Ergonomia: qualidade de vida no trabalho

Você pode estar se perguntando neste momento: o que é ergonomia? Vamos te explicar de forma simples.

Ergonomia nada mais é que ter qualidade de vida no seu ambiente de trabalho. Podemos defini-la como a relação entre colaborador e o ambiente de trabalho. 

A ergonomia influencia diretamente os envolvidos, seja na saúde como na produtividade durante o período em que se está trabalhando. 

Não é incomum funções em que o colaborador da empresa passa muitas horas sentado, e esse é um fator que acaba interferindo na sua produtividade, então recomenda-se que a empresa ofereça espaços de trabalho mais ergonômicos. 

Oferecer espaços agradáveis para seu colaborador tornará o período de trabalho muito mais rentável para ambas as partes. 

Ter um ambiente ideal de trabalho só irá trazer vantagens, entre elas vamos conhecer duas que se destacam:

Empresa preocupada com a saúde

Ao trabalhar com um espaço de trabalho ideal aos seus colaboradores, você se mostra preocupado com a saúde e principalmente com que o tempo que ele passa na sua empresa está sendo agradável. 

Aumento da produtividade 

Ao mostrar preocupados com a saúde de seus colaboradores, logo, o resultado será visto no aumento da produtividade. Portanto, ter um ambiente saudável e onde o colaborador sente-se bem para trabalhar irá resultar na produtividade e sua empresa só tem a ganhar. 

Para ter um ambiente saudável em sua empresa, são inúmeros as medidas que podem ser tomadas. Alguns itens, podem ajudar a tornar o período de trabalho menos remoto e mais agradável.

São inúmeras as possibilidades que existem para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, vamos conhecer apenas algumas que já irão fazer a diferença se aplicadas. 

No caso dos funcionários que passam por longas horas sentados na frente de um computador, o investimento em mesas e cadeiras de escritório que se adequem a eles é muito importante! Para auxiliar na escolha da cadeira, sugerimos que leia o blog post “Qual cadeira escolher para seu escritório?’.

A mesa e cadeira do colaborador devem estar ajustadas de acordo com a altura dele, e alinhado ao computador para que não seja preciso realizar algum tipo de esforço para enxergar e realizar suas tarefas diárias.

Além desses itens essenciais, temos outros que serão como complementos para o colaborador ter um dia de trabalho mais agradável. 

Entre eles encontramos o apoio para pés. Ideal para colaboradores que passam por horas sentados, o apoio para os pés irá auxiliar na circulação de sangue bem como em possíveis problemas de saúde.  Além disso, existem muitos modelos, e com certeza irá encontrar um que melhor se adapte ao espaço disponível. 

Ao investir em ergonomia para os colaboradores, você estará investimento em uma maior eficiência organizacional pois estará aumentando a segurança, saúde e o conforto para o colaborador.  

Nada adianta realizar os maiores investimentos se os colaboradores não forem instruídos de maneira correta a usar dos equipamentos, e principalmente ter os cuidados ideais com a saúde, como: cuidar da postura, praticar exercícios físicos, ter uma boa alimentação, se hidratar. 

A junção de todas dicas apresentadas não apenas trarão benefícios para empresa como também para os colaboradores. Lembre-se sempre: Ergonomia é qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Lembrando que não é apenas em ambientes de escritório que é preciso buscar por mais conforto e qualidade de vida aos colaboradores, como também todas as áreas merecem atenção uma vez que as vantagens a serem colhidas serão as mesmas. 

Agora você já sabe que investir em ergonomia que irá aumentar a qualidade de vida no trabalho, tem outra dica? Deixe nos comentários. 

Esse texto foi desenvolvido pela equipe do Blog Estrela10, loja de departamentos onde você encontra tudo para completar sua vida! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *