casa

Como se planejar para investir na casa própria?

Quando temos um sonho fazemos de tudo para conquistá-lo. Traçamos metas, nos organizamos e principalmente, planejamos!

Ainda mais quando envolve questões financeiras e um valor mais alto, como é o caso para comprar a tão sonhada casa própria. É fato que brasileiro arrepia só de pensar em como organizar e planejar suas finanças. Mas calma que nem tudo está perdido! Por esse motivo, preparamos este post para esclarecer as suas principais dúvidas e te ajudar nesse processo de poupar dinheiro e alcançar o seu objetivo.

Sem contar que atualmente, temos diversas facilidades quando o assunto é financiamento de imóvel. Diversos bancos tem opções diversificadas para realizar o processo de compra, além de possuir inúmeras imobiliárias que podem te auxiliar a achar a casa dos seus sonhos.

Primeiro você precisa saber do mercado local da sua cidade. Se você está procurando por uma imobiliária por exemplo, aproveite para começar a procurar agora e tornar o seu sonho em realidade o mais rápido possível. Agora que você já está por dentro do mercado imobiliário da sua região, você pode começar a planejar. Mas antes, pegue o papel e a caneta para anotar nossas dicas e só depois comece a fazer contas. Preparado?

  • Qual sua realidade financeira atual?

  • Corte gastos desnecessários

  • Faça um planejamento financeiro

  • Fique sempre por dentro do mercado imobiliário

Análise da sua realidade financeira atual

Comece com o básico e responda a seguinte pergunta: “Qual minha realidade financeira atual?”. Analise se você tem alguma dívida e depois vá para os seus gastos fixos mensais. Assim, ficará mais fácil para você fazer o seu planejamento financeiro e incluir o seu sonho de ter a casa própria nesse planejamento.

Se você tem alguma pendência, acabe com todas elas. Anote as faturas do seu cartão de crédito, se caso houver, do banco também. Lembre-se que esse passo é de extrema importância para não se endividar mais para frente quando for adquirir o seu imóvel. Você precisa zerar todas as contas e parcelamentos que fez para estar totalmente livre e despreocupado para investir tranquilamente no mercado imobiliário. Feita esta análise minuciosa, separe o dinheiro mês a mês para quitar todas as dívidas e dar finalmente o próximo passo.

Corte de gastos para casa própria

Com a análise minuciosa da sua questão financeira atual, você vai perceber que tem alguns gastos mensais que são totalmente dispensáveis. Desse modo, se livre delas para economizar dinheiro. Assim, vai ficar mais fácil de você quitar suas dívidas.

Caso você não tenha nenhuma dívida para quitar, você pode analisar seus gastos mensais para dar uma folga no seu orçamento e conseguir poupar mais dinheiro para investir na casa própria. Todos temos que abrir mão de algo do nosso dia a dia para alcançar os nossos sonhos. Faça exatamente isso, porque no final vai valer a pena.

Faça um planejamento financeiro da casa própria

Não é só no começo do ano que você precisa fazer planejamento financeiro. Por esse motivo, se você quer se preparar para comprar sua casa nos próximos anos, o seu planejamento deve ser feito agora!

Nesse planejamento deve conter todas as suas despesas mensais, tanto as fixas como as variáveis, juntamente com a sua receita. Assim, você consegue visualizar quanto de dinheiro sobra no seu bolso no final do mês e consequentemente fica mais fácil de tornar esse dinheiro o mais rentável possível. Feito isso, simule o financiamento de um imóvel que você se interessou na sua cidade. Para isso é importante buscar nos sites de imobiliária e verificar os melhores preços do mercado da região.

Com as suas metas pessoais e o valor do financiamento, você consegue definir se o que sobra no final do mês consegue suprir com todos os gastos dos seus sonhos. Assim fica mais fácil saber se o seu trabalho está rendendo o quanto você queria, ou se vai precisar achar outras alternativas para ter mais dinheiro.

Fique por dentro do mercado imobiliário da sua região

Enquanto você se planeja e organiza o seu dinheiro, fique de olho em tudo que envolve financiamento. Se informe sobre custos para adquirir um imóvel e quais os programas que o governo oferece para dar condições especiais para quem quer ter a casa própria.

Siga todos os passos e se mantenha informado para conseguir realizar o seu sonho!

Texto: Rafaela Roque