Repensando a planta do quarto: como fechar o vão de portas e janelas

Após certo tempo, muitas pessoas decidem que está na hora de mudar um pouco a estrutura do quarto. Nesses casos, o interesse vai além de redecorar o ambiente com móveis ou rearranjar a mobília: para muitos, o melhor é trocar a janela ou a porta de lugar.

E há várias pessoas que acreditam que isso exige uma grande reforma da casa, que demandará gasto na contratação de profissionais, compra de materiais e o transtorno que uma reforma causa, sem contar o entulho produzido. 

No entanto, nem sempre é o caso. Além de se preocupar com a nova janela ou porta, também há a inquietação quanto ao vão deixado pela abertura antiga.

Felizmente, existem técnicas que podem ser feitas para fechar o vão de portas e janelas antigas de forma mais fácil e rápida do que se imagina. Abaixo, conheça mais detalhes sobre como fazer esse processo.

Aposte no uso de tijolos

Uma das formas de fechar esse vão de uma janela ou porta é utilizando tijolos. Esse processo pode ser feito de maneira simples, fácil e com segurança, feito por um profissional que sabe como realizar o procedimento.

Normalmente, utiliza-se a argamassa AC3 cinza, um produto de alta aderência e responsável por fazer a colagem do tijolo ao restante da estrutura. 

Tudo o que precisa ser realizado é esparramar o cimento cola em um lado do tijolo e pressioná-lo contra a parede por alguns segundos, certificando-se de que ele está firme.

Nesse processo, não é preciso esperar a secagem do cimento, basta ir empilhando ou colando os tijolos um do lado do outro. Assim, é possível até mesmo realizar essa técnica colocando o material na parte superior do cômodo, encostado na laje. 

Lembre-se apenas de aplicar o cimento cola na lateral do tijolo, para que ele possa firmar com o tijolo adjacente. Entretanto, se o intuito não é fechar o vão inteiro, mas apenas diminuí-lo (caso esteja colocando um novo modelo de janela), é preciso atenção. 

Vale lembrar que é necessário deixar um espaço para a guarnição e a moldura de gesso que dará o acabamento da parede com a laje. Quando o vão for preenchido ou estiver nas novas dimensões que você deseja, basta esperar um dia para realizar o acabamento.

Drywall também é uma opção

Outra alternativa que pode ser feita é utilizar o drywall. Inclusive, esta pode ser uma solução que pode ser mais barata para o bolso e levar menos tempo para ser feita, visto que, por exemplo, ela dispensa a retirada da janela, processo que demandaria muito esforço. 

Além disso, a presença de um pedreiro que trabalha com alvenaria, danificaria a moldura da janela e geraria muito entulho. Assim, para não precisar gastar com materiais é uma alternativa interessante. Afinal, você economiza com:

  • Cimento;
  • Cal;
  • Areia;
  • Drywall. 

Para isso, pode-se usar guias específicas para esse trabalho (que tem medidas próprias, verificando se elas combinam com o espaço deixado pela janela ou porta) ou ainda cantoneiras e canaletas de forro.

Primeiro, instale a guia/cantoneira em toda a moldura da janela, descontando o espaço para ser colocado a chapa de drywall. Depois, utilizando as canaletas (com um corte específico nas pontas), deve-se fazer o reforço interno da moldura, parafusando a canaleta a moldura para dar sustentação.

Feito isso, a próxima etapa é chapear as partes de drywall na estrutura, espaçando os parafusos em intervalos de 10 a 15 centímetros, em média. Também é possível tratar as ligações com massa mineral para terminar de cobrir o vão, faltando apenas a pintura para deixar o trabalho finalizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *