Roupas de academia: entenda porque é importante usá-las

Alimentação balanceada, horário de treinamento, intensidade, bons materiais e acompanhamento profissional. Esses são os itens básicos quando se pensa nos fatores que impactam o rendimento durante a prática de uma atividade física.

Porém, outro elemento fundamental que pode ser esquecido é a roupa do treino. Sentir-se incomodado com ela, interromper o exercício para puxar os shorts ou sentir muito calor com a vestimenta prejudica qualquer atividade — desde as caminhadas mais simples até os exercícios de musculação e pilates.

Enquanto camisetas muito justas atrapalham a flexibilidade na hora de realizar exercícios de peito, as muito curtas incomodam enquanto você exercita as suas costas na barra e bermudas muito justas podem limitar os seus movimentos. Por isso, veja algumas razões porque usar roupas apropriadas para esporte.

Absorção de suor

Uma das vantagens de usar roupas específicas de academia é que elas possuem tecnologia  “Sport Dry”, composto por elastano e poliamida, capaz de absorver o suor de forma mais eficiente, evitando que elas fiquem com o tecido molhado. Essa tecnologia é encontrada em camisetas, shorts, calças e acessórios.

Outra vantagem dessas peças é que elas são elásticas e leves — por isso, mais confortáveis do que as roupas comuns. Algumas delas ainda oferecem proteção contra raios ultravioleta, bem importante para quem pratica esportes e atividades físicas ao ar livre.

Flexibilidade e durabilidade

Roupas de academia são conhecidas por possuírem boa flexibilidade e durabilidade, já que é comum serem compostas por suplex, que pode ser esticado, mas não apresenta o chamado “efeito chiclete”. Ou seja: uma peça desse tipo de tecido volta à forma original sem apresentar deformações, garantindo maior durabilidade para a roupa.

O suplex é encontrado principalmente em calças leggins — as mais recomendadas para atividades que trabalhem a movimentação das pernas, o que garante melhor circulação sanguínea nessa parte do corpo. Para as mulheres que não gostam de peças muito apertadas, uma boa aposta é o shorts saia, que é mais soltinho e garante a funcionalidade especialmente em exercícios de dança.

Sustentação e proteção

O top costuma ser uma das peças mais importantes para as mulheres, bem mais confortável que o usual sutiã, já que ele é responsável por garantir a proteção do busto e a sustentação na hora dos exercícios — especialmente naqueles mais bruscos e que exigem mais força.

Essa peça é fundamental para garantir uma boa absorção do suor e evitar que você precise interromper o exercício para trocar a camiseta. Outra vantagem é que geralmente, os tops são bem  estilosos e apresentam diferentes modelos, como o tipo blusinha, aquele com decote e até com bojo.

Cuidados contra frio

Há pessoas que não gostam das calças legging e optam por vestir um bom moletom voltado para a prática de esportes ou atividades físicas. Essa peça é um tecido bastante macio, especialmente quando possui elastano em sua composição, o que permite um melhor desempenho durante o treino.

Ela é uma boa opção para quem quer manter o conforto e flexibilidade, e ainda se proteger de temperaturas mais amenas — o que é importante para evitar choques térmicos, já que o corpo aquece durante a atividade e a temperatura ambiente é mais fria. 

O moletom costuma ser procurado por quem procura suar bastante, sem abrir mão do conforto. Porém, é preciso cautela para não ocorrer hipertermia: o aumento exagerado da temperatura corporal pode provocar cãibras e aumento da frequência cardíaca. Usar moletom com esse objetivo também costuma provocar a perda de sais minerais, podendo provocar desidratação.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *