escola

Escola pode acompanhar a vida acadêmica de aluno

O ambiente educacional deve ser cheio de regras e restrições, para a segurança de estudantes e funcionários que atuam nessa área. Essa preocupação é um dos pontos observados pelos, pais, mães e responsáveis que procuram uma escola para a inscrição de crianças e adolescentes.

Há outros quesitos que são observados pelos clientes, e que o empreendedor que atua nessa área deve estar atento. São pontos específicos, que ultrapassam a questão do planejamento pedagógico, já que isso é fundamental para qualquer escola.

O alinhamento com as diretrizes propostas pelo Ministério da Educação e pelas secretarias estaduais e municipais é uma obrigatoriedade pré-estabelecida, desde o princípio da construção de um estabelecimento educacional que atenderá alunos em fase de aprendizagem até o segundo grau.

O que os responsáveis buscam para alunos e alunas são atividades extracurriculares, escolas que provocam o saber de formas diferenciadas, fazendo os estudantes participarem de ações que ampliam o horizonte do conhecimento.

Primeiros passos até a formatura colegial

Muitos papais e mamães precisam voltar a uma rotina normal após o nascimento de um filho. A ajuda de amigos e parentes é sempre bem-vinda, mas muitos precisam encaminhar a criança para um local que possa ter cuidados específicos.

Dessa forma, muitos estabelecimentos educacionais oferecem os serviços de berçario e creche em tempo parcial ou integral.

Em alguns casos, pais e professores vão se ajustando aos horários de acordo com o horário de funcionamento da escola e o horário de trabalho e outras tarefas que fazem parte da rotina de uma família.

Os empreendedores que investem nesse modelo de negócio tendem a expandir os serviços, construindo ambientes apropriados para atender:

  • Maternal para bebês;
  • Creche para crianças;
  • Salas de educação fundamental;
  • Aulas para adolescentes.

Os prédios podem variar, mas o projeto pedagógico de uma escola particular integral atende os estudantes desde a primeira infância até o final de sua adolescência, compreendendo boa parte da vida e na formação de um cidadão.

A divisão de ambientes em prédios distintos serve para que as adaptações arquitetônicas atendam de forma confortável e segura os principais usuários, que são os alunos.

A diferença de idade entre eles exige que certos espaços sejam mais apropriados para o uso no dia a dia, como carteiras e cadeiras de sala de aula com altura correta, para manutenção da postura.

Uniformização compreende todos os envolvidos

A padronização de roupa é uma forma que os alunos e funcionários de uma escola encontraram para se identificar e nivelar todos em um mesmo grupo.

Isso serve para os professores, para a equipe que trabalha na secretaria escolar e outros agentes que estão envolvidos no dia a dia de um estabelecimento escolar.

Para os funcionários é uma forma de ser identificado quando os pais, mães e responsáveis precisam conversar com alguém sobre um assunto relacionado à escola. Aqueles que trabalham em outros setores, serve como um equipamento de proteção individual.

Podemos exemplificar com o uniforme de limpeza masculino utilizado pelos funcionários que cuidam da manutenção das áreas internas e externas, como higienização e jardinagem.

Da mesma forma, funcionários da cantina devem utilizar aventais e toucas para o preparo dos alimentos, seguindo normas regulamentadoras da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Empresas terceirizadas cuidam da segurança

O patrimônio escolar é um ambiente que deve ser bem cuidado e garantir a segurança de todos os usuários, tanto alunos quanto funcionários. Por isso, a formalização de parceria com uma empresa de segurança patrimonial é essencial para os empreendedores.

A disponibilidade de profissionais capacitados ajuda na administração de mobilidade urbana, na vigilância dos imóveis, inclusive no período noturno, e na condução dos alunos para as vans escolares, carros particulares dos responsáveis ou para junto de seus pais na saída da escola.

O emprego de tecnologia também é ideal, com um projeto que integra a vigilância constante a partir de camera de monitoramento em pontos estratégicos, assim como o acompanhamento em uma central sob a responsabilidade da empresa de segurança.

Segurança, conforto, educação diferenciada. Tudo isso e muito mais fazem a diferença quando os pais e responsáveis matriculam seus filhos, sobrinhos ou netos em uma escola particular.

A competitividade entre estabelecimentos educacionais é uma forma de garantir educação de qualidade. Os empreendedores que percebem essa necessidade junto à sociedade em que está inserido sai na frente dos concorrentes, até mesmo dos serviços públicos.

Com um projeto pedagógico moderno e eficiente desde os primeiros anos escolares, a tendência é observar o desenvolvimento dos estudantes até a vida adulta, o que é um grande mérito para os professores e corpo diretivo de uma escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *