Marketing jurídico: como ter um perfil de sucesso no Instagram

 O futuro da advocacia é ter mais proximidade com os clientes. Para alcançar esse objetivo e se destacar no mercado, invista no marketing jurídico. 

A frequência diária de uso nas redes sociais pela população é cada vez mais alta. Por isso, ter um perfil ativo e bem relacionado é uma prática importante para alcançar seu público alvo de forma mais certeira. Mas você sabe como fazer um marketing jurídico de forma estratégica?

O futuro da advocacia, assim como de outras profissões, é tecnológico e com mais proximidade dos clientes. Dessa forma, investir em um Instagram Jurídico é uma estratégia importante para ter destaque no mercado.

Além de permitir aumentar sua autoridade, navegar pelas redes sociais é uma forma de auxiliar o crescimento do seu escritório e da sua carteira de clientes e de encontrar algumas boas parcerias.

Mas, para isso, é fundamental conhecer as boas práticas de marketing digital e os limites impostos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim como saber adotar uma postura estratégica nas mídias digitais. Confira!

A construção de um perfil estratégico

Para ter uma boa performance no Instagram, é preciso pensar estrategicamente todas as informações e ações da sua conta. Veja algumas dicas para marketing jurídico no instagram e engajamento com o público:

  • Bio completa: a bio descrição (bio) é onde você descreve sobre quem é você e os seus serviços, de forma breve e direta. Por isso, é fundamental usar as palavras certas para fazer um resumo na bio instagram advogado, citar a sua especialidade, colocar o número da OAB, site profissional e contato. 
  • Perfil comercial: vai ajudar a ter mais recursos, tanto para se relacionar e atrair os seguidores como para mensurar os resultados.
  • Perfil profissional: Não misture o perfil profissional com o pessoal na área do marketing jurídico é importante tomar um pouco mais de cuidado com as postagens muito pessoais. Portanto, se você não quer regular o que post sobre a sua vida particular, recomendamos separar os perfis pessoal e profissional.
  • Conteúdos interessantes: ponto fundamental na estratégia de marketing jurídico. E existem diversos formatos que você pode explorar: vídeos, notícias, explicações de julgamentos, artigos, tarefas do dia a dia.
  • Hashtags: tão importantes quanto o conteúdo, pois servem de âncora para que os usuários encontrem suas postagens.
  • Atenção ao código de ética: ao planejar suas postagens é imprescindível ter cuidado com as limitações do Código de Ética da OAB e as restrições de ações e conteúdos.

 

Conteúdo jurídico de qualidade

O conteúdo jurídico é a base para qualquer estratégia de sucesso de um Instagram advogado.

É sempre por meio das informações disponibilizadas na rede social que o advogado ou escritório de advocacia vai atrair clientes para o site. Ou demonstrar sua autoridade no assunto, gerando confiança e credibilidade para aumentar o fechamento de contratos com clientes digitais.

Por isso, é importante destinar um tempo para pensar no conteúdo que você vai criar, fazer um planejamento desses assuntos e, então, produzi-los com qualidade.

Produção de conteúdo jurídico para o Instagram

Produzir conteúdo jurídico nas redes sociais é atrelar a sua imagem ao conteúdo publicado. Então, o tipo de conteúdo e os assuntos vão depender da experiência de cada advogado.

A estratégia por trás do marketing jurídico é conhecer as dores dos seus clientes, quais as dúvidas e os assuntos jurídicos eles buscam nos mecanismos de buscas. Com essas informações, você faz o planejamento de conteúdo para suprir essas demandas. Sem esquecer, é claro, de uma boa copy para atrair a atenção e de hashtags para ser facilmente encontrado.

Para gerar maior engajamento, use stories e interaja com seus seguidores! 

Perfis para você se inspirar

Se você buscar no próprio instagram, vai encontrar diversos perfis de advogados e empresas com boas estratégias de marketing jurídico. Aqui separamos três para você conhecer e se inspirar, veja:

  • @simplificandodireito: o perfil gera conteúdos que simplificam os termos robustos do direito. Além disso, mostra a rotina dos profissionais da área, gerando identificação com seus seguidores.
  • @direito_em_conquista: tem como público alvo os estudantes de direito, uma boa estratégia para aumentar a rede de influência no mercado.
  • @advogadoindispensavel: de forma descontraída, conta situações do universo da advocacia.

Se quiser buscar outros, experimente buscar pelas hashtags: Instagram Jurídico, marketing jurídico digital, instagram para advogados, marketing jurídico instagram, instagram advogado.

  

Analisando os resultados do Instagram Jurídico

Para saber se seu Instagram para advogados está gerando resultados, primeiro é preciso definir qual o objetivo do marketing jurídico digital. Como, por exemplo, atrair mais pessoas para o escritório, gerar mais relacionamento e parcerias, ganhar curtidas e aumentar a base de seguidores.

Com o objetivo definido, você consegue olhar para os gráficos e analisar os indicadores com mais assertividade.

Quando está no modo comercial, o Instagram disponibiliza relatórios gerenciais na aba de informações, dentro de configurações.

Então, essas são as dicas para investir no marketing jurídico e ter um perfil de sucesso no Instagram.

Quanto maior for a sua atuação nessa mídia, maior tende a ser o engajamento, o reconhecimento e a oferta de trabalho. Utilize todas as ferramentas e meios disponíveis para uma boa gestão de mídias sociais e divulgue seus serviços com maestria e assertividade!

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