saúde da mulher

Exames de rotina para a saúde da mulher

Se você é uma mulher que não tem acompanhado as consultas médicas de rotina e os exames de saúde, seja pela correria do trabalho, filhos, e afazeres domésticos, está na hora de mudar esta realidade.

Visitar seu médico de cuidados primários, ginecologista e outros médicos ajuda a proteger sua saúde.

Os exames de rotina para a saúde da mulher podem detectar pequenas, mas significativas, mudanças em sua saúde muito antes de você sentir qualquer sintoma.

Isso ajuda os médicos a identificar problemas de saúde precocemente, quando são mais fáceis de tratar.

Principais exames para a saúde feminina 

Confira a seguir os principais e sugeridos exames para a saúde feminina, em várias idades (com base no risco médio de qualquer doença em particular), como cuidado com urologia feminina em Brasília.

Mamografia


As mamografias são recomendadas anualmente para mulheres de 45 a 54 anos. Se preferir, você pode começar a fazer mamografias anuais aos 40 anos.

 

Mulheres com 55 anos ou mais devem fazer mamografias a cada 2 anos se os exames anteriores forem normais ou puderem continuar com exames anuais.

 

Papanicolau


Os exames de Papanicolau (teste que detecta câncer do colo do útero) são recomendados a cada 3 anos para mulheres de 20 a 29 anos.

Mulheres de 30 a 65 anos devem fazer um teste de Papanicolau e também um teste de papilomavírus humano (HPV) a cada 5 anos ou apenas um teste de Papanicolau a cada 3 anos. Também é importante agendar um exame anual com obstetra.

Colonoscopia


Se você tem 45 anos ou mais, é hora de agendar sua primeira colonoscopia, um teste de triagem que detecta câncer de cólon .

As colonoscopias são recomendadas a cada 10 anos se sua primeira colonoscopia for normal. Se alguma coisa for encontrada durante esta triagem, você pode ser instruído a repetir o teste com mais frequência.

Teste de densidade óssea

Este teste ajuda a identificar a osteoporose , uma doença relacionada à idade que enfraquece os ossos, tornando-os mais propensos a quebrar. Um teste de densidade óssea geralmente é recomendado para mulheres aos 65 anos.

 

Triagem de Pressão Arterial


A pressão arterial elevada (hipertensão) aumenta o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença renal. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA  recomenda:

  • Se você tem entre 18 e 40 anos, faça um teste de pressão arterial a cada 3 a 5 anos, desde que sua pressão arterial esteja normal.
  • Após os 40 anos, agende exames anuais. 

Exame de sangue


Doenças cardíacas, anemia, diabetes e outras condições graves podem ser detectadas com um exame de sangue anual. Conhecer informações básicas sobre seu colesterol, açúcar no sangue, ferro, e outras leituras ajuda a mantê-lo mais saudável.

Além dos exames de sangue para detectar e tratar alergias no RJ, que possivelmente possam ter aparecido.

Exame para câncer de pele


Alterações nas pintas ou o aparecimento de novos crescimentos podem ser sinais de câncer de pele. A Skin Cancer Foundation recomenda que você faça um exame de corpo inteiro uma vez por ano.

Exame oftalmológico

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia , você deve fazer um exame oftalmológico:

  • Pelo menos uma vez em seus 20 anos;
  • Duas vezes em seus 30 anos;
  • Quando você tem 40;
  • A cada ano ou dois, se você tiver 65 anos ou mais.

Exames oftalmológicos em Jundiaí devem ser mais frequentes se você usa óculos ou lentes de contato, ou tem uma condição ou doença ocular.

Exame odontológico


Visitar o dentista na Casa Verde a cada 6 meses reduz o risco de cáries e doenças gengivais. As visitas ao dentista de rotina não apenas mantêm os dentes com a melhor aparência, mas também a saúde das gengivas ajuda a protegê-lo de outros problemas de saúde que podem ser afetados pela doença gengival.

As idades e a frequência sugeridas para muitos testes são baseadas em recomendações gerais para pessoas com risco médio de uma condição ou doença específica. 

Se você estiver em risco aumentado, seu médico pode sugerir que você comece a testar em uma idade mais precoce ou faça exames com mais frequência.

Embora essas recomendações de rastreamento sejam especificamente para mulheres, todos os exames de saúde listados, com exceção de mamografias, exames de câncer do colo do útero e testes de densidade óssea, também são recomendados para homens.

Considerações finais


Como pudemos ver ao longo deste conteúdo, a realização regular/anual dos exames para a saúde da mulher são fundamentais para o diagnóstico precoce de diferentes tipos de doenças e condições, para o tratamento e cura.

Este conteúdo é de caráter informativo e não deve ser utilizado para autoavaliação. Siga sempre as orientações do seu médico.

Texto escrito por Monique Horrana da Agência Médico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *