Melhores tecidos para blusas femininas

Ao comprar uma peça de roupa, você dá uma olhada na etiqueta para saber do que ela é feita? Já parou para pensar como tudo isso pode influenciar na funcionalidade, no caimento e no conforto dela? Então é chegada a hora de refletir sobre isso nesse artigo com os melhores tecidos para blusas femininas.

O universo têxtil é vasto demais para ser resumido aqui, mas entender o básico de como os tecidos funcionam ajuda na hora de escolher uma peça. O importante é lembrar: não existe um tecido melhor do que o outro, mas uma variedade deles e com particularidades que fazem com que uns funcionem melhor do que outros para determinados objetivos.

Tecido, sintético ou artificial?

Os tecidos são feitos de fibras têxteis que podem ser naturais (algodão, linho, lã, seda), sintéticas (poliéster, poliamida, acrílico) e artificiais (viscose, acetato). Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.

Os tecidos naturais podem ter origem animal, como a lã e a seda, vegetal, como o algodão e o linho, ou mineral, como o amianto. Eles encolhem mais, amarrotam e desbotam com mais facilidade. No entanto, são mais maleáveis e confortáveis, além de permitirem à pele respirar melhor.

Já a fabricação dos tecidos sintéticos usa como matéria-prima produtos não-naturais, principalmente o petróleo. Eles não amassam tanto, tem um toque suave, uma secagem rápida e desbotam com menos facilidade. Por outro lado, são tecidos bem mais quentes e não absorvem a transpiração, podendo deixar um mau cheiro na peça.

Muito parecido com os sintéticos, os tecidos artificiais são produzidos quimicamente utilizando matérias-primas naturais, principalmente da celulose, como é o caso da viscose, liocel e acetato.

Melhores tecidos para blusas femininas

Feita essa introdução sobre tecidos, dá para entender por que aqueles modelos de blusas de manga comprida de algodão podem ser bem mais fresquinhos do que a regata de poliéster, não é mesmo?

Algodão

Poucas peças são tão acolhedoras como a blusa de algodão. Confortável, leve, suave e macia ao toque, ela é uma boa opção para os dias quentes, além de ser durável mesmo com muitas lavagens.

Linho

Semelhante ao algodão, o linho é ainda mais resistente. Sinônimo de conforto e elegância, seu ar rústico e fresco é uma chamada para o verão. E ainda conta com outra vantagem: as blusas femininas de linho tendem a ficar com uma aparência ainda melhor a cada lavagem.

Seda

A seda é considerada o tecido mais nobre, já que é uma fibra obtida a partir da produção do bicho-da-seda. Elegante e atemporal, uma blusa de seda pode viver anos no armário, já que o fio oferece, além de maciez e finura, grande resistência.

Viscose

Viscose é praticamente sinônimo de tecido fresquinho: confortável, macio e, assim como o algodão, não retém calor e permite a transpiração, a blusa de viscose se tornou uma excelente opção para o verão seja nas versões com alça ou com manga.

Muito parecida com a seda, a viscose, por ser bem fina, tem um caimento elegante, além de possuir um alto teor de absorção, permitindo uma variedade de cores e tons.

É fácil de passar e lavar e hoje em dia há opções de viscoses mais encorpadas que, além de amassarem menos, também tem uma durabilidade maior.

Viscolinho

Combinação da viscose com o linho, o viscolinho é ideal para quem está atrás de um caimento leve e um toque natural.

As blusas femininas de viscolinho podem ser usadas tanto em ocasiões despojadas e informais, como em eventos mais formais, como por exemplo, no local de trabalho.

Crepe

O crepe vem do francês “crespo” por causa da textura mais granulada e o toque mais seco. Existem muitas variações deste tecido, dos mais leves (crepe bubble, crepe nuage, crepe lorraine) aos mais encorpados (crepe dior, crepe vogue, crepe pasquale e valentino).

A blusa de crepe pode ser confeccionada com o tecido mais leve e trazer um caimento mais soltinho e por isso ficam bem em blusas mais folgadas. Já os mais encorpados são mais estruturados e tem elastano. Mais leve ou mais encorpado, o crepe é elegante e acaba funcionando também em blusas sociais para ambientes corporativos.

Deu para perceber como o mundo têxtil é imenso e plural, né? Conhecer um pouco dele e dos melhores tecidos para blusas femininas com certeza vai te ajudar a escolher bem suas peças, entender como funcionam e te proporcionar mais consciência na hora de consumir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *