outubro rosa

O outubro rosa já foi, mas o cuidado é diário

As campanhas de câncer de mama estão cada vez mais fortes e presentes no dia a dia, tanto que o Outubro Rosa entrou para o calendário anual de datas com o objetivo de compartilhar informações e promover uma maior conscientização sobre a doença.

Mas não adianta lembrar disso uma vez por ano apenas. Os cuidados devem ser diários e a verificação de surgimento de nódulos também. Se você suspeitar de algo, procure seu médico. Veja abaixo alguns sintomas comuns:

  • Coceira frequente no mamilo
  • Liberação de líquido ou alteração de cor ou forma do mamilo
  • Vermelhidão ou pele dura nas mamas
  • Inchaço ou alteração de tamanho nas mamas
  • Presença de nódulo ou caroço, com ou sem dor
  • Veias aparentes ou que mudam de tamanho
  • Caroços ou inchaço na região das axilas

Caso apresente algum desses sintomas, a melhor coisa é procurar um mastologista, pois ele vai ajudar a identificar qualquer problema logo no início e com isso, entender melhor a anatomia da sua mama e orientar um tratamento, se necessário.

O auto exame é recomendado entre 3 e 5 dias após o término da menstruação.

Lembramos que esses sintomas podem aparecer de forma simultânea ou isolada, independente da existência ou não de um câncer de mama. Pessoas sem sintomas e com uma aparente vida saudável também já podem apresentar os nódulos e nem ter notado.

Se a existência de algum tipo de nódulo for de origem benigna ou apenas uma inflamação do tecido mamário, você não precisa se preocupar.

QUEM PODE TER CÂNCER DE MAMA?

Muita gente acha que apenas mulheres e acima dos cinquenta anos é que podem desenvolver um câncer de mama, mas isso é um engano. Até mesmo os homens ou mulheres de qualquer idade podem apresentar a doença.

Claro que existem os grupos de risco, mas isso não descarta que qualquer um pode desenvolver esse tipo de problema.

Os grupos de risco são:

  • Mulheres, com idade maior que 50 anos
  • Mulheres, de qualquer idade, com histórico familiar
  • Homens e Mulheres, com obesidade e estilo de vida sedentário

Existem alterações genéticas que podem ser vistas em testes antes mesmo do câncer surgir, como é o caso dos genes BRCA1 e BRCA2. Quem tem esse tipo de gene, tem maior predisposição em desenvolver esse tipo de câncer.

Lembrando que os sintomas de câncer de mama no homem são semelhantes aos da mulher, o que requer o mesmo cuidado e análise da mama e também precisam do acompanhamento de um mastologista.

Caso a doença já esteja instalada e a pessoa ainda não percebeu os primeiros sintomas, em casos avançados ainda podem ocorrer náuseas, perda de apetite, forte dores de cabeça, fraqueza muscular e até mesmo dor nos ossos, além de transtornos de ansiedade.

O cuidado básico para uma vida saudável é também a melhor forma de prevenir um câncer de mama. Alimentação saudável, exercícios físicos regulares, evitar bebidas e cigarro são exemplos clássicos.

Estamos falando de uma doença que já atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só em 2020.

Como ele tem alta chance de cura quando descoberto precocemente, vale a pena cuidar disso sempre e não apenas no Outubro Rosa, que é um movimento mundial de conscientização, não é mesmo?

No Brasil, as primeiras ações do Outubro Rosa apareceram em 2002, mas o movimento já existe mundialmente desde 1990, após ser criado pela Fundação Susan G. Komen.

Desde 2010 o INCA (Instituto Nacional de Câncer José de Alencar) participa do movimento, promovendo espaços de discussão e divulgando materiais informativos que trazem qualidade para o debate sobre o tema na sociedade.

Faça seu acompanhamento mensal

Exames de sangue, como um hemogra.ma completo, mostram mais do que as básicas taxas que você conhece. Além disso, é sempre recomendado um ultrassom das mamas, a própria mamografia e em casos mais intensos, uma varredura óssea, tomografia e ressonância magnética são necessárias. O importante é tentar reconhecer o problema no início, antes de um processo de metástase.

Se chegou na idade de acompanhar com a mamografia, faça!

Não cuide disso apenas uma vez por ano. O cuidado com sua saúde tem que ser diário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *