mercado

Pesquisa de mercado: entenda o que é e qual sua importância na advocacia

O mercado está em constante desenvolvimento e atualização, ainda mais quando falamos sobre tecnologia, que é de fato um dos maiores avanços não só do mercado em si, como também do mundo que conhecemos.

Atualmente, no dia a dia do advogado, a prospecção de clientes não é tão simples como um dia já foi, o mercado está se tornando cada vez mais exigente e menos tolerante a pequenos erros.

Precisamos estar atentos a forma como nos posicionamos neste meio, e ainda mais as estratégias que utilizamos no nosso dia a dia, seja para prospectar clientes ou para divulgar a sua marca no meio jurídico.

E, para conseguirmos desenvolver boas estratégias e sabermos exatamente quando e como nos posicionarmos no mercado, precisamos realizar uma pesquisa de mercado, que hoje será o tema da nossa conversa.

Se você ainda não sabe o que é uma pesquisa de mercado, para que serve e como utilizá-la no seu dia a dia, continue a leitura e descubra como realmente conseguir bons resultados para o seu escritório.

O que é pesquisa de mercado?

Apesar da complexidade aparente, não é muito difícil entendermos o que realmente é a pesquisa de mercado, que no caso se trata de uma ferramenta valiosa, principalmente na advocacia, para a coleta e análise de dados sobre seu segmento.

No marketing, ao trabalharmos e desenvolvermos nossas estratégias, precisamos analisar dados e implementar estratégias que estejam de acordo com o mercado, para por fim aplicarmos estratégias que funcionem e deem bons resultados.

A pesquisa de mercado, assim como no marketing, é muito utilizada nas grandes empresas, para definir pontos estratégicos em que atuar e se destacar em seu nicho.

As informações obtidas nessa pesquisa de mercado servirão para definir estratégias importantes para o escritório, que claro, ajudarão a entender melhor o funcionamento dos 4 P ‘s do marketing.

Qual a importância da pesquisa de mercado na advocacia?

Apesar do que muitos advogados pensam, a pesquisa de mercado se torna cada vez mais necessária na carreira do profissional e em sua atuação.

Afinal, como mencionado acima, ela é um ponto chave ao pensarmos na elaboração e implementação de estratégias no cotidiano do profissional.

Dessa forma, analisando dados do mercado, você consegue entender como o seu nicho está no mercado, além das melhores estratégias para conseguir se destacar.

Além do mais, no marketing, fazer sempre mais do mesmo, pode acabar não trazendo os resultados esperados pelo profissional.

Entenda os 4 P’s do Marketing

Assim como citamos no início deste artigo, a atuação dos 4 P’s do marketing é definida por meio da pesquisa de mercado, e é dessa forma que a entendemos e conseguimos aplicar em nossas estratégias.

Preço: O primeiro P do marketing se trata do preço, que remete, é claro, a precificação. No caso, o preço é um fator determinante no processo de construção da imagem da sua marca, além de ser o único no mix de marketing que gera receita para o escritório.

Quando pensamos nessa parte do mix de marketing, precisamos entender que o preço envolve não somente o valor final do produto/serviço, como também o preço de lista, a formação do preço, o modelo da cobrança, dentre outros fatores.

Produto: Claro que, ao citarmos o produto, devemos mencionar que ele é a base do mix de marketing, e é por meio dele que as outras categorias conseguirão se desenvolver, afinal, o produto é aquele que irá satisfazer as necessidades do cliente.

O produto, é no caso o seu serviço, e é por meio dele que conseguiremos desenvolver o preço e demais questões, como: qualidade do produto, características e variedades, design, embalagem, etc.

Praça: O terceiro P do mix de marketing é traduzido do inglês “Place”, que significa lugar, portanto podemos entender que o mesmo se refere aos canais de distribuição e pontos de vendas aos quais você vai divulgar o seu produto.

E, é por meio desta categoria que você poderá definir e planejar a forma com que esse produto vai de fato chegar ao cliente final.

Promoção: Por fim, mas não menos importante quanto os outros P’s do marketing, a promoção é a categoria que nos ajuda no desenvolvimento e implementação das estratégias de marketing. 

Mas, apesar do que aparenta, essa categoria não remete diretamente a descontos e liquidações, no caso, a promoção se refere às estratégias que estimulam a demanda do seu produto junto ao público.

Tutorial de como fazer uma pesquisa de mercado assertiva

Apesar do que parece, a pesquisa de mercado pode ser um pouco complexa para alguns profissionais, por isso separamos um tutorial para te ajudar no processo.

Entenda o objetivo da sua pesquisa

Quando iniciamos um projeto, abrimos uma empresa, começamos um novo negócio, dentre outras questões, precisamos entender nossas motivações e objetivos por trás do processo.

No caso, entenda o motivo por trás da sua pesquisa de mercado, ou seja, o que você quer atingir com ela? Quais resultados você pretende obter?

Conheça o seu público-alvo

Apesar de parecer clichê falar sobre conhecer o seu público-alvo, essa é uma das maiores dificuldades dos profissionais do direito.

Tenha em mente que, não adianta planejarmos e implementarmos estratégias sem antes conhecer o nosso público-alvo, é a mesma coisa que tentar vender pudim para pessoas que não gostam de pudim.

Então, você precisa entender como o seu público-alvo age no mercado, como o mesmo se identifica com suas promoções e campanhas, para melhorar suas estratégias e conseguir resultados.

Elabore questionários

A pesquisa de mercado literalmente se remete a uma pesquisa, onde você deve implementar, de fato, um questionário.

Você precisa elaborar boas perguntas e implementar em sua pesquisa, para no fim analisar os dados coletados e conseguir melhorar suas estratégias e campanhas já implementadas.

Aplique o questionário elaborado

Quando você inicia um processo de pesquisa de mercado, você precisa elaborar boas perguntas, e após fazê-las, você precisa questionar aos usuários para conseguir analisar os dados.

Então, após finalizar a elaboração desse questionário, para que a pesquisa de mercado tenha início, você precisa aplicá-lo.

Afinal, toda estratégia de marketing começa quando você implementa seus planos e faz testes, assim como os grandes empresários presentes no mercado.

Os testes, no marketing, são praticamente a chave para o sucesso e bons resultados, onde, tendo uma diversidade de estratégias, podemos ver qual se adapta melhor ao seu escritório e de fato conseguir resultados.

Apesar disso, tenha em mente que nem toda estratégia de marketing de fato funciona, então é necessário estar sempre testando e implementando inovações, para de fato atrair bons resultados para o seu negócio.

Faça a análise dos resultados

Assim como qualquer estratégia de marketing que desenvolvemos e aplicamos em nosso dia a dia, precisamos analisar resultados, afinal, é disso que se trata o marketing, planejamento, implementação e análise de resultados.

Então, quando você finaliza a aplicação da sua pesquisa de mercado, você precisa de fato analisar seus dados, para decidir quais as melhores estratégias e processos a seguir para alcançar o resultado esperado.

A análise dos resultados nos permite entender a nossa atuação no mercado, a forma como o nosso público-alvo se comporta, e até mesmo a forma com que aqueles que não são o nosso público-alvo se comportam.

Claro que, ao falarmos sobre os processos jurídicos, entendemos que qualquer pessoa a qualquer momento pode começar a fazer parte do seu público-alvo, afinal, depende muito de sua necessidade.

Portanto, estar sempre tentando se atualizar e realizar estratégias é importante para que você consiga se posicionar melhor no mercado.

Conclusão

A prospecção de clientes no digital, assim como o sucesso do escritório, só poderão ser alcançados por meio de estratégias e planejamentos assertivos.

Entendemos que, para qualquer ação de marketing eficaz, precisamos entender onde estamos e para onde queremos ir, dessa forma podemos realizar processos e planejamentos que nos ajudarão a chegar ao nosso objetivo.

Apesar de toda estratégia de marketing aparentar ser eficaz, não serão todas elas que realmente trarão resultados para o seu negócio.

O marketing é muito variável, assim como o mercado, o público está se tornando cada vez mais exigente, assim como o mercado, e é apenas testando que de fato conseguiremos fazer sucesso.

O importante em nossas ações de marketing e no processo de vendas jurídicas, é inovar, sermos originais e mantermos a constância, para de fato demonstrarmos segurança, confiabilidade e autoridade no meio jurídico.

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.