Óleo de Melaleuca: os benefícios para a saúde

Anti-séptico, antiviral, antibacteriano e balsâmico. Estas são apenas alguns dos benefícios do óleo melaleuca, uma verdadeira droga natural. 

O óleo da árvore do chá é um extrato obtido da planta australiana de Melaleuca (daí o nome de óleo de Melaleuca) e é um produto com usos variados e saudáveis.

O que é óleo de Melaleuca

Os entusiastas dos produtos orgânicos ecológicos apontam isso cada vez com mais frequência: a beleza é um fator natural. Afirmação em que se pode concordar ou não, mas permanece o fato de que hoje o recurso aos remédios naturais para melhorar o aspecto estético – o que anda a par de uma maior consideração do valor prioritário do bem-estar – tornou-se um “modus operandi “generalizado. 

 

Enriqueça os tratamentos de beleza com foco em produtos naturais, por exemplo, explorando as propriedades de óleos essenciais como o “óleo da árvore do chá” ou óleo de Melaleuca.

 

Dos ramos, bem como das folhas de uma planta australiana chamada “Melaleuca alternifolia”, este precioso óleo essencial é destilado, que tem inúmeras propriedades benéficas.

 

Curiosidade: na tradição aborígene do leste australiano, a inalação do óleo essencial extraído da planta Melaleuca produzido a partir do esmagamento da planta servia como remédio para resfriados e tosses, enquanto a aplicação local era utilizada para tratar lesões de pele e feridas; hoje, porém, está cada vez mais presente em produtos cosméticos.

 

Antisséptico e antiviral natural, utilizado na aromaterapia pelas suas características peculiares (fortificantes e energizantes) e pelos seus princípios ativos que passam pelas mucosas nasais, o “óleo de melaleuca” representa – ontem como hoje – uma solução viável.

Óleo de Melaleuca: os benefícios para a saúde

Uma premissa é obrigatória: deve ser usada escrupulosamente seguindo as indicações, que variam de acordo com o grau de concentração do óleo essencial contido no produto. Poucas gotas na pele são suficientes. Como todos os óleos essenciais, deve ser mantido fora do alcance das crianças para não ser ingerido.

 

O óleo essencial de Melaleuca exerce importante atividade antibacteriana, principalmente contra estreptococos, candida e fungos (nas patologias “tradicionais” que podem afetar os pés de quem nada e/ou realiza atividades na academia).

 

Isso é tudo? Absolutamente não, porque é funcional contra algumas doenças de pele – de acne, cravos , até a psoríase – e é excelente para combater eficazmente os maus odores causados pela transpiração, bem como em casos, certamente mais articulada, de infecções genitais urinárias. (Crónica vaginite e cistite, para dar dois exemplos).

 

Além disso, o gel Melaleuca aplicado imediatamente após uma queimadura reduz a temperatura sob a pele (intradérmico), facilitando uma cicatrização mais rápida. 

 

Óleo de melaleuca para combater a influência dos sintomas de queda de cabelo? A resposta é sim, mas também pode ajudar a combater a caspa. Alguns, então, o utilizam como enxaguatório bucal natural, pois tem dupla função desinfetante e refrescante. 

 

Além disso, o óleo essencial de Melaleuca, cujo cheiro é muito forte e picante – pode ser utilizado para uma massagem revigorante (neste caso, o relaxamento mental também está garantido).

 

Óleo de melaleuca: escolha com cuidado qual produto usar

Os melhores óleos essenciais são elaborados seguindo, com cuidado, os princípios da agricultura biológica.  Acima de tudo, um aspecto: o uso de solventes químicos é proibido.

 

Portanto, tenha cuidado ao escolher o óleo de melaleuca. Primeiro, leia o rótulo com atenção, para comprar um produto totalmente natural (é fácil de encontrar, não só nas farmácias, mas também nas parafarmácias e fitoterapeutas). 

 

Dito isto, este óleo essencial nunca deve faltar no armário de cada casa: serve bem para resolver problemas estéticos e de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *