O que saber sobre transporte internacional?

Quando se abre uma empresa, seja de qualquer segmento, o intuito é alcançar reconhecimento e prestígio no mercado, e com isso conseguir aumentar o número de vendas e chegar ao sucesso tão esperado.

Então, para se destacar as indústrias passam a desenvolver produtos de alta qualidade, contratam profissionais especialistas no ramo para prestar atendimento personalizado e, principalmente, investe em divulgação e formas para fazer sua empresa ser vista.

Com o passar do tempo, os objetivos vão sendo conquistados, primeiramente começam a fornecer para as regiões mais próximas, em seguida para outros estados, e se levar em consideração a quantidade de produtos fabricados e que a maioria é pesada, a movimentação não é uma tarefa fácil, e levando esse ponto em questão é preciso encontrar uma entre as diversas transportadoras em sp e demais regiões, para realizar essa movimentação.

Essas empresas são muito capacitadas, possuem caminhões e outros veículos de transporte equipados, pois, para cada mercadoria, as condições de armazenar e manusear é diferente, então para determinados itens é importante que o carro possua sistema de temperatura moderno e confiável para não estragar nenhum dos produtos, como é o caso dos:

  • Frigoríficos;
  • Medicamentos;
  • Alimentos congelados;
  • Derivados.

E quando a empresa decide expandir para o mercado internacional, deve-se buscar por empresas de frete internacional para atender às demandas que esse processo de transporte exige.

Mas se engana quem pensa que ao se chegar nesse patamar é preciso parar de investir em melhorias, muito pelo contrário, na verdade.

É neste momento que se deve ter mais atenção, para conseguir que as mercadorias cheguem ao destino com segurança e sem dano algum, por isso é importante contratar a transportadora certa.

Somente com o serviço certo é possível manter a qualidade e eficiência durante todo o trajeto, inclusive, para o serviço de exportação é necessário conseguir uma série de documentos especiais de liberação, o que fica mais fácil se for feito por um profissional capacitado.

No que consiste o serviço de um despachante?

Para que a empresa tenha autorização de realizar a serviços distintos, é preciso que os órgãos públicos responsáveis disponibilizem licenças para determinadas ações.

No entanto, é um processo burocrático e se não for feito de maneira certa pode causar “dores de cabeça”, afinal, todos os documentos necessários devem estar de acordo, e no caso de um erro, simples que seja, todo o processo pode ser comprometido.

Então o despachante se encarrega por solucionar todas essas questões e dar início aos processos legais.

Ademais, existe uma ação que diz respeito diretamente à exportação, chamado de despachante aduaneiro, um serviço que lida com os trâmites legais junto à alfândega, esse é o processo final para que a liberação seja completada. Isso serve inclusive para ambos os casos, de saída ou entrada em um país.

Um serviço especializado em transportes internacionais sem erro

Conhecido também como desembaraço, esse passo é fundamental, após estar com todos os documentos sobre a empresa, produtos e quais mais forem necessários, o despachante aduaneiro vai levá-los para verificação em um órgão federal e se tudo estiver correto, e nenhuma lei vigente sendo desrespeitada, é possível conceder todas as concessões.

No mais, com cada procedimento requer um registro no Sistema Integrado de Comércio Exterior, SISCOMEX, que registra tudo que chega pelos portos, aeroportos e outros meios de transporte.

Sendo assim, após todos os procedimentos a mercadoria pode finalmente ser entregue ao destinatário.

Um despachante precisa ter conhecimento sobre as leis, e saber que a legislação brasileira está sempre sendo alterada, devido a isso é preciso que o profissional se mantenha sempre por dentro das novidades, então constantemente devem estar em busca de novas informações que possam ajudar aos seus clientes.

Para finalizar, é possível acionar empresas de transporte que já tenham parceiros para atender a questões burocráticas, desta forma, o público tem uma facilidade ainda maior.

De forma que, antes de solicitar qualquer serviço, mesmo que seja simples, a princípio se deve pesquisar, verificar as opções do mercado e comparar todas elas para descobrir a que apresenta maiores vantagens para os contratantes.

Desse modo, após toda essa precaução, é possível ter a certeza de que se está adquirindo o serviço mais indicado para sua empresa.

Levando todos esses pontos em consideração, sua empresa não sofrerá nenhum dano no processo de transporte, tanto nacional quanto internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *