Qual a função da bota de bico de plástico?

Nos dias de hoje, após a criação dos EPI’s (Equipamentos de Segurança Individual) é muito mais simples oferecer proteção aos trabalhadores.

Existem algumas funções que oferecer certos riscos, onde os colaboradores precisam se proteger contra danos à sua saúde e integridade física, sendo de responsabilidade do empregador fornecer os equipamentos de segurança adequados para cada função.

A proteção para o pés é realizado com diversos tipos de calçados de proteção, de acordo com a função exercida pelo colaborador.

Alguns modelos, como a bota de bico de aço, são indicados para locais onde não há possibilidade de contato com corrente elétrica, pelo fato de o aço ser um condutor; já a bota de bico de plástico pode ser usada em locais com corrente elétrica por conta de o plástico não conduzir eletricidade.

A importância de utilizar a bota bico de pato

É de conhecimento de todos que a proteção do colaborador é de obrigação do empregador, além de ser mais vantajosa para ele, visto que um colaborar seguro trabalha melhor e não gera prejuízos para a empresa.

A bota de bico de plástico tem a função de proteger a integridade dos membros inferiores do usuário, sendo que esta tem a capacidade de ser flexível e distribuir a carga recebida, caso receba o impacto de algum material.

Além de, como dito anteriormente, ser indicado para locais onde existe corrente elétrica e há a possibilidade do trabalhador sofrer alguma descarga elétrica, pois o plástico não é condutor elétrico e protege o colaborador.

Manutenção na bota bico de plástico

Para manter a integridade da bota de bico de plástico e elevar seu tempo de vida útil, é importante que o colaborador faça a higienização do seu equipamento de segurança.

Além de que o EPI não pode ser utilizado fora do ambiente de trabalho, devendo estar com o profissional apenas quando ele for realizar sua função; essa informação está contida na NR-6, e caso não seja seguida pode ser considerada uma falta passível de punição ao contratante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *