O que posso usar no lugar da goma xantana?

Quais produtos podem ser usados no lugar da goma xantana, mantendo os mesmos benefícios?

Entre eles você encontrará a goma arábica, Ágar-ágar, carragenina, clara de ovos, grãos da linhaça, grãos de chia e até gelatinas. Sobre eles:

Goma Arábica

Resina natural composta por polissacarídeos, assim como a goma xantana e glicoproteínas extraídas de duas espécies de acácia da região subsaariana.

Estável em forma ácida e extremamente usada como emulsificante, a goma arábica é utilizada em óleos que dão o aroma de cola e cítricos, muito usados em bebidas.

Como usar Goma Arábica?

Basta misturar a goma com uma água destilada. O recomendado pelos órgãos de saúde é o uso de 3 gotas de água para cada gota de goma.

Ágar-ágar

Também conhecido simplesmente como Ágar ou Agarose, a substância é um hidrocolóide fortemente gelatinoso extraído de diversos gêneros de algas marinhas vermelhas.

Consiste em uma mistura de duas fases com dois polissacarídeos, agarose e agaropectina.

 

Sua função é semelhante à da gelatina comum, e é muito usada em coberturas, cremes e geléias. 

Como usar Ágar-ágar?

Assim como a goma arábica, esta deve ser dissolvida em água quente, apesar de não precisar ser levada à geladeira para que a mistura endureça.

Ótimo substituto da goma xantana pois traz os mesmos benefícios à saúde do consumidor, além de ajudar no emagrecimento.

Carragenina 

Também chamada de carragena, a goma é similar à goma xantana. Ela é um extrato feito de algas vermelhas marinhas que servem como emulsificante (isto é, mescla líquido imiscíveis).

Muito utilizada em alimentos, serve como estabilizante e gelificante também.

Como usar Carragena? 

Pode ser usada em sobremesas como gelatinas. Totalmente transparente e com textura fresca e agradável ao paladar, pode ser usada em sucos de frutas.

O uso da carragena do tipo Kappa II propicia estabilidade às polpas e confere maior consistência à bebida, causando uma sensação mais agradável ao paladar.

 

Grãos de Chia

Os grãos dessa planta são caracterizados como superalimento com vários tipos de melhorias para nossa vida, tais como a melhoria no sistema digestivo, melhoria no colesterol, e com grande quantidade de fibras.

Contém na sua fórmula diversas proteínas indispensáveis ao melhor funcionamento do nosso organismo. Além de ser econômico, é altamente eficaz como substituto da goma xantana.

Como usar grãos de chia?

A Chia contém grãos que são bem fáceis de usar. Alguns tipos de receitas e de como podem ser usados esses grãos:

  • Adicionando os grãos em receitas de pães, massas;
  • Adicionando os grãos em produtos preparados para o consumo como sopas e chás, ou até em saladas
  • Fazer uma dose, adicionando alguns miligramas de grãos a um quarto de litro de água e ingerindo em pelo menos meia hora antes de comer algo.

Clara de ovos

Conhecida como albumina, é a parte transparente interna do ovo que acompanha a gema e é formada em sua maior proporção por água junto com essa proteína albúmen.

Com o calor, a albumina desnatura e coagula.

Dentre todas as vitaminas encontradas nessa parte tão importante dos ovos, podemos citar selênio, riboflavina, vitamina B5, colina, folato, entre outros compostos que tornam esse alimento tão completo e necessário ao corpo humano.

Como usar clara de ovos?

A forma mais comum de uso da clara de ovos é em receitas, como bolos, pães, e massas em geral.

Basta separar a gema e misturar as claras a alguma receita de sua preferência. Por possuir poucas calorias, não existe uma quantidade máxima recomendada pelos órgãos de saúde.

Grãos de linhaça

Com certeza entre os substitutos da goma xantana podemos encontrar os grãos da linhaça.

Os benefícios desses ingredientes incluem o aumento da defesa do organismo e o auxílio no retardamento do envelhecimento celular, protegendo a pele e prevenindo doenças crônicas como reumatismo e problemas cardíacos.

É uma das mais ricas fontes de ômega 3 e seus benefícios são obtidos nas sementes douradas e marrons.

Como usar sementes de linhaça?

Basta somente triturar as sementes e adicioná-las a sucos, chás e até saladas. Além de melhorar a saúde cardíaca, o consumo dessas sementes ajuda no controle da diabetes e ainda diminui o colesterol. Por não possuírem sabor, podem ser adicionadas em diversos produtos alimentares que não existe o risco de prejudicar o gosto.

Gelatinas

Dentre os produtos que podem substituir a goma xantana, você encontra até uns mais baratos como a gelatina comum. Isso porque esse produto contém partes de proteínas com aminoácidos que são necessários ao corpo e a manutenção de ossos e tecidos.

Como é feita a gelatina?

Para produzir a gelatina, comumente usam o colágeno presente no couro, nos ossos e nos tecidos de vacas, bois e porcos.

Todos esses órgãos dos animais são triturados juntos e a massa densa formada por esse processo é dissolvida em ácido bem forte. O colágeno, com certeza, serve como opção para substituir a goma xantana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *