Conheça as melhores maneiras de priorizar a luz natural dentro de sua casa

De acordo com o Feng Shui, ensinamentos de origem chinesa sobre como harmonizar os espaços para melhorar a circulação de energia vital, é fundamental equilibrar a organização dos móveis, os objetos de decoração, as cores e os odores de um cômodo.

Essencial para a socialização de um grupo de pessoas que compartilham uma casa, a sala de estar também é importante para permitir a circulação de ar e a incidência de luz solar pelo imóvel. 

Sem falar que luz é fundamental para quem cultiva plantas em sua moradia, além de nos ajudar a marcar nosso ritmo biológico, o que facilita o estabelecimento de um padrão de sono.

Responsável por nos fazer produzir vitamina D, a luz solar também contribui para a produção de endorfina, hormônio conhecido pela sensação de bem-estar. 

Além disso, a luz solar reduz a formação de mofos e melhora a qualidade do nosso sono, o que diminui os riscos de problemas de saúde como a depressão.

Por isso, é indispensável ter alguns cuidados para favorecer a entrada de luz solar na casa, a fim de garantir conforto para os seus moradores. Confira abaixo alguns deles.

Limpe e abra bem as janelas

Principal meio por onde a luz pode adentrar uma casa, as janelas são fundamentais na garantia de um lugar bem iluminado. 

Além disso, ter como hábito abrir as janelas, todos os dias, favorece a circulação de ar e propicia a sensação de maior conforto.

Limpar as janelas com frequência também é fundamental. Vidros sujos, contendo impurezas e poeira, dificultam o fluxo de luz solar no interior da casa. 

Para higienizar as janelas, recomenda-se esfregá-las com esponja umedecida por água e vinagre. Para secar, utilize folhas de jornal ou panos limpos.

Priorize janelas e paredes claras

Tonalidades claras, como o branco e outras cores similares, apresentam maior capacidade de refletir a luz solar, em comparação às escuras. 

Outra dica é apostar em móveis, objetos têxteis e decorativos também claros e até transparentes, como é o caso de mesas, cadeiras e prateleiras. 

Objetos claros fazem com que os ambientes pareçam, levemente, mais espaçosos, o que confere maior sensação de conforto. Investir em azulejos claros, com um acabamento brilhante, também é uma boa dica, especialmente, em cozinhas e banheiros.

É importante lembrar que cores claras exigem maior frequência de limpezas. Instalar janelas em lugares improváveis, como o teto e o banheiro, é uma forma elegante de favorecer a entrada de luz, sem alterar muito a fachada da construção. 

Outra ideia é colocar claraboias na casa — aberturas no alto de uma construção. Ampliar a iluminação natural é uma boa para economizar no uso da energia elétrica.

Aposte em ambientes integrados

Por não serem divididos por paredes, os cômodos integrados são ótimos para aumentar o espaço disponível e não impedir que a  luz solar se espalhe pelo imóvel, principalmente, em seus pontos mais interiores. 

A dica é ainda mais válida para cômodos pequenos, que costumam transmitir a sensação de serem mais escuros do que realmente são, mesmo quando tem janelas. Se você precisa dividir os cômodos, apostar em paredes de vidro pode ser uma alternativa.

Tenha espelhos pela casa

Superfícies brilhantes como os espelhos ampliam a reflexão da luz no interior do imóvel e podem ajudar na decoração de um cômodo. 

Colocar alguns apetrechos nas molduras do espelho, como luzinhas, flores e tampinhas de garrafa pet coloridas, também ajuda a dar mais cor ao ambiente.

É importante colocar espelhos em locais estratégicos, como aquelas paredes que ficam em frente às janelas. 

Móveis espelhados ou feitos em materiais metálicos, ou polidos, também são outras boas opções. A dica vale ainda mais para quem gosta de um estilo mais moderno em sua casa.

Texto: Gear Seo