Qual o melhor marketing para cursos online?

Marketing para cursos online, você já ouviu falar? De fato, a possibilidade de se trabalhar de maneira intensa com produtos de diferentes e sem a necessidade de se contratar um estoque, acabou por permitir que muitos migrassem para o mercado de afiliados.

Se você não conhece, o mercado de afiliados é um sistema de vendas onde algum produtor cria cursos ou outros produtos digitais (mas podem haver alguns físicos também). Nesta mesma plataforma, outras pessoas se candidatam para revender estes mesmos produtos.

A ideia é que, ao se tornar um afiliado do produto, você receba um link personalizado com um código rastreador. Este link leva até a página de venda do curso ou o produto indicado. 

Assim, as vendas feitas através daquele link servirão para constantemente gerar resultados.

Por isso eu digo que o mercado de afiliados permitiu que o instinto empreendedor de muitos fosse aguçado, criando uma empresa com um custo inicial extremamente baixo. Além de poder divulgar produtos sem ter o risco de criar um estoque que ficasse preso até vender.

Entretanto, o grande problema de vender cursos online é realmente encontrar o público certo para sua venda. O desafio está exatamente na parte do marketing, já que não adianta ter tudo pronto sem que você realmente faça a sua parte de divulgar o seu link.

Hoje, gostaria de te orientar sobre como vender cursos online e quais as melhores técnicas de marketing para garantir bons resultados. Espero que estas dicas sejam um pontapé inicial para que você tenha muito sucesso no ramo.

Qualquer outra dúvida que possa surgir no meio do caminho não deve ficar sem ser respondida. Então, vá até os comentários no final e me questione. Vou tentar responder do melhor jeito possível assim que ver.

Como trabalhar o marketing de cursos online?

Primeiramente, é importante dizer que cada um tem seu estilo de trabalho, e que este estilo nem sempre se adequa às informações apresentadas aqui.

Mas, entenda, estou colocando aqui o que com o tempo foi comprovado ser um dos melhores caminhos para se obter sucesso. Por isso, dê o braço a torcer e permita que você consiga encontrar resultados ao menos levando o que aprendeu aqui em consideração.

Não é um trabalho 100% fácil, mas realmente é um começo para garantir o sucesso.

1 – Invista no Marketing Digital

Você está vendendo cursos online, então haveria algum motivo para simplesmente ficar utilizando o marketing tradicional como meio de promoção?

Esta afirmação pode parecer óbvia para muitos, mas mesmo assim, vários cursos técnicos e escolas estão investindo somente nesta forma de capacitação, independentemente de como isso realmente vai influenciar em seus resultados.

Estas mesmas instituições estão há mais de um ano sendo forçadas a proporcionar aulas de maneira remota, mas querem alcançar pessoas de maneira presencial. A conta não fecha, parece faltar sentido.

O que é um erro muito comum de quem se acostumou por anos a fazer a mesma coisa e obter os mesmos resultados. O fato é que, em algum momento, este tipo de situação será realmente irrelevante.

O marketing digital é extremamente barato e rápido, trazendo resultados em horas se tudo for feito da maneira correta.

Por isso, o primeiro passo que você deve dar é investir no que funciona.

Se for necessário, procure por cursos online com certificado na área de marketing digital. Isto irá fazer uma grande diferença no seu conhecimento.

2 – Cative um público

Acredite, só uma parte das pessoas irão comprar algum curso ou conteúdo na primeira vez que entrarem em contato. Por isso, é extremamente importante que você dedique seu tempo da maneira correta.

Ficar disparando propagandas a esmo sem se preocupar em um relacionamento com o cliente não costuma mais trazer os mesmos resultados.

Pense bem, você seguiria mais a indicação de um desconhecido ou de um amigo? O relacionamento que você não faz com seu cliente com certeza está sendo feito pela sua concorrência.

Então, o que você precisa fazer é trabalhar o seu marketing de conteúdo. Com certeza, criar uma propaganda é essencial e deve andar constantemente junto ao projeto inicial.

Mas a verdade é que você precisa também fazer com que as pessoas estejam sempre em contato com a sua marca de maneira natural, e não cansativa.

Responder dúvidas sobre temas comuns ao curso, sem entregar grande parte do seu conteúdo, é uma ideia excelente.

3 – Pague pelo tráfego

Muitas das pessoas que começam a trabalhar com cursos online acabam sendo enganadas por alguns profissionais em relação à quantidade de resultados imediatos em relação ao tráfego orgânico.

Não é que tudo seja mentira, o tráfego orgânico é realmente uma das melhores formas de garantir que você tenha vendas sem altos custos. 

Porém, é praticamente impossível começar a sua trajetória com resultados de tráfego orgânico que sejam realmente relevantes.

Acredite, existem várias maneiras de você sair do zero, e com o tráfego orgânico quase todas elas envolvem pagar por uma assistência profissional ou backlinks.

Sendo assim, a minha recomendação para você é que utilize o tráfego pago, principalmente os de redes sociais. Isto porque eles permitem você veicular seu conteúdo ou anúncio de maneira muito bem segmentada.

A sua propaganda chega exatamente para quem deveria, com preços extremamente acessíveis e positivos.

4 – Trabalhe sempre refinando a persona

Entenda que seu cliente ideal pode variar constantemente. Algo que é moda dentro de um grupo em dia, pode não ser a mesma coisa na semana que vem.

As mudanças não são tão rápidas assim. Mas com certeza elas podem acontecer com o passar dos meses, ou até mesmo dos anos.

Então, minha recomendação direta para você é que se preocupe em estar sempre refinando o grupo de pessoas para o qual a propaganda está sendo diretamente vinculada.

Para isto, é fundamental estar sempre acompanhando as métricas que você tem trabalhado. Compreender os relatórios é algo extremamente essencial para conseguir resultados de verdade.

Conclusão

Não é do dia para a noite que você se torna um especialista neste assunto. Entretanto, é sempre bom seguir estas dicas para garantir melhores resultados.

O crescimento precisa ser constante, e não tem problema se ele for pequeno, o segredo está em nunca parar.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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