grãos

Mundo dos grãos: do campo à indústria

O Brasil possui um destaque no cenário mundial na produção de grãos. Dentre os principais tipos de grãos, podemos destacar a soja, trigo e arroz.

Essa produção pode servir tanto para o mercado interno, mas, principalmente, para o mercado externo, tendo a China como um dos principais países que compram a nossa mercadoria.

O aumento da produção trouxe também um avanço tecnológico no campo, com novas formas de plantio mais otimizadas, máquinas no campo mais modernas, assim como maior qualificação por parte de quem planta.

Devido a importância dessa temática e desse setor de produção para a economia brasileira, nesse artigo vamos explicar sobre como funciona o tratamento com os grãos e sua comercialização.

Do campo ao tratamento industrial: o que precisa saber?

Os grãos são plantados no campo a partir de variadas tecnologias que são aplicadas para que a produção tenha qualidade e eficiência.

Após seu plantio e crescimento da planta, quando a mesma está preparada, os grãos são recolhidos por diversas máquinas e direcionados em caminhões que farão o transporte até o armazenamento ou ambiente industrial.

Ao chegar na indústria ou no local de armazenamento, o caminhão é direcionado para classificar esse grão. É importante verificar o tipo de grão para sua identificação. Também é feita uma análise dessa matéria-prima.

Esses locais também contam com a presença de uma balança digital 180kg e vários outros tipos de medidas, para saber a quantidade de grãos que chegou do campo.

Saber as medidas e quantidades dos grãos é importante até mesmo para sua comercialização. Por exemplo, diversos locais que trabalham com a comercialização de produtos naturais ou relacionados ao campo contam com uma mini balanca digital para verificar com precisão a quantidade que está sendo comercializada.

Os grãos também podem passar por um procedimento de limpeza, por meio de peneiras dentro da produção industrial. Esse processo serve para remover o pó dos grãos assim como alguns insetos que podem ter se deslocado nesse processo.

Muitos grãos apresentam um certo tipo de umidade e por isso, também precisam passar por um processo de secagem.

Após esse processo, esse grão pode ser direcionado para armazenamento em silos ou para algum outro tipo de tratamento na indústria, já que o mesmo pode dar origem a diversos produtos como barras de cereais, pães e massas, dentre outros.

Nesse processo de tratamento industrial, os grãos integrais são os que recebem menor tratamento, sendo menos quebrados e processados. Isso garante uma maior quantidade de fibras e benefícios á saúde.

A importância das notas fiscais e os tipos

Seja para quem trabalha diretamente na indústria e comercializada com outros países ou empresários, ou nos processos de revendas para outras pessoas, é fundamental contar com a emissão da nota fiscal.

A nota fiscal eletronica é um direito do consumidor e é emitida por meio de um software e um computador.

Esse documento contém informações sobre o produto, quem comercializou, dados como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e outras informações que são importantes para atestar a compra dos produtos e os impostos destinados ao Governo.

Ou seja, a nota fiscal conta com:

  • Informações e detalhes sobre o consumidor;
  • Tributação cobrada;
  • Frete;
  • Dados da empresa que comercializou;
  • Inscrição estadual;
  • CNPJ;
  • Dados do produto.

Esse documento é considerado obrigatório e serve como uma forma de fiscalizar a comercialização de produtos. Diante dessa importância vale destacar que existem vários tipos de nota fiscal, a depender da operação que será realizada.

A nota fiscal eletrônica é considerada a mais comum e pode ser utilizada em vários segmentos, desde lojas a oficinas.

Para empresas que fazem transporte de produtos com frete, existe outro tipo de nota fiscal. Isso serve para o transporte de cargas que circundarão diversos estados.

No caso tanto da importação como exportação (o que ocorre muito no mercado de grãos), a nota fiscal é a de importação e exportação.

Outros serviços indispensáveis

Além dos serviços que citamos nesse artigo, como do processo industrial ser feito com qualidade e da emissão da nota fiscal, vale a pena citar a importância dos processos de manutenção industrial, principalmente, a manutenção elétrica industrial.

O uso da energia elétrica é fundamental para o funcionamento das máquinas e armazenamento dos grãos, contagem, ou quebra. Por isso, realizar a manutenção preventiva é fundamental para evitar danos maiores à produção e elevados gastos.

Outro detalhe importante para lojas e segmentos de grãos, é contar com a express entregas, por meio da contratação de um motoboy. A ideia é não perder os clientes que realizem compras online, associando também outros serviços de fretes e contato com transportadoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *