Quais são as Normas Internacionais de Contabilidade

No artigo de hoje, você terá a oportunidade de poder conhecer mais informações relacionadas ao IFRS Standards – International Financial Reporting Standards.

Essas normas estão presentes na contabilidade internacional e caso você esteja entrando no mercado empresarial/financeiro agora e não conheça essas normas, o artigo de hoje foi preparado especialmente para ajudar você. 

A seguir, você poderá conferir o que é o são normas internacionais de contabilidade IFRS Standards – International Financial Reporting Padrões, saber como ele funciona no Brasil e no exterior, conhecer as suas vantagens, conferir onde elas são adotadas, além de poder, conhecer uma série de outras informações que poderão ser bastante úteis para você. 

Então continue ligado e saiba mais!

O que são as Normas Internacionais de Contabilidade?

As normas internacionais de contabilidade são aquelas elaboradas e apresentadas por meio do International Accounting Standards Board (IASB). 

Essas normas são aplicadas em diversas empresas e graças a elas, a facilidade na hora de comparar as informações de cada empresa nos mais diversos países é enorme. 

No entanto, as normas internacionais de contabilidade, se tratam de alguns princípios pelos quais as empresas não só do Brasil, mas de diversos outros países, utilizam e seguem, para realizar a elaboração de um relatório composto com todos os dados e informações sobre sua economia e finanças. 

É devido ao fato de o Brasil estar dentre os países que possuem maior Paridade Poder de Compra (PPC), que houve a necessidade de implementar as normas internacionais de contabilidade.

Como são criadas as normas internacionais de contabilidade?

As normas internacionais de contabilidade, que também podem ser chamadas de IFRS, foram criadas pelo comitê IASB – International Accounting Standards Board. 

Essas normas são aceitas globalmente e graças a elas, você terá a possibilidade de conseguir obter maior facilidade na hora de divulgar informações sobre sua situação econômica e financeira. 

Com isso, a padronização dos processos e procedimentos contábeis e mais que isso, as normas internacionais de contabilidade ainda servem para definir critérios de negociações padronizados.

Onde as Normas Internacionais de Contabilidade são adotadas?

As normas internacionais de contabilidade ou as normas IFRS Standards – International Financial Reporting Standards, se tratam de princípios obrigatórios em empresas.

No entanto, a obrigação do segmento dessas normas acontece em um total de 140 países em todo o mundo. Entre os países incluídos na lista de países que necessitam implementar essas normas, podemos citar o Brasil.

Porque o Brasil adota as Normas Internacionais de Contabilidade?

O Brasil se trata de um dos países que entram na lista dos que necessitam obrigatoriamente seguir as normas internacionais de contabilidade, pelo fato de ele estar incluso na lista dos 10 maiores países com Paridade Poder de Compra (PPC). 

Ou seja, o Brasil se encontra como maior país com abertura para o comércio com o exterior nos últimos anos.

Normas globais para um mercado global

Antes da criação das normas internacionais de contabilidade, relatar e informar dados financeiros e econômicos de uma empresa era considerado uma enorme barreira. 

No entanto, hoje, a criação de normas globais permitiu a possibilidade de padronização única e expansão de informações relacionadas a economia de uma empresa, que além de ser aceito de forma global, ainda oferece segurança e eficiência.

O conceito de contabilidade internacional

Exatamente pelo fato de cada país possuir as suas próprias regras relacionadas a contabilidade de uma empresa, isso acaba complicando bastante na hora de compartilhar informações. 

No entanto, foi isso que fez com que as normas internacionais de contabilidade fossem criadas, pois, ela estabelece princípios padrões a serem usados por todas as empresas e para a melhor compreensão.

A contextualização das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)

No Brasil, conhecemos as Normas Internacionais de Contabilidade. Porém, essa é a tradução para IFRS, que significa Internacional Financial Reporting Standards. 

A contabilização IFRS tem como principal objetivo padronizar a contabilidade. Ou seja, a mesma terá um padrão único, ficando mais fácil identificá-la em qualquer país, mesmo cada um tendo o seu padrão específico de contabilidade.

Estrutura normativa das IFRS no Brasil

O responsável por realizar a criação das normas internacionais de contabilidade é o IASB, que significa Internacional Accounting Standards Boards e que, traduzido para a nossa língua, significa Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade. 

No nosso país, o responsável por regulamentar essas normas de contabilidade é o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)

A estrutura da contabilidade internacional

A seguir, você terá a oportunidade de poder conferir alguns dos principais princípios existentes nas normas internacionais de contabilidade e, além disso, você ainda vai conseguir conhecer um pouco mais sobre a sua estrutura. Veja:

  • Fornecer informações sobre resultados e posição financeira que sejam de utilidade a investidores, fornecedores, clientes, empregados, etc.
  • Clareza, confiabilidade, relevância, comparabilidade e equilíbrio ao preparar demonstrações financeiras
  • Entre outras.

Vantagens que as IFRS podem gerar para as empresas

A seguir, você poderá conferir algumas das vantagens pelas quais o IFRS poderá oferecer para a sua empresa e assim, saber como ela irá contribuir para a sua empresa. Então, confira os tópicos a seguir:

Auxílio na avaliação do desempenho das empresas

Como proprietário de um negócio próprio, é importante estar sempre atento ao desempenho.

Graças às normas internacionais de contabilidade, as empresas puderam avaliar o seu desempenho e compará-lo ao desempenho de outras empresas de forma fácil. 

Além disso, essas normas permitem que investidores tenham a possibilidade de conseguir conferir o desempenho das empresas antes de realizar um investimento.

Facilidade em atender às exigências dos investidores

Existem investidores que costumam ser bem mais rigorosos, por isso, buscam um maior detalhamento de dados. 

Com isso, as normas internacionais de contabilidade permitem que os relatórios de dados estejam completos .

Internacionalização da empresa

Se a sua empresa não possui as normas internacionais de contabilidade ou IFRS, saiba que não será possível internacionalizá-la. Por isso é importante aplicar esses padrões na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *