O botijão de gás e suas funcionalidades no cotidiano

Existem diversos materiais e equipamentos que fazem parte do cotidiano residencial, comercial e industrial de forma a contribuírem para o nosso bem-estar.

Um deles é o botijão de gás, que ajuda no preparo dos alimentos e está em praticamente todas as casas brasileiras.

Isso porque, sem o gás seria muito mais complicado cozinhar em um fogão tradicional ou elétrico. Por isso, quando o gás acaba, começa o caos na cozinha!

Conhecido como gás de cozinha, seu nome correto é GLP – Gás Liquefeito de Petróleo.

Ele pode ser utilizado em diversos locais como casas, condomínios, comércios, indústrias e até em ações no agronegócio, o que torna sua importância elevada para o funcionamento de vários setores.

O GLP é derivado do petróleo e é composto pelos gases propano e butano. No botijão de gás, 85% do seu interior é composto pelo GLP em estado liquefeito (líquido para gasoso) e 15% está em vapor.

Este gás vai vaporizando com o passar do tempo, assim que é acionado.

Quando o fogão não “acende” mais é porque o botijao de gas vazio não concentra a mesma quantidade de GLP inicial. Neste momento é hora de ligar para uma distribuidora de gás solicitando um novo.

A vantagem é que o Botijão de gás preço se torna viável economicamente, visto que, a depender da quantidade de preparos na cozinha, o gás de cozinha pode durar cerca de três meses.

Uma curiosidade sobre o gás de cozinha é que originalmente ele não tem cheiro, mas para indicar um possível vazamento pelas válvulas, é inserido um cheiro nele.

Mas, se engana quem acha que só existe um tipo de botijão de gás. Existem outros modelos, funcionalidades, tamanhos e aplicações no mercado.

Botijão de gás industrial: Maior demanda com qualidade

O botijão tradicional, utilizado nas casas tem cerca de 13 quilos e tem um formato arredondado.

Já o modelo o industrial é muito utilizado tanto na indústria como em outros locais e apresenta tamanho diferenciado, pronto para atender mais pessoas e uma infraestrutura maior.

Basicamente, um Botijão de gás industrial apresenta características como:

  •  Pesa cerca de 20kg;
  •  Pode ser utilizado como combustível;
  •  Pode apresentar um formato em cilindro;
  •  Pode ser utilizado em locais que precisam de abastecimento contínuo;
  •  Segue um controle de qualidade e segurança rigorosos.

Isso tudo é feito de forma a evitar problemas com acidentes de vazamento nas válvulas de escape.

Botijão criogênicoum importante aliado da medicina e da reprodução

Diferentemente do modelo tradicional que as pessoas conhecem, o modelo de Botijão criogênico tem o objetivo de estocar e armazenar os materiais genéticos como o sêmen humano ou animal.

Ele é utilizado na área da medicina, por meio do nitrogênio líquido. Para sua conservação são necessárias temperaturas bem baixas no cilindro, apresentando resistência a choques, umidade e até ferrugem.

Devido sua resistência, o cilindro apresenta alta confiabilidade em sua utilização.

Este tipo de botijão apresenta diversos modelos, que vão variar a depender do seu tamanho e a capacidade de armazenar o material.

Vale ressaltar também que este material é produzido seguindo normas técnicas e é supervisionado por órgãos responsáveis.

O Botijão criogênico precisa ter certificação, além de um controle de sua qualidade.

A utilização deste material é muito importante tanto para pesquisa como em processos de inseminação artificial.

Por estar lidando com um material genético, a segurança deve ser reforçada para garantir o armazenamento de forma correta.

No entanto, vale ressaltar que independentemente do tipo de botijão, é fundamental verificar periodicamente sua manutenção, se tudo está correndo normalmente, visando evitar um acidente com o vazamento do gás.

Em contato com o fogo, por exemplo, o gás de cozinha torna-se inflamável. Desse modo, o mesmo tipo de atenção é valido para esse tipo de botijão.

Gerenciando uma distribuidora de gas

No Brasil, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE, existem cerca de 50 mil revendedores de gás.

Para começar a participar deste comércio, alguns cuidados e regulamentações precisam ser seguidas por parte da empresa, visando vender um produto de qualidade e seguro para o cliente.

Além disso, é fundamental que o novo empreendedor tenha conhecimento sobre nota fiscal, caixa, salário, capital de giro, dentre outros critérios que estão presentes no dia a dia de uma empresa.

Por esse motivo, é sempre importante buscar ajuda profissional, assim como a qualificação dos funcionários com o objetivo de oferecer o melhor serviço, tendo uma boa lucratividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *