Saiba como conseguir o seu crédito rural da melhor maneira

Se você está em busca de crédito rural para o seu negócio, é importante entender como funcionam os juros, taxas e todas burocracias envolvidas nesse processo.

O agronegócio é uma das atividades principais da economia brasileira, ou seja, uma das mais importantes, economicamente falando.

Então, pequenos, médios ou até grandes produtores podem podem receber incentivos em forma de linhas de crédito em programas de desenvolvimento que passam por instituições financeiras ligadas ao BNDES.

Esse financiamento é direcionado para produtores e cooperativas com o objetivo de melhorar os processos realizados e, então, trazer mais vantagem competitiva a eles.

Além disso, também pode ser utilizado para custear a produção e comercialização dos produtos.

Entenda o que é o crédito rural

O crédito rural nada mais é do que uma modalidade de financiamento que tem como objetivo ajudar os produtores rurais brasileiros, associações e cooperativas a ampliar seus negócios e operações.

Esse tipo de financiamento é muito importante porque o setor agropecuário é um dos mais importantes do Brasil.

Os produtos produzidos são consumidos internamente e também exportados, o que exige a realização de investimentos nas propriedades e operações executadas.

A afirmação é confirmada por dados do Portal Brasil, que mostravam que a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola e pecuário seria de 3,61% para 2017.

Ao fim do ano os resultados foram ainda melhores, afinal, a agropecuária puxou o PIB de 2017, registrando um crescimento acumulado de 14,5%.

O resultado positivo é ocasionado principalmente pela produtividade do setor. Pois, os agropecuaristas brasileiros conseguem ter um retorno maior que os de outros países considerando o mesmo pedaço de terra.

E para que esses resultados positivos continuem surgindo e aumentando, muitas vezes, se faz necessário a procura por linhas de crédito rural.

Quem pode solicitar o crédito?

Os produtores rurais, sendo pessoas físicas com residência e domicílio no Brasil, têm direito de fazer a solicitação do crédito rural, assim como cooperativas ou empresas com sede administrativa brasileira.

O produtor que deseja obter acesso a esse tipo de financiamento precisa cumprir alguns requisitos, entre eles:

  • Apresentar plano simplificado, orçamento ou projeto técnico;
  • Definir um cronograma para uso e reembolso do valor;
  • Atentar-se às restrições e recomendações do Zoneamento Agroecológico e Ecológico-Econômico (ZEE).

O orçamento, projeto técnico ou plano simplificado deve apresentar os motivos pelos quais o financiamento está sendo solicitado.

Ele também deve apresentar a localização, capacidade de pagamento e fluxo de reembolso. Esse documento deve ser entregue na cooperativa de crédito, que fará a avaliação das informações.

Outras condições necessárias são:

  • Adequação, suficiência e oportunidade dos recursos;
  • Fiscalização pelo financiador;
  • Liberação direta aos agricultores ou por meio de associações formais e informais ou organizações cooperativas.

Os prazos de pagamento podem variar de acordo com a finalidade e a modalidade, a fonte dos recursos e o plano de produção, e os juros dependem somente da origem do financiamento.

Melhores alternativas do crédito rural

Como observado, existe a oferta de crédito rural por parte dos programas do Banco Nacional de Desenvolvimento, mas ela não atende necessariamente todas as demandas que você possa passar a ter.

Sendo assim, é muito importante realizar consultas por financeiras que ofereçam opções mais ágeis e menos burocratizadas de crédito, oferecendo toda a facilidade de pagamentos dos consórcios.

Uma excelente opção de empresa para buscar por financiamentos é a Prime Créditos.

A Prime Créditos e Investimentos é uma empresa que tem sua especialidade no segmento de consórcios e cartas de crédito contempladas. Se destacam por ser uma corretora de transparência, agilidade e credibilidade.

Colocando em prática

Neste conteúdo você aprendeu sobre o que é o crédito rural e como funcionam as linhas e modalidades deste financiamento.

Além disso, também foi compartilhado como esse tipo de empréstimo pode ser útil e auxiliar muitos produtores e cooperativas que se enquadram nos requisitos para solicitação do crédito.

Por fim, também compartilhamos uma excelente opção de empresa para que você possa buscar o seu empréstimo rural da melhor maneira possível e solucionar os seus problemas, te trazendo assim resultados muito positivos.