NR20

Onde posso atuar com um curso de NR 20

A NR 20 é uma das importantes normas regulatórias já estabelecidas. Esta norma trata do cuidado com líquidos inflamáveis ​​e combustíveis, produtos que ocorrem no dia a dia da população mundial.

A norma regulamentadora NR 20 Líquidos inflamáveis ​​e inflamáveis ​​introduziu o conceito de gestão da segurança e saúde ocupacional contra os fatores de risco de acidentes decorrentes das atividades de aceitação, armazenamento, manuseio e manuseio de líquidos inflamáveis ​​e inflamáveis ​​e define seus requisitos mínimos.

Com o Curso de NR 20, você estudará sobre o que são os líquidos inflamáveis, sobre os seus objetivos e a manutenção e inspeção de sistemas.

Este Curso Online vai abordar tópicos como: cronograma de inspeção e de manutenção, sobre a devida prevenção, controle de vazamentos, incêndios, explosões e emissões fugitivas, entre outros.

Esta NR é utilizada nas atividades de extração, armazenamento, produção, transporte, manuseio e manuseio de substâncias inflamáveis ​​nas fases de planejamento, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e descomissionamento da planta.

Também é utilizado nas atividades de extração, armazenamento, fabricação, transporte e manuseio de líquidos inflamáveis, incluindo planejamento, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e descomissionamento da planta.

A NR 20 é a norma que regulamenta a gestão e o desenvolvimento das atividades relacionadas aos produtos inflamáveis ​​no que se refere à extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manuseio de líquidos inflamáveis ​​e inflamáveis ​​em diferentes tipos de fábricas. 

Ou seja, em postos de gasolina, envasadores de gás, refinarias, unidades de processamento de gás natural, unidades petroquímicas e unidades de produção de etanol e / ou unidades de produção de álcool. 

Essa norma também especifica a capacitação dos trabalhadores para garantir a prevenção de acidentes e o gerenciamento da segurança do trabalho nessas atividades.

Este curso é indicado para todos aqueles trabalhadores que desejam ou trabalham em postos de gasolina, especialmente para os trabalhadores que realizam a manutenção e a fiscalização dos serviços.

Curso NR 20 Curso específico

Este curso é recomendado para profissionais de saúde e segurança ocupacional que atuam em instalações de Classe II e III, área ou local de extração, produção, armazenamento, transporte, manuseio e manuseio de combustíveis líquidos e inflamáveis ​​entram e esperar contato direto com o processo ou o processo deve fazer o curso específico.

O que são substâncias inflamáveis:

Substâncias inflamáveis ​​ou substâncias inflamáveis ​​são substâncias com as seguintes propriedades:

  •         Substâncias que aquecem ao ar e à temperatura ambiente e podem arder sem uma fonte de calor ativa;
  •         Sólidos que podem queimar devido a faíscas ou luz de uma fonte de ignição e continuar a queimar ou formar um braseiro;
  •         Líquido com um ponto de inflamação entre 21 ° C e 55 ° C;
  •         Substâncias que, em contato com a água ou a umidade do ar, podem formar gases altamente inflamáveis ​​(pelo menos 1 L / kg / h), como acetona, etanol, etc.

Treinamento

Você deve sempre treinar os seus funcionários com a NR 20, porém você não tem certeza sobre qual nível de treinamento usar? Siga a postagem para entender melhor os requisitos do MTE para treinar o NR20.

Abordaremos neste artigo sobre os níveis de treinamento do NR20: NR20 Básico, NR 20 Intermediário e o Avançado. 

Sobre a NR 20

A NR20 especifica os requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde ocupacional contra fatores de risco para acidentes decorrentes da extração, produção, armazenamento, transporte, manuseio e manuseio de líquidos inflamáveis ​​e combustíveis.

Existe um critério e nível de habilidade específico NR 20 para cada tipo de classe de instalação, para o qual é criado o Anexo II da NR20. Primeiro, vamos entender as três classes:

Classe I

  1. a) Quanto à sua atividade:

a.1 – postos de gasolina com possíveis líquidos inflamáveis.

  1. b) Quanto à sua capacidade dentro do armazenamento, que poderá ser de forma permanente e/ou transitória:

b.1 – gases inflamáveis: acima de 2 toneladas e irá até 60 toneladas;

b.2 – líquidos inflamáveis acima de 10 m³ até 5000 m³.

Classe II

  1. a) Quanto à atividade:

a.1 – engarrafadoras dos gases inflamáveis;

a.2 – atividades de transportes dutoviário dos gases e dos líquidos inflamáveis e de combustíveis.

  1. b) Sobre quanto a sua capacidade de armazenamento, que poderá ser de forma permanente e/ou transitória:

b.1 – gases inflamáveis: de 60 ton até 600 ton;

b.2 – inflamáveis: acima de 5.000 m³ e até 50.000 m³.

Classe III

  1. a) Quanto à atividade:

a.1 – refinarias;

a.2 – processamento de gás natural;

a.3 – instalações petroquímicas;

a.4 – usinas de fabricação de etanol.

  1. b) Sobre quanto a sua capacidade de armazenamento, que poderá ser de forma permanente e/ou transitória:

b.1 – gases inflamáveis: superior à 600 ton;

b.2 – líquidos inflamáveis acima de 50.000 m³.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *