Um dos maiores problemas provenientes de uma má alimentação, nos dias atuais, é a obesidade que se caracteriza pelo excesso de gordura no corpo, servindo como fonte para o desenvolvimento de doenças cardíacas, respiratórias e diabetes.
A fim de evitar que a obesidade continue crescente, as pessoas têm estado mais atentas e cuidadosas com a saúde.
Como resultado o mercado de produtos naturais compostos por grãos, verduras, legumes e produtos relacionados a uma alimentação mais saudável e natural vem crescendo e ganhando força no mercado.
Para investir neste mercado rentável é preciso conhecer os perfis de públicos consumidores e oferecer todos os produtos necessários as suas dietas.
Além disso, para se manter competitivo no mercado é necessário oferecer todos os serviços que são tendencia e se adaptar aos novos modelos de venda.
Tipos de consumidor
Conhecer o público é fundamental para compreender suas demandas e necessidades.
Hoje é possível identificar quatro perfis que podem ser mesclados aos mesmo tempo, sendo eles:
- Glúten free;
- Diet e light;
- Vegetariano;
- Vegano.
As pessoas que buscam por alimentos sem glúten ou trigo podem ser para uma dieta mais restritiva e saudável ou porque possuem a doença celíaca, em outras palavras intolerantes ao glúten, que por sua vez é uma proteína presente na cevada, trigo e aveia.
Segundo os dados do Conselho Nacional de Saúde, existem ao menos 2 milhões de brasileiros que possuem esse tipo de intolerância.
O público que busca por alimentos com menos adição de gorduras e açúcares são os que fazem parte do consumo de alimentos lights e diets, além dos diabéticos que não podem consumir açúcar e carboidratos com farinha branca, apenas produtos de grãos integrais.
Com isso eles conseguem ter mais controle da doença e ao ter uma alimentação correta e balanceada.
Os vegetarianos assim como veganos são adeptos de uma dieta que não há o consumo de carne e no caso dos veganos nem dos produtos derivados como leite, mel e ovos.
Dessa maneira, buscam nas lojas de produtos naturais alimentos ricos em proteínas e nutrientes necessários ao corpo.
Diante dessa variedade de públicos é precioso atender todas as restrições alimentares e dietas que são mais saudáveis para que os clientes fiquem satisfeitos e voltem sempre a loja em busca dos produtos ideias as suas alimentações e dietas.
Modernizando e atualizando o atendimento
As tecnologias são aplicadas em diferentes segmentos comerciais com o propósito de tornar as atividades e funções mais simples de serem realizadas, além de aumentar a qualidade e padronização dos processos. Um dos avanços que a tecnologia permitiu foi o atendimento online.
As lojas virtuais tem sido cada vez mais utilizadas pelas pessoas devido aos seus benefícios e facilidades de compra, nesse cenário não há filas, problemas com o deslocamento e dificuldade na busca dos produtos que podem ser inseridos ao carrinho em um clique selecionando a quantidade de cada produto adquirido.
Com a entrega via motoboy na residencia de cada consumidor que adquire os produtos em um pequeno prazo de entrega.
Além das lojas virtuais a tecnologia também deixou o atendimento mais rápido e dinâmico nas lojas físicas, por meio de sistema de administração que podem ser personalizados e programados de acordo com as necessidades de cada empreendimento.
Além disso, os equipamentos que auxiliam no desenvolvimento das atividades passaram a ser melhores, como a balança digital de precisão utilizada nos processos de medição de todas os produtos que são disponibilizados tanto a granel quanto em quantidade e pacotes padronizados com medidas preestabelecidas.
As balanças de precisão são os produtos mais modernas, com mais sensibilidade aos produtos e materiais elas conseguem promover uma medição perfeita e padronizada.
Por ser mais sensíveis elas precisam ser mais calibradas com mais frequência para que os resultados expressos sejam sempre confiáveis.
No mercado a diferentes modelos disponíveis para atender todas as demandas de medição.
Para esse modelo de estabelecimento o mais indicado é a mini balanca digital, pois os pacotes e quantidades medidas são baixas, fazendo com que o modelo menor seja a melhor opção, sendo facilmente alocadas, são mais baratas e fáceis de serem transportadas e instaladas.
Um outro processo importante que precisa ser inserido aos caixas é o programa de emissão de notas fiscais eletrônicas, disponibilizadas pelo governo e que são de emissão obrigatória ao cliente.
A nota fiscal eletronica serve para que haja mais controle da mercado e impostos que são coletados.
Por fim, é necessário o investimento em parcerias que beneficiem o desenvolvimento do negócio.
Como a há uma grande variedade de produtos consumidos a quantidade de fornecedores é alta e precisam ser selecionados com precisão e qualidade, pois a qualidade dos produtos comercializados reflete na imagem, por isso a fabrica de granola e as demais fabricantes precisam ter produtos e alta qualidade para consumo.