Como identificar e lidar com notícias falsas

Notícias falsas não devem surpreender o usuário médio da Internet. Isso porque foi criado o desejo de aumentar a quantidade de ‘cliques’ e tráfego na Web e se tornou um problema sério para marcas e editores de mídia on-line como o Facebook.

Essas partes de conteúdo fraudulentas usam uma estratégia de isca de clique para aumentar a quantidade de tráfego do site para a qual esperam converter em receita recebida devido aos anúncios.

O aumento da popularidade decorre do fato de sites de mídia social e online estarem se tornando a principal fonte de informação para os usuários.

O objetivo das notícias falsas é criar polêmica e fazê-lo rapidamente.

No entanto, esse dano pode manchar a reputação da marca de uma empresa rápida e severamente.

Assim como qualquer outro vilão, existem maneiras de combater e proteger sua marca contra esse problema.

Abaixo estão 5 dicas que ajudarão você a proteger sua empresa contra notícias falsas e manter a reputação de seus negócios.

1. Monitore menções online

Toda empresa precisa monitorar frequentemente sua presença online e nas redes sociais.

A implementação desse tipo de sistema permitirá que você tenha uma forte influência sobre sua marca e seja alertado imediatamente se  ela estiver sendo deturpada.

Isso pode ser feito verificando constantemente os resultados da pesquisa vinculados à sua empresa. 

Para isso, você pode usar o alerta do Google ou qualquer outro software de monitoramento para informar se uma notícia falsa foi criada sobre sua marca.

2. Avalie a história

Se uma notícia falsa sobre o seu negócio for divulgada, você deve ser proativo e avaliar a história.

Há seis perguntas principais que é preciso fazer ao avaliar:

  • O que o artigo diz?
  • Quantas pessoas já viram
  • O que estão falando e compartilhando?
  • Quão prejudicial ou difamatório é para o seu negócio?
  • Quem o publicou?
  • Pode ser retirado da fonte?

3. Crie um plano de ação

A empresa deve ter um plano que será imediatamente colocado em ação ao ser envolvida em notícias falsas.

As notícias são rápidas, portanto, não ter um plano de ação ou ser lento para resolver o problema pode causar ainda mais danos para a sua marca.

Desse modo, um plano de ação pode criar uma estrutura eficaz para lidar com a situação rápida e adequadamente.

Embora os clientes em potencial precisem ser informados, os clientes existentes – com quem você faz negócios regularmente – devem ser sua principal prioridade.

O marketing por SMS é a ferramenta perfeita para contatá-los com uma mensagem de garantia com rapidez nos tempos de resposta e altas taxas de resposta.

4. Sua resposta

A maneira como você responde à notícia falsa pode determinar ainda mais o tipo de impacto que a história terá.

Dependendo do quão prejudicial é a notícia falsa, há duas opções:

  • Se é simplesmente uma história no nível da superfície, alguém provavelmente poderia suportá-la;
  • A empresa poderia usar sua plataforma para abordar a história e fornecer informações precisas sobre o assunto.

Sugere-se que o envolvimento direto com a fonte de notícias em público não seja a melhor forma de ação, pois isso pode aumentar a popularidade da história e causar mais danos do que benefícios.

5. Medida cautelar

Não publique nada factual em sua empresa ou página pessoal que você não tenha seguro, ou garantias da veracidade.

Compartilhar esse tipo de notícia inclui você no ciclo do qual está tentando evitar e se proteger.

Compartilhar notícias falsas também pode afetar negativamente sua credibilidade.

Para resumir, esteja pronto e apto a lidar com notícias falsas de modo a preservar sua marca nos tempos de fake news e redes sociais.

Esse texto foi desenvolvido pela equipe do blog Real secure web, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos.

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