Muitas pessoas cresceram assistindo aos diversos filmes que contam histórias de super heróis e já pensaram o quão legal seria poder dedicar a sua vida para salvar pessoas, ou seja, contribuir com uma saciedade mais segura.
Mesmo não sendo possível voar, usar visão a laser, ter uma super força e poder alcançar altas velocidades, ainda é possível ser quase um herói.
Se você tem vontade de ajudar a salvar vidas, que tal investir na carreira de bombeiro?
Não existe idade máxima para começar, de modo que nunca é tarde demais para se dedicar a isso.
São muitas as atividades atribuídas ao corpo de bombeiros, sendo possível citar como exemplo
Combate de incêndios florestais, urbanos, industriais e em aeródromos;
Resgate de pessoas vivas em casos de acidentes diversos;
Emergências pré-hospitalares;
Salvamento em caso de afogamento;
Assistência em acidentes rodoviários e ferroviários;
Intervenção no caso de incidentes hidráulicos, elétricos, gasosos e com materiais perigosos;
Resgate de corpos;
Prevenção;
Captura de animais que oferecem ou correm risco.
Existem dois tipos de carreira de bombeiros: a civil e a militar. Conheça um pouco mais sobre elas!
Bombeiro civil
O bombeiro civil é responsável pela defesa do patrimônio e das pessoas, atuando principalmente em âmbitos privados, como lojas, shoppings, residências, edifícios, entre outras locais.
Para entrar na carreira faz-se necessário participar de um curso de bombeiro civil sp.
As únicas exigências é que os candidatos tenham o Ensino Médio completo e mais de 18 anos de idade.
No caso de fogo em residências, prédios e lojas, por exemplo, a central de alarme de incêndio irá ativar a sirene e acionar os bombeiros civis para que eles possam ir até o local e resolver a situação.
Em outras palavras, pode-se dizer que estes profissionais são essenciais para sociedade.
Uma de suas competências é a prevenção de incêndio, que pode ser feita através da prestação de várias aulas, como o caso do curso de CACI (Curso Avançado de Combate a Incêndio).
Ele acontece principalmente no âmbito marítimo, de forma que a tripulação necessita aprender quais são as técnicas do sistema de segurança que irão ajudá-los a prevenir e combater eventuais incêndios enquanto eles estiverem em alto mar.
O curso é obrigatório para navios, embarcações e plataformas petrolíferas, de forma que os alunos que obtiverem as notas e aproveitamento adequados aos padrões estabelecidos serão aprovados.
Assim, no final do curso, eles irão receber um certificado assinado e autenticado pelo representante da Autoridade Marítima, como está previsto pelas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).
Outra de suas competências é a realização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (ACVB), que é responsável pela verificação das condições dos edifícios para o caso de incêndio.
Ela está prevista na lei e os estabelecimentos que não possuírem a declaração assinada e dentro da validade pode receber uma multa, além de ter que fechar o local até que haja uma regularização.
O Corpo de Bombeiros de cada estado brasileiro é responsável apenas pelas condições que incumbem a sua região, de forma que os bombeiros SP não podem atuar no Rio de Janeiro ou no Rio Grande do Norte, por exemplo.
Se você quer saber mais informações sobre as escolas para a formação destes profissionais, você pode pesquisar “ curso de bombeiro “, assim poderá encontrar escolas preparadas para lhe ajudar nessa formação.
Bombeiro militar
Os profissionais são uma força auxiliar do conjunto militar de cada estado, servindo o poder público de acordo com as necessidades gerais da sociedade.
Em suma, eles trabalham com as questões de domínio público, mas também são acionados no caso de questões privadas.
Para ingressar nessa carreira de bombeiro militar é necessário prestar um concurso público.
Depois de aprovado no exame, ele ainda passará por etapas de avaliação física e mental, além de ser feita uma verificação de seus antecedentes criminais, pois não pode haver nenhum tipo de infração em seu registro.
A sua formação é bastante diferente da que recebe o bombeiro civil, pois eles irão atuar em áreas distintas.
Em geral, para seguir a modalidade militar, o ideal é esperar que apareçam vagas para poder ingressar nesta carreira, pois não é possível prestar o concurso público se não existir vagas para preenchimento.
Assim como para ingressar na carreira de bombeiro civil, para ser militar também é necessário que o candidato tenha 18 anos, ou ao menos cumpra esta idade no ano do concurso, e tenha o Ensino Médio completo.