academia

O que é necessário para abrir uma academia?

É notável o crescimento da preocupação das pessoas, em especial dos brasileiros, com o bem-estar e a saúde do corpo.

Logo, isso mostra que abrir uma academia pode ser um investimento muito rentável, principalmente se considerarmos o cenário positivo que este segmento está enfrentando.

No entanto, não basta apenas ter a vontade de abrir o estabelecimento e ter o capital necessário para o negócio ser bem-sucedido.

É preciso seguir uma série de pré-requisitos, providenciar documentos, investir em equipamentos e catraca de academia, além de contratar profissionais capacitados.

Primeiros passos para montar sua academia

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter graduação em Educação Física para abrir uma academia. 

Contudo, é essencial conhecer o mercado em que está se inserindo, bem como contar com pelo menos um profissional qualificado para dar as orientações para os futuros alunos.

Em seguida, crie um plano de negócios, que é um documento importante para a concepção de qualquer empreendimento. 

Nele, é possível alocar informações sobre todas as etapas de abertura de sua academia, tais como:

  • Missão e valores;
  • Objetivos;
  • Público-alvo;
  • Custos totais envolvidos.

Depois, considere fazer uma pesquisa de mercado. Ela é importante para a obtenção de informações como a concorrência local e as necessidades do público-alvo, como armários com chave codificada.

Para conquistar os clientes certos, é preciso determinar qual é o tipo de perfil que você deseja atrair para seu estabelecimento.

Local ideal e equipamentos indispensáveis

Tenha em mente que o espaço deve ser grande e bem localizado, de preferência, em regiões de fácil acesso para o seu público-alvo.

Logo, se a academia oferecer apenas musculação, calcule seu levando em consideração os equipamentos e o número estimado de clientes que frequentarão o ambiente.

Ademais, analise os equipamentos para o estabelecimento, que vai desde um ar condicionado piso teto até aparelhos de exercícios, esteiras, barras, entre outros.

Lembre-se que a escolha desses equipamentos deve estar relacionada com as atividades que a academia irá oferecer.

Contudo, é importante realizar uma pesquisa no mercado e contar com consultorias de especialistas antes de começar a investir nas compras. Desse modo, você adquire apenas o necessário.

Conclusão

Por fim, após seguir esse passo a passo, você será capaz de abrir sua academia e se destacar nesse ramo, além de atrair e cativar clientes. Por isso, esteja preparado.

A forma como você administrará o negócio influenciará diretamente nos resultados do empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *