Cursos que você precisa ter maior conhecimento para realizar

Com as transformações do mundo moderno, a busca por qualificação profissional em diferentes áreas de atuação têm sido um movimento. Seja para ingressar no mercado de trabalho, construir um plano de carreira ou desenvolver alguma habilidade que pode complementar a formação, há cursos de extensão que agregam ao currículo e a formação humana.

Neste cenário, enquanto algumas pessoas desejam fazer Aula de percussão por causa de um talento nato, outras buscam aulas de música para expressar sentimentos e desenvolver habilidades.

Da mesma forma, há pessoas que ingressam em cursos mais avançados do que suas referências e acabam esperando outras oportunidades para retomar os estudos.

Do profissional que trabalha como educador em Creches e jardins de infancia até o empreendedor que mescla duas áreas do conhecimento, há diversas opções no mercado. Inclusive, uma tendência cada vez mais forte no mundo dos negócios em relação à educação é a existência de iniciativas livres, cursos, estímulos à inovação e programas de desenvolvimento emocional.

Se você se interessa por esses assuntos, está em uma transição profissional ou deseja empreender na área de educação, esse post pode te inspirar!

Creches e jardins de infância

É na primeira infância que o desenvolvimento começa. Não é à toa que o estímulo às políticas públicas específicas para essa faixa etária ou a criação de iniciativas educacionais com foco na infância são uma tendência.

De acordo com a legislação brasileira, hoje uma criança de 4 anos já pode ingressar na educação infantil. Há diversas controvérsias sobre esse modelo de educação, mas, uma coisa é certa: psicoterapeutas, psicopedagogos e profissionais da educação, das artes e de outros ramos percebem a mudança na forma de aprender.

Em um mundo marcado pela tecnologia, as novas gerações cada vez mais buscam estímulos de aprendizado.

Por isso, não é incomum que os pequenos já entrem em um ambiente e queiram desenvolver habilidades como aprender a cantar.

Da mesma forma há crianças que se privam ou são privadas dessas novas formas de aprendizagem, entram no mercado de trabalho e perdem esse fio da meada.

Independente do formato da escola, da Creches e jardins de infancia, do espaço de aprendizagem da comunidade escolar e familiar ou ainda, das opções de aprendizado que vão do desenho até o uso de instrumentos musicais, integrar essas formas de aprendizado, em iniciativas empreendedoras é tendência pois:

  • As relações humanas estão mudando e as percepções também;

  • Com momentos de ruptura educacional e política, cursos livres são oportunidades;

  • As novas gerações possuem percepções diferentes, a partir da tecnologia;

  • Paradigmas estão se transformando e as pessoas precisam aprender;

  • Cada vez menos, a aprendizagem é um processo fechado;

  • Escolas livres, inovadoras e criativas estão se tornando referências.

Despachante operacional de voo

Assim como os conhecimentos e cursos na educação infantil podem provocar diversas reflexões e mudanças de comportamento, há pessoas que se encontram em cursos como o de Despachante operacional de voo.

Na prática, esse curso de extensão estimula a pessoa de fato operar uma aeronave. Com isso, os módulos são pensados para que as pessoa aprendam:

  • Como melhorar as estratégias de transporte aéreo;

  • Como planejar a segurança da carga e descarga;

  • Como desenvolver a melhor rota aérea pensando na logística;

Essas profissões nem sempre existiram de forma tão estratégica. Mas, contar com uma equipe multiprofissional que integra desde as aeromoças, o piloto de avião e um comissario de bordo é entender que a aviação está em mudança constante.

Da mesma forma outras áreas estão mudando e exigindo que as pessoas desenvolvam conhecimentos específicos, estratégicos e complementares para ter uma visão mais integrada no mundo.

Inclusive, esse perfil holístico é cada vez mais valorizado no mundo dos negócios e nos processos seletivos de empresas que trabalham com inovação e avaliação de competências e habilidades.

Ou seja, independente dos caminhos profissionais e das oportunidades de mercado, uma pessoa precisa estar acompanhando os cursos, os encontros e as habilidades para desenvolver mais conhecimento e ter melhores oportunidades. Não é à toa, que empreendedores, fundadores de startups e empresas inovadoras buscam e são compostas de profissionais com formações e atuações diversas.

Se você gosta desse estilo de aprendizagem, saiba que não importa se você faz uma Aula de percussão ou de teatro, mas trabalha com o direito. Os estímulos criativos são originados em processos diferentes e integrados e isso faz a diferença no olhar profissional e dos negócios. Pelo menos é essa visão que analistas de RH e profissionais de desenvolvimento apresentam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *