Passeio nas margens do Rio Douro e a rota das praias fluviais

Do Porto, dirija-se ao concelho de Gondomar pela E.N. 108 onde se encontra a localidade da Ribeira de Abade, em Valbom, que foi considerada um dos principais centros de pesca do norte do país.

Aqui os típicos barcos de pesca “valboeiros” não passam despercebidos.

No local do Gramido, a 4 kms percorridos, sugerimos uma visita à Fundação Júlio Resende, a “Quinta do Passal” e a “Casa Branca” no Gramido.

Voltando à EN 108, poderá admirar a paisagem que, de um lado ao outro, emoldura o Douro até à Câmara Municipal de Foz do Sousa, onde se encontra uma ponte de betão da autoria do arquiteto Edgar Cardoso, que serviu de teste à construção do Ponte da Arrábida.

Cerca de 400 m mais à frente encontrará, do seu lado direito, as indicações para a Praia de Zebreiros, uma das praias fluviais mais plácidas do concelho e do Douro.

Voltando ao E.N. 108 passarão pela barragem de Crestuma/Lever, construída no século XX e inaugurada em 1986.

Voltando ao nosso percurso, vamos agora ao local da Lixa, no Covelo, onde poderá observar a marina e a envolvente paisagística da Serra de las Flores.

A próxima etapa do nosso percurso é Melres, onde se destacam o “Largo do Pelourinho” e o “Solar da Bandeirinha”, que pode ser visitado por marcação onde destacamos a notável ornamentação em talha que forma os tetos do “Nobre”, datado do Salão de 1967.

Junto ao “Solar” encontra-se a Praia Fluvial de Melres onde, entre outras atividades, pode fazer um passeio pedonal de cerca de 15 minutos ao longo do rio, até à praia de Moreira. 

Na margem esquerda do Douro, encontra-se a Lomba. Apanhe um barco-táxi na marina de Melres e desfrute da Praia Fluvial La Lomba, com uma paisagem ímpar, extenso areal e diversas atividades aquáticas. 

Mais Praias Fluviais em Portugal

Além do Rio Douro em Portugal, há muitos mais rios onde encontram-se mais praias fluviais e algumas são especialmente famosas.

É possível dar um mergulho em muitos outros locais, como rios, praias fluviais, cascatas e lagos ou barragens de água doce e cristalina.

Com o calor do verão, quem procura umas férias diferentes no meio da natureza não dispensa um bom banho, pode trocar o mar salgado pelas águas doces e calmas dos rios portugueses.

As praias fluviais são a solução ideal para quem procura um local para se refrescar, bem como um local que transmita paz e tranquilidade e num ambiente rodeado de verde floresta.

A preocupação com as condições ambientais, de segurança e acessibilidade nesses locais é evidenciada pelo crescente número de praias fluviais com Bandeira Azul e a criação de melhores acessos para pessoas com mobilidade reduzida ou zonas de lazer com serviços diversificados.

No curso dos rios, entre vales e montanhas, são pequenos paraísos, abrigos com reservatórios naturais e pequenas cachoeiras onde se pode desfrutar da sombra natural das árvores e gramados para estender a toalha, descansar e tomar sol.

Se gosta de umas férias mais ativas, pode caminhar ou explorar através de passeios de bicicleta, caso em que as praias fluviais são ideais para quando é altura de relaxar.

Alguns estão localizados em áreas protegidas ou perto de aldeias ou vilas de interesse patrimonial, onde também encontrará artesanato tradicional e poderá experimentar as especialidades da gastronomia local.

Destacamos as praias fluviais com os prémios Bandeira Azul e Acessíveis que irá encontrar de norte a sul do país, embora se concentrem mais no Centro de Portugal, onde também existem mais rios que reúnem as condições ideais para a prática de diferentes atividades.

Sugerimos que explore a rede de praias fluviais das Aldeias do Xisto ou que as procure durante um passeio pelas Aldeias Históricas ou pelo Parque Natural da Serra da Estrela.

Na região do Porto e Norte, encontram-se nas áreas protegidas do Parque Natural do Douro Internacional e na Paisagem Protegida da Albufera de Azibo, bem como junto aos rios Lima, Vizela, Coura, Caima e Cávado.

Mais a sul, no Alentejo, existem também praias fluviais em boas condições como o rio Tejo, o rio Mira, a barragem da Tapada Grande e a lagoa do Alqueva.

Já no Algarve, onde as praias de mar são a escolha natural para férias e para passar os tempos livres, planeje um dia diferente.

Descubra um Algarve menos conhecido e dê um passeio ao longo do curso do Rio Guadiana até Alcoutim, onde se encontra a praia de Pego Fundo, galardoada com Bandeira Azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *