Entenda quando é necessário realizar o corte de árvore

O que muitas pessoas não sabem é que é necessário uma autorização para que possam ser feitos cortes de árvores, conforme as leis previstas pela Secretaria de Meio Ambiente.

A lei prevê uma permissão antes de cortar árvores grandes, ou cortar árvore da calçada que possa atrapalhar o trânsito de pedestres, ou que atinja os fios de energia.

É muito importante que a pessoa que for contratar o serviço para o corte de árvores esteja atenta a essa autorização já que ela se faz obrigatória em alguns estados e cidades brasileiras.

O corte de árvores deve ser executado por uma empresa de corte de árvores autorizada e que atue em conformidade com as leis ambientais, promovendo um trabalho que preza pela sustentabilidade ambiental.

Vale ressaltar que todas as normativas e boas práticas para o corte de árvores, estão descritas no Manual Técnico de Podas de árvores, criado pelas Secretarias do Verde e Meio Ambiente, juntamente com as Subprefeituras e devem ser seguidas pela empresa de corte de árvores.

Por que o corte de árvores é necessário?

A ação de corte de árvores é uma atividade necessária para obter um melhor desenvolvimento da arborização, bem como, oferecer a forma adequada para que a árvore cresça corretamente.

Por isso, deve ser executado por uma empresa de corte de árvores especializada.

Ao cortar uma árvore da maneira adequada é possível notar a sua harmonização e desenvolvimento bem-sucedido, sendo indispensável o acompanhamento de um técnico para uma avaliação antes da execução do corte de árvore.

A poda de árvores: uma intervenção preventiva

Se você tem um jardim, saberá que muitas plantas precisam ser podadas periodicamente para crescerem mais fortes e saudáveis.

Mas, além disso, árvores podem ser podadas para evitar que se tornem “causa” de problemas. E é por isso que a ação pode ser entendida como uma ação preventiva.

É o caso de árvores de baixa altura que atrapalham a visão de pedestres e motoristas, tampando placas de sinalização, por exemplo.

Ou daquelas que acabam tomando conta do passeio, impedindo a passagem.

Ou, ainda, das árvores altas o bastante para entrar em contato com cercas e fios elétricos, podendo causar curtos na rede e comprometer o fornecimento de energia.

O corte de árvores: quando se torna necessário

Por sua vez, o corte é uma ação mais drástica e caracteriza a retirada total da árvore.

Entre todas as cidades, algumas são caracterizadas como as mais arborizadas do país, muitas árvores são bem antigas e já começaram a enfraquecer por causa da idade e de doenças.

Sendo assim, quando uma árvore já está comprometida, e não pode ser salva, há risco de queda, ameaçando estruturas, veículos e vidas.

E, então, o corte se faz necessário.

Há, ainda, casos em que árvores são cortadas para atender a planos de alterações em vias e construções.

Nesses casos, é preciso estar ainda mais atento aos direitos e deveres apresentados na legislação.

O que você precisa saber sobre as leis do corte de árvore?

Na Capital de São Paulo, a Prefeitura flexibilizou as regras de poda e corte de árvores, conforme a nova lei 17.267.

Agora é permitido o corte de árvores ou remoção de árvores que estão impossibilitando a circulação de pedestres em calçadas.

Cortar árvore da calçada também é autorizado no caso de espécies cujo porte é considerado incompatível, ou seja, é permitido cortar árvores grandes na capital paulista.

Conforme a nova regra sancionada em dezembro de 2019, o corte de árvores em propriedade privada ou pública, fica a cargo da autorização, por escrito, do subprefeito da região e deve ser executado por uma empresa de corte de árvores especializada.

O responsável pela vegetação deve contratar uma empresa de corte de árvores, de competência, que se encarrega de delegar a um profissional engenheiro ambiental a tarefa de autorizar e fiscalizar o corte de árvores.

A lei foi sancionada com o intuito de realizar o corte de árvores de maneira rápida e adequada, reduzindo toda a burocracia administrativa, que envolve uma série de documentos para o corte de árvores em propriedade privada ou cortar árvore da calçada.

Colocando em prática

Neste conteúdo você conferiu informações importantes sobre a necessidade de cortar ou podar uma árvore.

Entre outros pontos, também foi compartilhado sobre a legislação que deve ser considerada antes de cortar ou podar uma árvore.

Então, caso você se enquadre entre as pessoas que precisam cortar uma árvore, entre em contato com uma empresa que seja responsável e cumpra o que a lei pede para que o serviço seja realizado da melhor maneira possível!

Uma ótima dica de empresa de corte de árvores de grande referência no mercado nacional é a AMP, entre em contato para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *