MANUTENÇÃO PREVENTIVA: porque contratar os serviços de uma desentupidora

Ter um imóvel demanda uma série de cuidados, não apenas para remediar problemas, mas também alguns relacionados à manutenção preventiva.

Isso, porque o uso constante da sua casa gera a necessidade de substituir peças, eletrodomésticos ou mesmo de realizar pequenas reformas para revitalizar o espaço.

Os cuidados vão desde elementos externos, como pode ser o caso de pisos e azulejos, até com encanamentos e ralos, que muitas vezes só podem ter o seu problema resolvido com uma desentupidora.

Por isso, a manutenção preventiva se tornou o melhor caminho para que as pessoas não precisem recorrer a soluções mais enérgicas para que o seu imóvel funcione do modo adequado.

Nesse sentido, é importante que o proprietário conheça bem as características da sua casa e saiba quais são as áreas que merecem uma atenção especial, principalmente para evitar situações mais complexas.

Então, se você deseja saber como realizar a manutenção preventiva do seu imóvel, para que ele esteja sempre em boas condições e, até mesmo, para valorizá-lo no mercado, siga na leitura deste artigo.

A importância da manutenção preventiva

Muitas pessoas ainda não possuem o hábito de realizar manutenções em sua casa de modo preventivo.

Por isso, podem ocorrer vários inconvenientes, que trarão algumas dificuldades em caso de imprevistos na sua casa.

Para esses momentos, é sempre válido ter o contato de um bom encanador, pedreiro ou desentupidora, justamente por se tratarem de serviços indispensáveis em uma casa.

Mas para evitar ter que remediar uma situação inesperada, é importante que se faça a manutenção preventiva do seu imóvel, procurando por elementos que mostrem indícios de que precisarão de um ajuste em um período breve.

Há várias estruturas dentro de uma casa que precisam passar por ajustes periodicamente, tais como:

  • Móveis e eletrodomésticos;
  • Telhado e calhas;
  • Pisos e azulejos;
  • Paredes internas e externas;
  • Instalação elétrica;
  • Instalação hidráulica.

Móveis e eletrodomésticos

Os móveis e eletrodomésticos são itens passíveis de manutenção. Seja para uma limpeza mais profunda, como no caso dos sofás, seja para troca de uma borracha da máquina de lavar, é sempre necessário realizar a substituição de alguns itens.

Para realizar esses serviços, é possível recorrer a uma assistência técnica, assim como é possível recorrer a uma desentupidora para a manutenção da tubulação da sua casa.

Mas você também pode investir em uma manutenção prévia, que pode ser feita sem que haja a necessidade de esperar por uma pane nos seus equipamentos.

Telhado e calhas

Apesar de muitos proprietários esquecerem desses elementos, tanto o telhado quanto as calhas da casa precisam de uma atenção especial.

O telhado, que é uma estrutura feita para durar por longos anos, precisa ser analisada periodicamente, procurando por telhas que estejam fora do lugar ou com rachaduras.

As calhas, assim como o encanamento de uma casa que, se entupido, precisará dos serviços de uma desentupidora, também merecem atenção especial.

É muito comum que ocorra o acúmulo de folhas na parte interna das calhas, que prejudicam o escoamento da água da chuva e podem acabar prejudicando a estrutura do telhado.

Por isso, a manutenção preventiva é importante para a área externa do seu imóvel, garantindo maior segurança e a durabilidade do seu telhado.

Pisos e azulejos

É comum que os pisos e azulejos apresentem defeitos com o decorrer do tempo. Essas peças podem sofrer um descolamento ou apresentar rachaduras, que podem danificar a estrutura do imóvel.

Isso, porque a contenção de água é prejudicada quando ocorrem pequenas fissuras, além de deixar a casa esteticamente prejudicada.

Por isso, é importante realizar a manutenção preventiva dos pisos e azulejos, para que não ocorram infiltrações indesejadas nas superfícies.

Paredes internas e externas

Realizar a manutenção preventiva das suas paredes pode ser um modo interessante de valorizar o seu imóvel, já que é possível manter a sua superfície sempre lisa e com a pintura em ordem.

Por isso, em vez de esperar surgirem muitas manchas em decorrência da exposição ao tempo, ou ocorrer descolamento da tinta, você pode investir na pintura periódica das paredes da sua casa, deixando-as muito mais bonitas e cuidadas.

Instalação elétrica

Mesmo que a toda a fiação de um imóvel possua uma boa resistência contra o tempo, é sempre recomendado submeter a sua instalação elétrica a uma análise em determinados períodos.

Isso, porque podem ocorrer desgastes naturais em algumas regiões, devido a utilização indevida de uma tomada, ou superaquecimento por sobrecarga de energia.

Sendo assim, pode ser que a instalação da sua casa precise de um pequeno ajuste e, por isso, é sempre indicado passar por uma manutenção preventiva, que pode evitar curto-circuito dos seus equipamentos em caso de pane elétrica.

Instalação hidráulica

A instalação hidráulica é sempre uma das partes do imóvel que merece mais atenção.

Isso porque, além de vazamentos em torneiras, é muito comum que ocorra o entupimento de algumas tubulações da casa, que normalmente só podem ser solucionadas com o auxílio de uma desentupidora.

Nesse sentido, a manutenção preventiva da sua casa é essencial.

Afinal, você pode tomar precauções que podem evitar o bloqueio da passagem de água em vários cômodos, evitando que haja necessidade de medidas mais drásticas para resolver os problemas de encanamento do seu imóvel.

Por que contratar os serviços de uma desentupidora para o seu imóvel

Ao contrário do que se imagina, uma desentupidora oferece vários serviços indispensáveis para uma casa.

Ela não trata apenas de canos de água ou vasos sanitários entupidos, mas de vários outros elementos presentes na sua casa.

É válido ressaltar que os serviços de manutenção preventiva possuem menor custo do que os de conserto e, por isso, é de grande importância que você agende uma visita técnica que poderá analisar os diferentes cômodos da sua casa.

Um desses serviços preventivos é o de caça-vazamentos. Com o uso de equipamentos especiais, é possível que a desentupidora encontre possíveis problemas no encanamento do seu imóvel.

Desse modo, você pode resolvê-lo rapidamente, evitando infiltrações e o surgimento de mofo nas paredes da sua casa, que podem acarretar inclusive em problemas de saúde para a sua família.

Outro serviço preventivo é o da limpeza da caixa de gordura da sua casa. Em algumas residências é possível encontrar esse item indispensável para prevenir o entupimento dos encanamentos da cozinha.

Isso, porque durante a lavagem de louças e utensílios, é comum que a gordura escorra juntamente com a água, o que pode acarretar no acúmulo de resíduos nos canos, levando ao entupimento da área.

Uma desentupidora pode oferecer entre os serviços do seu catálogo o de limpeza da caixa de gordura, que elimina o volume acumulado no recipiente, sem prejudicar a tubulação da sua casa.

O hidrojateamento é outra forma eficiente de realizar a manutenção preventiva do seu imóvel. 

Com o uso de equipamentos de alta pressão, os profissionais removem os pontos de obstrução dos canos sem precisar quebrar as superfícies da sua casa.

É possível perceber indícios de obstrução dos encanamentos quando a velocidade do escoamento dos ralos e das pias do seu imóvel apresentam lentidão.

Por isso, em vez de esperar o entupimento total, que muitas vezes gera bastante transtorno para os moradores, é possível recorrer ao serviço de hidrojateamento.

Até mesmo para imóveis que contam com fossas sépticas no seu terreno, pode ser essencial contar com os serviços de uma desentupidora, que realiza a limpeza da área de maneira ideal.

Isso é importante para que se previna contaminações, que podem ser muito prejudiciais para a saúde humana.

As fossas sépticas precisam passar por manutenções periódicas, que visam esvaziar o seu reservatório, evitando o transbordamento do local.

Sendo assim, é possível ver a importância de se contar com os serviços de uma desentupidora, não apenas para situações mais emergenciais, como também na manutenção preventiva do seu imóvel, colaborando para a maior tranquilidade dos moradores.

Os benefícios da manutenção preventiva

Depois de abordarmos a importância da manutenção preventiva e a da contratação dos serviços de uma desentupidora para ajudar nesse processo, trataremos dos benefícios desse tipo de prática.

Assim como é possível reduzir custos, já que os valores para manutenções preventivas são bem menores do que os serviços de conserto de um imóvel, também é possível elencar a vantagem de se programar previamente para isso.

Desse modo, você pode agendar o serviço de acordo com a sua disponibilidade, sem prejudicar a sua rotina diária, ao contrário do que seria caso acontecesse um imprevisto na sua casa.

Outro benefício da manutenção preventiva se trata do aumento da vida útil do seu imóvel. Isso, porque ao prevenir uma série de problemas estruturais, você protege diferentes áreas da sua casa, evitando a sobrecarga de diversos itens.

Todos esses cuidados são essenciais para que a sua casa se mantenha mais segura, além de acarretar na valorização do seu imóvel, que estará sempre em perfeitas condições e muito bem avaliada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Desentopex Desentupidora onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos para a sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *