis de lavar sendo indicado para realização de diversos tipos de processos tanto operacionais como industriais, já que são feitos para segurança do trabalhador.

Entretanto, a calça jeans e as de brim em ambientes de extremo calor geram desconforto por ter uma textura mais grossa.

2. Microfibra

A microfibra por usa vez é um material sintético e são feitos para a confecção de uniformes com qualidades estéticas maiores.

Além disso tudo, é um material muito bonito e também antialérgico, e possui uma secagem rápida e que conserva uma boa aparência mesmo depois de muitas lavagens.

As peças de microfibra são boas para feitura de calças femininas e para funções que tem contato direto com o público, por exemplo, o cargo de recepcionistas. A única desvantagem é que possui um preço mais elevado se comparado ao jeans ou brim.

3. Algodão

É com certeza um dos materiais mais utilizados devido a sua grande versatilidade, e suas características são variadas por serem leves e confortáveis.

Além disso, possui uma boa adaptação por diferentes temperaturas, ou seja, o algodão não retém muito calor e são amplamente usados para camisetas de uniformes de diversos lugares e setores.

Quase sempre o uniforme de algodão está atrelado a uma fábrica de elástico para colocar nas calças, bermudas e outros tipos.

4. Poliéster

O poliéster é muito usado para formulação de uniformes e um tipo interessante é a junção de poliéster e algodão, que são muito usadas nas peças como moletom.

Essa mescla possui o conforto do algodão e também uma grande durabilidade do poliéster. O uso do poliéster cru não é aconselhado, pois ele não permite que a roupa tenha transpiração gerando acúmulo de calor e muita umidade do corpo. A grande utilização é em uniformes para hotelaria e culinária.

Por ser um tipo de fio derivado do petróleo há algumas normas de segurança que fazem com que o uso desse material seja proibido em profissões que tem contato direto com o fogo.

Uniformes industriais

Todos esses materiais servem para a feitura de diversos uniformes, por exemplo, os uniformes industriais como:

Uniformes para câmara fria

São uniformes feitos para uso em temperaturas muito baixas, como em câmaras frias de supermercados, açougue, farmácias e outros.

Uniformes para eletricista

É o uniforme que é preciso ser protegido contra chamas, sem que o uniforme propague fogo ou então emita gases tóxicos.

Além disso há uniformes também feitos para uso em indústrias químicas e assim por diante. Dessa maneira, seja qual for o material, os uniformes são importantes para uma melhor organização dos processos industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *