Curiosidades sobre enfermagem

Está pensando em estudar na área de saúde e deseja saber quais são as curiosidades sobre enfermagem?  Descubra aqui neste artigo informações importantes sobre a profissão e quais as principais áreas de atuação.

Enfermagem

Muitas pessoas acham a enfermagem uma profissão bonita e importante. Ela realmente é!

Principalmente, quando vemos os profissionais equipados com seus jalecos, kit enfermagem, equipamentos médicos e realizando cuidados com atenção em seus pacientes, podemos ver o quão bela é a profissão que ajuda a cuidar do próximo, contribuindo para sua melhora e tratamento da dor.

Apesar da profissão de enfermagem não ter obtido reconhecimento profissional até o final do século XIX, hoje ela é uma das mais regulamentadas e reconhecidas em nível profissional na área da saúde.

Mas essa não deve ser a principal razão para a tomada de decisão de estudar enfermagem, é preciso sentir que possui a vocação para o serviço, além do desejo de ajudar os outros.

A Enfermagem, desde a sua criação, é marcada por um forte componente vocacional, desfrutando de uma rica história repleta de grandes personalidades que atuavam no campo de saúde.

Além disso, eventos e curiosidades também são marcantes. Então, vale a pena conhecer se você está interessado em exercer essa linda profissão.

Primeiro diploma oficial de Enfermagem

Obviamente, como não pode ser diferente, atualmente, para trabalhar como enfermeira, é essencial ter um diploma oficial para a prática no campo da Enfermagem, mas esse nem sempre foi o caso, pois no século XIX a profissão não era reconhecida.

Origem do Dia Internacional da Enfermagem

Todo dia 12 de maio, o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado em todo o mundo, em reconhecimento ao trabalho diário dos enfermeiros, em prol da melhoria da saúde e bem-estar da população.

Em 12 de maio, a data em que Florence Nightingale nasceu, considerada a mãe da enfermagem moderna, foi o dia escolhido por Dorothy Sutherland, trabalhadora do Departamento de Saúde, Educação e Bem-Estar dos EUA, para propor em 1953 ao Presidente Eisenhower comemorar o “Dia da Enfermagem”.

No entanto, somente em 1965 que o dia da enfermagem foi comemorado pela primeira vez.

Hoje, todas as associações e organizações profissionais que reúnem profissionais da área, comemoram este Dia Internacional da Enfermagem todos os anos em homenagem ao trabalho de Florence Nightingale.

Como você pode ver, embora a profissão de enfermagem tenha séculos de história, porém uma demora pelo seu reconhecimento, felizmente hoje desfruta do reconhecimento profissional e social que merece.

Áreas em que a enfermagem pode atuar

Assistência: prestar atendimento a pessoas, famílias e populações nos diferentes níveis de atenção dos Sistemas de Saúde, realizando cuidados de higiene e conforto, realização de exames e outros.

Educacional: liderar o papel educativo em diferentes cenários do ensino de enfermagem, do nível técnico ao Superior.

Gestão: desenvolver habilidades administrativas e gerenciais em diferentes organizações de saúde.

Investigativo: gerar pesquisas próprias para a disciplina de enfermagem e interdisciplinar, que contribuam para a solução de problemas de saúde.

Exercício Independente: desenvolver o exercício do cuidado em programas especiais, na área comercial e em outras áreas relacionadas à saúde.

Se você está prestes a se tornar um profissional de enfermagem, ou deseja atuar na hora, é importante conhecer também uma loja de equipamentos médicos para adquirir os itens necessários para realizar seus estágios e trabalho.

Conheça a WN Web e confira todos os meios de segurança oferecidos para o seu e-commerce!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *