Por que os jogadores de tênis usam pulseiras?

Fred Perry, uma lenda do tênis e das roupas esportivas, inventou as faixas do tênis que se tornaram um sucesso instantâneo. As faixas para o tênis, ou simplesmente pulseiras,  se tornaram amplamente utilizadas em eventos esportivos, especialmente o tênis, e seu objetivo era absorver o suor. 

Desde o início, personalidades do esporte os usam em partidas de tênis, sendo que é comum encontrar grandes tenistas como as irmãs William com um par.

As partidas de tênis são conhecidas por exigir atividades intensas que duram horas. Quando você considera o brilho do sol e a quadra pavimentada ao ar livre, finalmente começa a entender porque as pulseiras são uma parte vital de uma partida de tênis.

Hoje, as pulseiras são projetadas com diferentes materiais e estão disponíveis em diferentes cores que os tornam atraentes. Além disso, a cor escolhida pode combinar com o uniforme que a pessoa está vestindo durante o jogo.

Então, por que os jogadores de tênis usam pulseiras?

Agora, chegou o momento de entender por qual motivo os jogadores de tênis usam pulseira. Para facilitar o processo, listamos os principais motivos:

1. Evitar o suor na palma da mão

Os jogadores de tênis usam muita velocidade e energia não apenas para golpear a bola, mas também para se mover pela quadra. É difícil manter o ritmo sem sentir qualquer suor. 

O suor é uma indicação de que o corpo está em intensa atividade. Além disso, faz parte do sistema corporal que o ajuda a permanecer fresco e também elimina resíduos de produtos como resultado do gasto de energia e da queima de gordura.

As raquetes de tênis são as ferramentas usadas por jogadores de tênis para atingir seus objetivos – desfrutar do jogo de tênis e finalmente derrotar seu oponente. A raquete é segurada em uma ponta pela palma da mão, enquanto a ponta da rede é usada para acertar a bola. 

Como disse antes, o corpo transpira, especialmente ao redor das axilas e ao longo das mãos. Este flui ao longo dos braços e chega à palma das mãos.

Para um jogador de tênis que não tem uma pulseira, o suor pode ser um fator desastroso. Por quê? Isso pode resultar no escorregamento da raquete das mãos, fazendo com que a pessoa perca pontos e dê uma vantagem ao oponente. 

É por isso que as pulseiras de tênis são amplamente utilizadas ao redor dos pulsos, pois ajudam a absorver o suor que flui ao longo dos braços ao chegar às palmas das mãos.

2. Limpar o suor da testa

Se você já praticou algum esporte, seja musculação, corrida, ciclismo ou mesmo caminhada, você sabe o quanto suou. O corpo ativa as glândulas sudoríparas com o objetivo de resfriá-lo, especialmente ao redor da testa.

O suor retém o calor do corpo e, quando o vento sopra em volta da testa, ele o resfria, evaporando o suor. 

Enquanto o corpo tenta o seu melhor para garantir que ele permaneça fresco, o suor produzido pode ser opressor para o indivíduo, especialmente quando você leva em consideração a quantidade de calor e água no corpo.

Uma coisa que você precisa saber é que o suor carrega produtos residuais do corpo que são compostos principalmente em sal. É por isso que o suor fica um pouco salgado quando entra em contato com a boca. Assim, quando entra em contato com seus olhos, resulta em irritação.

O sal no suor causa dor que pode distrair e interferir temporariamente na visão do jogador. Isso faz com que a pessoa fique sempre fechando o (s) olho (s) ou use as costas da mão para enxugá-la.

As braçadeiras de tênis tornam o trabalho muito mais fácil, pois a maioria é feita de algodão ou outro material absorvente. Eles podem ser usados ​​para limpar o suor da testa, eliminando o fator de distração durante um jogo. 

3. Promover uma marca

Os jogadores de tênis, tanto femininos quanto masculinos, têm muita influência não apenas em seus respectivos esportes, mas também em todo o mundo. 

Apenas a menção dos seguintes nomes – Serena, Venus, Rafael, Roger, Maria, Novak e Pete – irá imediatamente mudar sua mente para o tênis, mesmo sem a menção do segundo nome.

Eles são amplamente conhecidos em todo o mundo por suas proezas no tênis e a quantidade de atenção da mídia que comandam os torna um produto quente para empresas de manufatura de artigos esportivos.

Em suma, ajudam a promover empresas esportivas. Uma pulseira não deixa muito espaço para colocar muito conteúdo em relação à propaganda de uma marca. É por isso que você encontrará tenistas com pulseiras impressas com o logotipo da empresa.

4. Arrecadação de fundos e conscientização sobre uma causa

As pulseiras desempenharam funções duplas, assim como suas contrapartes, as pulseiras de tênis. 

Hoje, as pulseiras se tornaram mais do que absorvedores de suor ou promotores de empresas esportivas. Eles também podem ser usados ​​para aumentar a conscientização para uma causa.

Ao discutir as pulseiras para fins de arrecadação de fundos, é preciso ir além das pulseiras de silicone. Ao aderir aos mesmos modelos usados ​​pelos jogadores de tênis hoje, as pulseiras podem ser usadas para aumentar a conscientização.

Por exemplo: as pulseiras podem ser coloridas de rosa para conscientizar sobre o câncer de mama. Quando usado por jogadoras de tênis como Serena e Venus Williams, a causa será altamente divulgada, pois a atenção da mídia estará voltada para elas durante um jogo.

Além disso, as empresas esportivas ainda podem comprometer uma certa quantia de dinheiro para a arrecadação de fundos para uma determinada causa, graças às pulseiras usadas por jogadores de tênis em um jogo. 

Isso também pode ser aplicável aos jogadores de tênis. Já imaginou vender uma pulseira autografada para fãs com o objetivo de arrecadar fundos e conscientizar sobre uma determinada causa?

5. Reforço

Além das pernas, olhos, quadris e mãos, as outras partes do corpo que sofrem intensa atividade quando se está jogando tênis são os pulsos. Cada golpe ou backhand causa muito estresse ao redor do pulso. ]

O punho é composto pelos ossos do carpo, que são oito ossos que formam o segmento esquelético proximal da mão.

Os ligamentos que conectam o pulso à mão suportam muito estresse, como dito anteriormente, e o movimento errado pode causar rompimento dos músculos. Os ossos do carpo, que são oito em número, podem sofrer o que é conhecido como fraturas do carpo.

Isso não é ótimo para um jogador de tênis, pois o pulso desempenha um fator importante durante um jogo. As pulseiras modernas não são feitas apenas com material absorvente, mas também com material espesso o suficiente para fornecer o suporte necessário para o pulso.

Durante o jogo, isso ajuda a fornecer reforço ao pulso e evitar danos, especialmente quando o pulso está dobrado demais. Como disse anteriormente, isso resultaria na lesão dos ligamentos e tendões que conectam o pulso à mão.

Considerações finais

As pulseiras se tornaram amplamente utilizadas desde o seu início, especialmente no tênis. Isso não significa que não sejam amplamente utilizados em outros esportes. No tênis, elas podem ajudar a melhorar o desempenho, além de serem úteis em outros termos.

Os jogadores de tênis podem usar pulseiras para limpar o suor da testa. Isso ajuda a melhorar a visão. Elas também ajudam a evitar que o suor flua para as palmas das mãos.

Além disso, são usados ​​como itens promocionais por empresas esportivas e organizações não governamentais que buscam criar consciência sobre uma causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *