estrutura hospital

Dicas de como montar um hospital

Um hospital também é uma estrutura empresarial e são empreendimentos complexos, com construção, estrutura e organização voltados para garantir a recuperação da saúde dos pacientes.

Os projetos dos edifícios de saúde dependem de conhecimentos diversos, como:

  • Funcionamento de procedimentos clínicos e administrativos;
  • Segurança física e biológica dos ambientes;
  • Organização dos diferentes setores, facilitando fluxos e procedimentos;
  • Precisão de flexibilidade físico-funcional para mudanças ou atualizações.

Além disso, é importante projetar ambientes confortáveis e agradáveis. Assim, eles não influenciarão negativamente no psicológico daqueles que irão conviver nos espaços.

No Brasil ainda há dificuldades com relação à qualidade arquitetônica dos prédios de saúde. Os profissionais, por vezes, não têm a experiência e formação adequadas, ao mesmo tempo em que os empreendedores costumam desconhecer a importância de contratar mão de obra especializada para os projetos de construções para a área da saúde.

Por isso, pode-se dizer que se trata de um mercado que apresenta boas oportunidades, mas também oferece desafios para a construção de edifícios de saúde eficientes, seguros e confortáveis.

Estruturas como vidro temperado e sistema de som em ambientes hospitalares, não são vistos como os mais importantes,  mas desempenham funções essenciais e, por isso, merecem destaque.

Vidro temperado

O vidro na arquitetura hospitalar é uma opção que garante versatilidade e praticidade. Além disso, é fundamental considerar que o box em vidro temperado preço costuma oferecer um bom custo-benefício.

As estruturas em vidro proporcionam um bom fechamento, tanto em espaços internos quanto externos. Nos espaços externos, o vidro consegue mediar relações entre ambientes.

Já nos fechamentos internos, o vidro é bastante utilizado para possibilitar a visão dos espaços hospitalares. Isso ocorre porque muitos procedimentos exigem contato visual. Afinal, por vezes, é necessária a observação dos pacientes de diversos ângulos pelas equipes médicas.

Quando for necessária privacidade em instalações com vidro, podem ser utilizadas cortinas ou persianas. Também há opções de vidros com diferentes níveis de opacidade e texturas.

Devido ao fato de ter uma superfície plana e lisa, de fácil higienização e assepsia, o vidro também se torna um material adequado para aplicação em praticamente qualquer ambiente hospitalar.

Ele deve ser higienizado de acordo com a rotina que a área requer, desde uma limpeza simples até uma desinfecção completa.

Há, ainda, opções de preço de box de vidro temperado antibactéria que, de acordo com fabricantes, permite a eliminação de 99% das bactérias, aumentando a segurança biológica dos espaços.

Já com relação ao bem-estar do paciente, existem diversos estudos dedicados à compreensão do conforto acústico, térmico e luminoso. Contudo, não existe um padrão, já que as diferentes regiões brasileiras têm entendimentos e necessidades distintas.

De qualquer forma, é importante que os responsáveis por projetar espaços hospitalares, com ou sem vidro temperado azul preço, se atentem para a humanização das construções de saúde, buscando entender os fatores que devem ser considerados para o bem-estar de pacientes e equipe médica, garantindo mais eficiência nos serviços realizados.

Sistema de som

Em clínicas, centros médicos ou hospitais, a sonorização é um fator que contribui para que pacientes e equipes médicas se sintam mais confortáveis e tranquilos.

A instalação de um tweeter para som pode ajudar a tranquilizar ou orientar as pessoas, no caso de procedimentos de rotina, por exemplo, ou em casos em que o local precisa ser evacuado.

Um bom projeto de sonorização, bem como a instalação de equipamentos de qualidade, permitem a transmissão de músicas, mensagens gravadas ou ao vivo. Assim, forma-se um ambiente mais agradável, em que as pessoas podem até passar a esperar pelas chamadas de áudio, criando um clima mais receptivo e alegre.

No caso do som tweeter, trata-se de um alto-falante de dimensões variáveis, semelhante ao utilizado como som automotivo.

Uma dica é procurar por especialistas em sonorização específica para ambientes de saúde. Também é recomendável transmitir o máximo de informações sobre o ambiente e a condição das pessoas que irão conviver nele para a criação de uma programação adequada.

Mais uma vez, é válido lembrar sobre a importância em contratar mão de obra especializada, qualificada e com experiência.

Isso é importante em todas as etapas e processos realizados nesse ambiente, seja para a reforma de um local ou na contratação de empresa de coleta de lixo hospitalar, para se ter uma ideia. Tal medida ajuda a garantir a qualidade e atenção às especificações técnicas.

A contratação dos serviços deve ser feita com atenção especial ao contrato de serviços. Este deve especificar materiais e instalações, estabelecendo também datas limite para as entregas. Um advogado pode ajudar bastante neste momento contratual, com consultoria especializada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *