No marketing, cada mínimo detalhe implícito num produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma, estimulando ou dificultando sua compra muitas vezes de forma inconsciente, tal como no caso da psicologia das cores.
Mas afinal de contas, você sabe como o mercado recorre às cores para impactar positivamente o seu público consumidor? Neste conteúdo, você irá descobrir o poder das cores no marketing e vendas.
Vamos lá?
O que é a psicologia das cores?
Estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores, a psicologia das cores é uma área da psicologia que analisa e define os efeitos que cada cor provocam nas pessoas, como mudança de emoções, sentimentos, criação de desejos, repulsa e muito mais.
Neste contexto, é de vital importância que aprendamos a usar o significado de tal elemento de forma positiva para a transmissão de informações. Ou seja, é preciso que empresas tenham plena consciência desses fatores para que consigam conquistar seus objetivos de marketing e vendas.
Psicologia das cores no marketing e vendas: como aplicar no seu negócio?
Mesmo que as cores seja um fator de grande importância, muitas vezes elas são vistas como um tópico de design de baixa prioridade em estratégias empresariais.
De acordo com pesquisas recentes, mais de 93% dos consumidores consideram a aparência visual de uma marca em sua decisão final de compra. Portanto, não negligencie a psicologia das cores em seus projetos! O curso de PNL, te ajudará a conhecer melhor seus clientes! Uma escolha equivocada de cor pode culminar em resultados pouco satisfatórios.
Neste sentido, o primeiro passo é, desde o branding, pensar toda a sua comunicação utilizando a psicologia das cores de maneira correta. E para isso você deve responder a uma pergunta: que mensagem seu negócio quer passar a persona? Um curso de vendas também é essencial para sua empresa.
Com base na sua resposta, chegou a hora de analisar e avaliar o significado das cores. Afinal, sabemos que o vermelho e o azul, por exemplo, passam mensagens completamente distintas, não é mesmo?
O significado de cada cor
Amarelo
Cor que transmite acolhimento, otimismo e esperança, a cor amarela também pode ser usada para chamar atenção das pessoas, fazendo com que elas foquem em algo imediatamente.
O amarelo também pode estar associada à fome. Não à toa marcas conhecidas como Burguer King e McDonald’s as usam constantemente.
Azul
Há diversos tons de azuis. O mais escuro relaciona-se com confiança, poder e autonomia, sendo bastante usado no meio corporativo para que a mensagem de segurança seja passada com mais rapidez. Por sua vez, o azul claro dá uma ideia de sucesso e produtividade maior. Até mesmo um curso de hipnose pode se beneficiar dessa cor!
Exemplos de marcas: Samsung, PayPal, LinkedIn e Dell.
Branco
Cor neutra que simboliza a paz, o branco traz uma sensação de tranquilidade e harmonia. E quando combina com alguns outros tons, traz um contraste bastante interessante. Não à toa, ela é geralmente usada em fundos de blogs, emails, etc., para destacar outra cor mais impactante. Uma ótima opção para quem deseja um treinamento corporativo, por exemplo.
Exemplos de marcas: Amazon, Nike e Coca-Cola.
Cinza
Cor neutra assim como o branco, a cor cinza vai ao encontro de profissionalismo e responsabilidade. É comum que empresas de tecnologia combine ela com outras cores, ajudando a transmitir uma imagem de modernidade e inovação.
Exemplos de marcas: Mercedez-Bens, Apple e Renault
Laranja
Cor que inspira o dinamismo e o movimento, o laranja é bastante usado no segmento esportivo. Sua vibração ajuda a cativar clientes especialmente pela confiança e energia que transmite.
Exemplos de marcas: Gol, Harley-Davidson, MasterCard e Gatorade.
Marrom
Seguindo uma linha mais séria e sofisticado, o marrom é uma cor elegante que pode estar atrelada a um conceito mais rústico. Por isso, costuma ser usada por empresas de design de interiores e de produtos alimentícios específicos como café e chocolate.
Também consegue transmitir um sentimento de organização e engajamento.
Exemplos de marcas: Nespresso, Hershey’s e Louis Vuitton.
Roxo
O roxo traz uma sensação de nobreza e sabedoria, estando associado a emoções como tranquilidade e paz de espírito. A aplicação desta cor costuma ser comum em produtos de beleza e clinicas de saúde.
Exemplos de marcas: Nubank, Vivo e Yahoo.
Verde
Para a psicologia das cores, o verde está associado com a saúde, a vitalidade, a natureza e a fertilidade. Até um Master Practitioner em PNL pode se beneficiar dessa cor!
Qual a cor certa para a sua empresa?
Fazer testes é sempre fundamental. Por isso, é interessante testar duas opções para entender quais cores mais convertem para o seu tipo de público.
Isso é importante porque algumas vezes as cores podem despertar sentimentos diferentes, dependendo do segmentos do seu negócio.