Construção: Dicas para construir o lar dos sonhos

Se você está passando pelo processo de construção da sua casa e não sabe muito bem o que fazer, saiba que você não está sozinho nisso. Afinal, é muito comum que as pessoas não saibam como começar a construção da sua casa.

Crédito da imagem: VivaDecora

Sendo assim, primeiramente, pare um minuto, feche os olhos e imagine o lar dos seus sonhos. Além disso, responda algumas perguntas, por exemplo:

  • Que características ele tem?
  • Qual é a sua decoração?
  • Que pequenos detalhes especiais você incluiria no projeto?
  • Entre outros questionamentos.

Sua visão é única, e por isso é muito difícil que você encontre tudo que sonha pronto no mercado. Para realmente ver sua casa dos sonhos se tornar uma realidade, nada se compara à construção de uma casa personalizada.

Crédito da imagem: Casa Vogue

Por mais gratificante que possa ser, a construção de uma casa do zero é desafiador e complicado. É por isso que é importante saber o que esperar para manter a construção da maneira mais tranquila possível.

Desse modo, aqui estão algumas dicas para construir o lar dos sonhos. Vamos lá?

Faça um orçamento realista do que você pode pagar

Crédito da imagem: Construindo Decor

Antes de embarcar em qualquer projeto de construção, seja ele uma alteração ou uma nova construção de uma casa, você deve se assegurar de ter uma quantia suficiente e um pouco a mais para imprevistos que possam surgir.

Uma vez que você tenha recebido conselhos qualificados, obtenha detalhes com seu orçamento. Inclua tudo o que você quer para sua nova casa.

Crédito da imagem: Arquidicas

Enquanto materiais e mão de obra devem ser cerca de 75% do valor total gasto, há também o custo do lote, taxas e impostos, compra de móveis, decoração, paisagismo e muito mais detalhes importantes.

Crédito da imagem: Decor Fácil

Além disso, certifique-se de que você tenha fundos disponíveis ou uma linha de crédito para pagar engenheiros, arquitetos e fornecedores ao longo da construção da sua casa dos sonhos.

Contratar bons profissionais

Crédito da imagem: Casa Vogue

O mais importante, de longe, é contratar as pessoas certas. Escolher profissionais ruins pode muito bem custar muito mais a longo prazo. Desse modo, é vital trabalhar com profissionais respeitáveis e que façam um ótimo serviço.

Também é importante que você esteja confortável com a ética e a personalidade dos profissionais que você escolher.

Crédito da imagem: Líder Interiores

Esta pessoa será significativa em suas atividades diárias durante os próximos meses e, dado seu papel na construção do que invariavelmente será seu maior patrimônio, provavelmente terá um impacto em você por anos futuros.

Para começar, além da pontualidade e da confiabilidade, deve haver, no mínimo, uma resposta rápida e útil às mensagens e e-mails. Você precisa sentir que esta pessoa ou estas pessoas estão completamente dedicadas ao seu projeto enquanto estão nele.

Crédito da imagem: Hansen Imóveis

A mesma coisa vale para o arquiteto, é vital encontrar uma mistura de autoridade, criatividade e empatia, na medida em que o arquiteto deve entender sua visão para sua casa dos seus sonhos.

Bem como, fornecer uma solução que esteja de acordo com seu estilo de vida e orçamento e objetivos finais para o imóvel, como residência pessoal, revenda, aluguel ou talvez uso como uma pousada, por exemplo.

Gerencie suas expectativas em relação à realidade

Crédito da imagem: Ideias Decor

É divertido listar cada coisa que você quer em uma nova casa, mas a realidade se instala quando você vê a lista no papel – e os preços. Talvez você tenha que fazer algumas concessões.

Crédito da imagem: VIagem e Turismo

Por exemplo, pisos laminados, bancadas de granito, tecnologia doméstica inteligente – há algumas coisas pelas quais você estará disposto a fazer sacrifícios e outras pelas quais você pode encontrar substitutos aceitáveis. 

Especialmente se for algo que possa ser mais facilmente atualizado mais tarde.

Planeje, planeje e planeje

Crédito da imagem: VivaDecora

Qualquer projeto, grande ou pequeno, requer planejamento, e construir uma casa requer mais planejamento do que muitas coisas que a maioria das pessoas vai assumir em toda a sua vida.

É a triste verdade que você nunca pode assumir que as coisas serão feitas. Garanta que você tenha uma lista de verificação e objetivos semanais. Estes devem ser avaliados em uma reunião semanal no local, para garantir que o projeto esteja no caminho certo.

Crédito da imagem: Inspira Hogar

Faça o máximo possível para agilizar o processo – quanto mais elementos você tiver selecionado em sua lista, tais como azulejos, torneiras, tapetes, pisos laminados, esquadrias de janelas e assim por diante, menos atrasos haverá.

A última coisa que você quer é atrasar o projeto porque ainda não se decidiu por um estilo em particular. Dito isto, é importante aceitar que até mesmo os melhores planejamentos podem dar errado, e inevitavelmente haverá alguns atrasos que exigirão uma abordagem paciente.

Checagem do andamento da obra

Crédito da imagem: Blog TelhaNorte

Sempre que você andar pela construção da sua casa, você deve fazer anotações sobre todos os elementos que você observa e que precisam de atenção. Desta forma, você pode ficar em cima das coisas à medida que a construção avança.

Quando a construção estiver completa, ou quase completa, é importante fazer uma lista detalhada de todas as tarefas e problemas pendentes, bem como de quaisquer falhas que você possa encontrar.

Mantenha uma parte do orçamento reservada e só pague o valor final ao seu engenheiro quando você estiver completamente satisfeito com todos os problemas que foram efetivamente resolvidos e ou eliminados.

Siga seu plano de construção

Crédito da imagem: Finger Móveis Planejados

Fazer mudanças no meio da construção causará atrasos em seu cronograma, bem como aumento de custos. 

Certifique-se de estar totalmente satisfeito com o projeto antes de assiná-lo e pesquise cuidadosamente os materiais para que você se sinta confiante de que está adquirindo os melhores itens para sua construção.

Você vai cometer erros

Crédito da imagem: Archtrends Portobello

Enquanto algumas coisas dão certo, saiba que você, mesmo assim, comete muitos erros. Simplesmente, não há como construir uma casa perfeita com tudo correndo bem durante o processo de construção.

A construção de uma casa envolve muitas pessoas e muitas peças que mudam e se movem. Saiba que você não vai conseguir tudo exatamente como você quer. Algumas coisas falharão e você terá que simplesmente seguir em frente.

Dito isto, outras coisas sairão muito melhor do que o planejado! Embora não haja maneira de evitar erros, você pode minimizá-los sendo específico e deixando bem claro quais são suas expectativas. 

Este artigo foi desenvolvido por Essência Móveis. Se você gostou desse artigo e quer ler mais conteúdos de arquitetura e decoração, visite nosso Blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *