site

O que significa BR em um site?

O registro de um site é uma forma de ajudar a identificar diferentes páginas na Internet. Não é à toa que usamos a palavra “endereço” porque o processo é semelhante, por exemplo, é o mesmo processo de um carteiro tentando encontrar uma casa.

Para compreender sobre como funciona o registro e, por que ele é necessário, você deve compreender que um dos requisitos para exibir um determinado site é a comunicação entre os dois computadores. 

Ao digitar o endereço no navegador, você está instruindo o software a entrar em contato com outro dispositivo e solicitar as informações necessárias.

Acontece que essa troca de dados, como todas as outras trocas entre dois computadores, só pode ser feita digitalmente. Todas as letras que você digita ou lê são traduzidas para que sua máquina possa entender melhor o que você quer dizer. 

Quando um computador é conectado à Internet, o provedor de serviços fornece a ele um número de identificação chamado IP (Internet Protocol). São esses números que permitem que um computador entre em contato com outro computador.

Há mais ou menos a 20 anos, quando a Internet começou a ficar famosa ao redor do mundo, estudiosos perceberam que quando alguém entra em um site digitando uma sequência de números seria um grande problema, pois muitas combinações são difíceis de lembrar. 

A solução que foi encontrada para solucionar esse problema foi criar um sistema de cadastro, que deu um nome ao site e, assim, ficou mais fácil de lembrar.

Para o usuário, esse nome é a porta de entrada principal para um determinado local, mas para o computador, é um apelido. Ao inserir o endereço, o navegador reconhecerá o endereço IP e contatará o servidor.

O gerenciamento de endereços (chamados de domínios) é feito pela ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), uma organização privada não governamental criada em 1998. 

Esta agência é responsável por coordenar o sistema de identificadores da Internet e garantir seu funcionamento. No Brasil, esses atributos pertencem ao Conselho de Governança da Internet (CGI), que administra o domínio “.br” por meio do site do Registro.br.

Os nomes de domínio não são separados por pontos. Cada parte deles é usada para identificar um aspecto do site. Por exemplo, na plataforma Certificado Cursos Online, portal de Cursos Online com Certificado, o “.com” é usado para identificar o tipo de domínio registrado – neste caso, um domínio comercial – e é chamado de TLD (domínio de nível superior-domínio de nível superior). “.Br” é chamado de código do país / região e, como o nome sugere, é usado para identificar o local de operação do site. 

Por exemplo, o endereço www.certificadocursosonline.com.br identifica o nome do domínio e, embora “www” não seja obrigatório, sempre existiu desde o início da Internet. 

O usso dessa sequência começou com o objetivo de identificar que o conteúdo é acessado em uma página da World Wide Web, ao invés de outros serviços, como, por exemplo, o FTP.

Os tipos de TLDs também são diferentes, cada um com um significado diferente. Os mais comuns dentro da internet são:”.com” e “.net”, que representam os nomes de domínio comerciais, o “.org” significa atividades de ONGs sem fins lucrativos e “.gov” significa sites que são governamentais. 

O CGI também aceita diversos nomes de domínio, como, por exemplo: “ind.br” (indústria), “edu.br” (entidades de ensino superior) e “mil.br” (sites militares).

Diferentes TLDs têm diferentes requisitos para registro. Alguns são limitados a pessoas físicas, alguns são limitados a pessoas jurídicas e alguns exigem documentos específicos. Por exemplo, “gov.br” precisa comprovar que o órgão está efetivamente vinculado ao governo, enquanto “mil.br” exige autorização do Ministério da Defesa.

http://

É uma sigla para Hypertext Transfer Protocol em inglês. Esse é um padrão adotado globalmente com o objetivo de transmitir conteúdo em um formato que poderá incluir imagens, texto e links. A sigla https refere-se a uma versão mais segura com dados criptografados.

www.

É a abreviação de World Wide Web ou Global Network. Este é um sistema para a circulação de informações de hipertexto. Consiste em milhões de sites e computadores conectados.

.com

Abreviatura para negócios/comerciais. Indica que a organização proprietária do site ou e-mail tem uma finalidade comercial – esse é o caso da maioria das empresas. No Reino Unido, apenas “co” é usado.

.br

O .br mostra que o domínio do site será o Brasil. Esta sigla final varia de país para país . Porém, isso não existe no site dos Estados Unidos, pois no início da era virtual do mundo começou lá.

Por fim, com o objetivo de compreender mais sobre a nova era de computadores e internet, indicamos que você faça  Cursos Online de informática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *