Quais os critérios de desempate em concursos públicos

O concurso público é a meta de inúmeras pessoas por todo Brasil. Não podemos negar que as oportunidades e condições de trabalho encontrada em diversos cargos, é de encher os olhos. 

Após fazer um concurso, a busca por saber a nota e o posicionamento é enorme.

Mas aqui vai uma pergunta: quais os critérios de desempate em concursos públicos?

Ninguém merece empatar com concorrentes em um concurso público. Mas sim, é mais comum do que você pode imaginar! 

Acontece que a quantidade de concorrentes costuma ser tão grande, a ponto de dezenas de pessoas tirarem a mesma nota em uma determinada prova de concurso.

E você? Sabe os critérios de desempate em concursos públicos?

Se quer saber mais sobre, sugiro em que venha com a gente aprender como é feito o desempate em concursos públicos. Vamos lá!

Critérios comuns encontrados em concursos público

Cada banca examinadora terá seus critérios para provas específicas. Em muitas bancas, abordam os mesmos requisitos básicos de sempre. 

Em algumas outras, você perceberá uma ou outra das medidas citadas ao longo do nosso bate papo.

Você pode fazer um curso online ou comprar apostilas para se preparar, passar horas do dia estudando, mas é preciso saber como funcionam todas as etapas do concurso, inclusive, os critérios de desempate.

Então, se você quiser saber mais sobre cada tópico de desempate, confira quais são eles agora mesmo!

Idade

A idade é um critério de desempate para concursos públicos na maioria dos casos.

A questão de desempate por meio da idade faz com que as pessoas de mais idade, levem vantagem ( a partir deste critério), onde caso role empate, a pessoa mais velha fica na frente.

Ainda não entendeu? Se você tiver 27 anos e empatou com a mesma quantidade de pontos com uma pessoa de 52, você estará atrás dessa pessoa a partir desse requisito.

Você deve estar se perguntando o porquê disso. É fácil… Você provavelmente terá tantas outras chances de conseguir a aprovação do que uma pessoa mais velha do que você.

Maior nota em uma determinada matéria

Outro requisito muito usado (quase sempre) é a maior nota em determinada matéria de mais importância a vaga em que você estará disputando. Isso mesmo! Você acha justo?

Explicando melhor por meio de “um exemplo”: Se você for fazer um concurso do DETRAN (DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE PORTO ALEGRE) e empatar com algum dos concorrentes no número de pontos total da prova, uma maneira de desempate, pode ser as questões voltadas a legislação de trânsito.

Entendeu? Aliás, mostra-se aparente que, caso você tenha tirado maior nota no tema principal daquele cargo, se faz mais merecedor e passa a frente de seu concorrente.

Títulos

Outro requisito de desempate são os títulos individuais que cada um carrega consigo. Para quem não sabe, vale o reconhecimento do que são Títulos:

Graduação, pós-graduação (mestrado ou doutorado), cursos de MBA, cursos de especialização e cursos livres de formação continuada (cursos profissionalizantes, por exemplo), publicação de livros, artigos e trabalhos científicos, além de experiência profissional.

Todos esses pontos acima são exemplos de títulos, que acrescentam mais pontos a determinado participante que o tenha, e também sendo critério de desempate.

Independentemente de qualquer ponto citado durante o artigo, não desanime: Estude! Está sem dinheiro? Apostilas grátis, Cursos grátis e vídeos aulas, estão disponíveis na internet para que você estude para concurso público.

Texto por: WNWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *