Dicas para empreendedores que querem abrir uma farmácia

Anos atrás, as grandes lojas estavam todas assumindo os negócios familiares. Agora estamos começando a ver uma tendência de retomada das empresas individuais. As farmácias são uma área onde isso está se tornando lucrativo.

Muitas pessoas estão cansadas das farmácias da rede e querem um sentimento mais pessoal. Com uma pequena farmácia independente, os farmacêuticos podem conhecer seus clientes, e os clientes podem se sentir um pouco mais confiantes de que estão sendo atendidos.

Abrir uma farmácia pode ser um empreendimento gratificante, que oferece independência e a chance de construir algo seu. E é verdade que começar do zero normalmente é mais rápido e menos caro do que comprar uma farmácia existente.

Mas se você está pensando em abrir sua própria farmácia, não entre às cegas: é preciso muito trabalho, determinação e paciência no mercado competitivo de hoje.

Estamos aqui com um guia poderoso para mostrar a você dicas sobre abrir uma farmácia da maneira certa.

Começaremos com algumas perguntas frequentes para que você fique por dentro. Concluiremos com uma lista de verificação completa para iniciar sua própria farmácia.

Então, como alguém começa um negócio de farmácia? Não pode ser fácil, com tantas regras e regulamentos que regem os produtos farmacêuticos.

Como você começa? Embora muito esteja envolvido, é algo para o qual cada vez mais farmacêuticos estão se inclinando, e a chave é fazer isso da maneira certa. 

Pesquisa, pesquisa, pesquisa

Antes de qualquer coisa, reserve um tempo para pesquisar (como você está fazendo agora). Obtenha os fatos antes de mais nada.

Acesse sites que oferecem dicas, converse com os atuais proprietários de farmácias e encontre organizações que ajudam diretamente nessa área. Aprenda o que você está enfrentando antes de começar.

Sobre medicamentos, como por exemplo se um cliente chegar em você e pedir um msm enxofre orgânico, você precisa saber o local que esta é também o básico sobre o medicamento.

Decida que tipo de farmácia abrir

Você quer comprar uma franquia? Esta é uma opção mais fácil porque você terá ajuda para começar e um nome de marca que as pessoas reconhecem. Quer comprar uma farmácia que já existe? 

Assim como alguns médicos assumem os consultórios, você pode assumir uma farmácia e já terá uma base de clientes e relações com fornecedores estabelecidas. Você também pode começar do zero e, embora possa exigir mais trabalho, você cuidará disso desde o início.

Reunião com um advogado

Isso o colocará na direção jurídica certa, pois precisará conhecer todas as legalidades que esse negócio envolve. Um advogado pode orientá-lo sobre isso e estar disponível enquanto seu negócio decolar, se você tiver outras necessidades.

Crie um plano de negócios

Agora que você montou sua equipe e escolheu um local, é hora de entrar em detalhes: esboçar um plano de negócios preliminar. Um plano de negócios é essencial não apenas para ajudar a orientar os rumos da sua farmácia desde o início, mas para garantir o financiamento de investidores ou instituições financeiras.

Consulte seu advogado, consultores financeiros e outros membros de sua equipe para ajudá-lo em detalhes. E deixe-os dar uma olhada final depois de terminar para ter certeza de que parece coeso, realista e completo.

Verifique em empréstimos comerciais

Ao iniciar qualquer pequena empresa, a maioria das pessoas precisará contrair um empréstimo comercial. Procure a melhor opção para atender às suas necessidades. Você precisará de algum capital para começar a ajudar com a loja, pessoal e suprimentos.

Gestão Financeira 

Financeira prudente é a chave para a lucratividade de qualquer negócio, e na farmácia não é diferente.

Com a redução das margens de lucro, é mais importante do que nunca aumentar a receita e controlar as despesas sempre que possível. O orçamento inteligente é uma das maneiras infalíveis de garantir que sua farmácia mantenha a lucratividade.

Embora seja mais fácil falar do que fazer, algumas das dicas principais incluem:

  • Aproveite a promoção em torno de receitas populares ou itens personalizados para sua base de clientes.
  • Introduzir novos serviços como fluxos de receita adicional
  • Cortar em custos não essenciais ou identificar estratégias para reduzir custos (ou seja, colaborações ou parcerias, divisão de custos, etc.)

Nada disso será uma informação nova para o proprietário de uma farmácia. A chave é garantir que você está gastando tempo para pensar de forma crítica e ponderada sobre como fazer melhorias nessas áreas para aumentar sua capacidade de ser lucrativo.

Contratar pessoal licenciado adequado

Este não é o momento de distribuir empregos para amigos e familiares necessitados. Você precisará de um farmacêutico licenciado.

Você também precisará de outra equipe de suporte, e todas essas pessoas devem ser confiáveis, responsáveis ​​e treinadas. Um contador e um agente de seguros também são bens valiosos.

Construa sua base de produtos

Conheça as empresas farmacêuticas e decida como vai estocar seu produto. Pense em quantidades, necessidades e com que rapidez você pode obter algo que não estoca regularmente.

Esses são apenas os princípios básicos para começar. As farmácias são negócios complexos que precisam de cuidados com a manutenção e cumprimento de inspeções, conselhos estaduais e regulamentos federais.

Mas essas implementações existem por um motivo, para manter seus clientes seguros; não os deixe assustar você. Ter sua própria farmácia pode ser um negócio lucrativo e gratificante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *