EAD

Descubra se vale a pena investir na modalidade de ensino EAD

A revolução causada pela internet realmente transformou muitas das situações atuais da sociedade, isso favoreceu até mesmo o ensino com a modalidade EAD, dando oportunidade de pessoas conseguirem investir em estudos com mais facilidade. 

Até mesmo a própria maneira de se relacionar não é mais a mesma, já que muitos escolhem conhecer pessoas através de aplicativos de relacionamentos.

Entretanto, com certeza foi por meio da educação, e de cursos online que as coisas realmente começaram a se transformar. 

Principalmente, por entregar uma acessibilidade muito maior ao conteúdo informativo e também promover um estudo sem sair da sua cidade.

Hoje, é possível encontrar pessoas que estão totalmente capacitadas em várias áreas do mercado de trabalho que nunca precisaram pisar em uma sala de aula de faculdade ou curso técnico. 

Tudo foi feito de maneira a garantir uma maior inclusão e facilidade para os alunos. Mas, ainda assim, muitas pessoas se vêem relutantes a aceitar um estilo de ensino EAD, o que não faltam são opções complicadas que não dão bons exemplos.

Entretanto, queria usar este post para falar que realmente vale a pena investir na modalidade de ensino EAD.

Vale a pena fazer EAD?

A resposta, antes de mais nada é um sim, vale a pena estudar na modalidade EAD. Mas é importante dizer que você não precisa simplesmente confiar na minha palavra. 

Existem motivos fortes e importantes para garantir que você esteja no caminho certo, entre eles podemos citar os seguintes:

1 – Preço

Cursos online possuem preços muito mais acessíveis que a média de todo o mercado. 

Entretanto, é importante levar em consideração que muitos ainda são oferecidos de maneira totalmente gratuita.

Portanto, é normal essa diferença assombrosa porque a maioria dos cursos EAD não vão contar com uma série de despesas absurdas que cursos presenciais possuem, por exemplo: 

  • Contas de água;
  • Luz;
  • Aluguel
  •  A hora aula constante dos professores.

Lembrando que para conseguir bons resultados é importante verificar todos os fatores envolvidos, não somente o preço.

2 – Mobilidade

Outro ponto interessante é que você não precisa ir até um local de aula. Tudo é feito de maneira remota, utilizando até mesmo o seu smartphone, tablet ou computador.

Isto faz com que você possa estudar em praticamente qualquer lugar e qualquer hora. Por exemplo, no intervalo de almoço do trabalho, no ônibus, em uma fila de banco, entre outros.

3 – Velocidade

Não é que os cursos EAD sejam mais curtos que os tradicionais. 

Entretanto, a maneira com a qual você pode estudar realmente não depende de uma agenda de aulas e do comparecimento de um professor.

Assim, você pode simplesmente terminar uma aula e já começar outra. Emendando na velocidade em que quiser e que conseguir manter a assimilação do conhecimento.

Isto não tira a sua responsabilidade de estudar o conteúdo de verdade, mas com certeza facilita a absorção de conteúdo e garante uma melhor desenvoltura no dia a dia.

E também é possível ir mais devagar, caso seu ritmo não seja dos mais rápidos. Sem contar que não há nada de errado com isso, visto que você não estará preso a uma turma.

4 – Conteúdo idêntico ao presencial

Não é porque a faculdade é online que o conteúdo se torna pior do que o de uma aula presencial. 

Na verdade, a maioria dos cursos consegue entregar um conteúdo muito mais completo, além de se atualizar com as tendências do mercado com maior facilidade.

Isto é especialmente importante para quem está procurando cursos da área de tecnologia. 

Afinal de contas, as coisas se tornam cada vez mais aceleradas e ter uma atualização imediata pode muitas vezes ser importante.

Até porque você vai querer aprender a se virar sozinho na prática depois de concluir o curso.

5 – O mercado não vê diferença

Um ponto muito importante para quem quer optar por este sistema de ensino é entender que para o mercado não há diferença entre os dois tipos de aprendizado. 

O que os contratadores na maioria dos casos querem saber é se você realmente sabe se virar. Ter algumas dificuldades ao longo do caminho é bastante comum. 

Entretanto, para quem aprendeu a aprender por conta própria sempre tem mais facilidade para procurar respostas. 

Desta maneira é importante dizer que alguns contratadores até enxergam mais valor neste tipo de profissional.

Lembrando sempre é importante mostrar serviço, montar um bom currículo e um portfólio.

Como escolher um bom local de ensino

Ressaltando que um curso ou mesmo graduação, não passa a ser perfeito somente porque ele está sendo oferecido na modalidade EAD. 

Para que você consiga realmente ter certeza e tranquilidade na sua escolha, siga estes critérios:

Tradição

O local onde você irá aprender deve ter algum tempo de mercado para que seja devidamente avaliado. 

Muitas pessoas infelizmente ignoram fatores cruciais e escolherão somente pela apresentação visual do site. 

O que não é uma boa ideia, mais tempo de mercado significa que o local se manteve de pé com vários alunos.

Curadoria

Para saber se um curso é bom, normalmente você precisa se guiar pelas notas entregues por outros alunos. 

Agora, se você não tem um sistema como este que funciona de maneira adequada, então a melhor saída é verificar se o site tem curadoria própria, ou seja, algum setor que avalia a qualidade dos cursos que serão divulgados.

Certificado

Se você realmente quer ter um proveito sólido com o aprendizado do curso, vai precisar também de um certificado de conclusão. 

Desta maneira você terá como apresentar algo que tenha alguma validade para possíveis empregadores.

Considerações finais

Como você pode ver, a questão do ensino EAD está diretamente ligada à várias vantagens intrínsecas de um sistema online. 

Entretanto, para se conseguir resultados de verdade é necessário investir de uma maneira inteligente escolhendo uma boa faculdade.

Entretanto, muitas áreas, como a de TI, aceitam apenas cursos online com certificado para quem quiser começar. 

Tornando toda a trajetória profissional ainda mais barata e tranquila para que você se capacite e comece a trabalhar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *