Conheça as 5 vantagens que o marketing pode trazer para a sua imobiliária

Todo dono de imobiliária sabe da importância do marketing para imobiliária. 

O investimento em marketing pela imobiliária, resulta sempre num aquecimento no número de negociações e principalmente no aumento do volume de clientes em contato.

Donos de imobiliárias, já estão acostumados com as particularidades do mercado, e mesmos os corretores de imóveis sabem perfeitamente que a venda de um imóvel pode demorar certo período para ser concretizada, muito diferente do tempo de decisão de um cliente no varejo, ou mesmo da locação, cujo tempo de negociação é bem menor.

A compra de um imóvel envolve segurança, pois o valor investido é alto. 

Além de que simboliza a conquista, a realização de um sonho. Por isto envolve cuidado e atenção, e o corretor sabe que conduzir esta negociação é uma arte, pois exige respeitar o tempo do cliente ao mesmo tempo que tenta acelerar o processo de decisão.

Você dono de imobiliária já deve ter lido e ouvido falar da “jornada do cliente”, é aqui que o marketing imobiliário entra como seu principal aliado. Além de ser responsável por atrair os clientes e fortalecer a imagem da sua marca, ele, hoje, é responsável por conduzir o seu cliente durante toda a jornada de compra, que no mercado imobiliário, leva em média dezoito meses.

Sendo assim, se você é dono ou gestor de imobiliária e quer ter vantagem com o marketing imobiliário, este artigo é para você. 

O que é o marketing imobiliário?

Marketing é parte indispensável do processo de vendas de uma empresa, por isto o primeiro passo é que o departamento comercial e de marketing estejam juntos, e se relacionem. 

Assim o departamento comercial pode falar das suas necessidades, e o departamento de marketing consegue atender, através de uma melhor direção das ações de marketing.

Hoje quando falamos em marketing digital, para imobiliárias, é importante entender que esta é uma ferramenta de comunicação, é através dela que você irá ATRAIR, CONVERTER E se RELACIONAR com o seu cliente, de forma a conduzi-lo a etapa inicial de contato até a decisão de compra. 

A prospecção sempre houve. Ela antes acontecia offline através da compra de listas ou captação de dados em eventos presenciais. 

Na era digital a captação de leads é feita através de formulários em redes sociais, ou landing pages de oferta. 

São muito mais rápidos e eficazes, por meio de formulários digitais, de newsletters ou de anúncios virtuais. 

Por isto, toda a campanha de marketing de uma imobiliária precisa ser planejada, ter claro os objetivos da captação  e entender que o lead chega e precisa ser avaliado por um “pré-venda”, alguém que irá identificar o momento da jornada deste cliente: frio (curioso, apenas pensando em comprar no futuro), morno (já está buscando por informações de compra no momento), quente (o cliente já sabe o que quer e já está preparado para a compra). 

Afinal, a tendência dos corretores é eliminar os clientes tidos como “curiosos”, e manter o atendimento daqueles que sentem por feeling que está no momento de compra.

Imagine que todos os meses você compra leads e os envia para o seu departamento comercial, a sua equipe retira os leads prontos para negociação e ignora o restante. 

No próximo mês a mesma coisa, mas estes leads ignorados, apenas não estão no momento da compra, eles precisam ser acompanhados, para que não se percam. 

Quem nunca sofreu com a traição de um cliente que comprou o mesmo imóvel com outra imobiliária? 

Não perca clientes porque não estão preparados ou seguros, entenda que a sua comunicação deverá ser usada para conduzi-lo neste processo. 

Os benefícios do marketing imobiliário

Para entender melhor os motivos pelos quais vale a pena investir em marketing imobiliário é interessante conhecer os principais benefícios dessa decisão, que certamente vão impactar de maneira significativa a quantidade de negócios fechados na imobiliária. 

1. Acelera o ciclo de venda dos imóveis 

ATRAIR possíveis clientes é o primeiro passo do marketing.  

Ao anunciar um imóvel, a imobiliária amplia o número de pessoas impactadas pelo imóvel, mas hoje sem a obrigatoriedade da exclusividade, este mesmo imóvel pode ser anunciado por várias imobiliárias.

Por isto a presença digital da imobiliária é tão importante, é ela que trará confiança e segurança para o cliente que está interessado. 

Hoje com investimentos baixos, é possível anunciar até nacionalmente, portanto, se já não temos a certeza dos cadernos classificados do passado, hoje podemos experimentar, diversificar, e atrair nosso cliente, com baixo investimento. 

Sim, sabemos que se fala muito do orgânico, mas só o anúncio impulsionado permitirá a você segmentar, por idade, região, padrão de vida, e garantir leads assertivos.

2. Aumenta a chance de indicações

Quando uma empresa tem uma imagem forte e de líder, aumentam suas chances de ser indicada. 

Assim, com uma presença forte, e sendo vista por diferentes canais, as chances de compartilhamento de um anúncio, ou indicação para amigos que se declararam em busca, aumentam significativamente. 

Além das famosas promoções de indicação, que hoje são na verdade parte do pacote de serviços dos líderes.

No mercado imobiliário a indicação ainda é vista como fator decisivo em algumas negociações. 

Como falamos antes, os altos valores envolvidos, exigem cautela e cuidados do decisor de compra, confiança e credibilidade definem a decisão do seu cliente.

3. Melhora o relacionamento com os clientes

O marketing digital, é composto do tripé “Atrair | Converter| Relacionar” este relacionamento de confiança com os clientes deve ser base e o objetivo da comunicação da imobiliária. 

Considerando-se que em média um cliente leva dezoito meses para decidir sua compra, neste período se manter ao lado do cliente sem incomodar é decisivo. 

E é aí que entra o inbound marketing, que é o marketing de conteúdo rico que irá acompanhar seu cliente nesta jornada.

4. Fortalece a imagem da imobiliária

Quem já teve contato com marketing sabe que os 4 Ps de marketing, do Kotler, continuam sendo decisivos para uma boa orientação das verbas de marketing. 

O mix Preço, Produto, Promoção, Praça, é sem dúvida perfeito e ainda hoje aplicado, mas no mercado imobiliário não é tão simples quanto parece.

O primeiro P (preço), não é o valor do imóvel, mas da sua comissão, que é a comissão que você ganha por intermediar a negociação. O P (produto) não é o imóvel, mas a prestação de serviço na área de intermediação, e o P (promoção), é todo e qualquer anúncio de divulgação de marca, ou imóvel.

 Já o P (praça) deixou de ser a melhor localização da sua sede, e está diretamente relacionado com a sua presença digital. 

Ou seja, quando 80% dos negócios imobiliários nascem na internet, se a sua marca não é visível na rede, você não existe, sua marca perde força e credibilidade. 

Neste mix, quando um dos Ps, está mal trabalhado, o P de preço é o que sofre, afinal sem ver valor é na comissão que o cliente que ver vantagem.

Resumindo, o marketing imobiliário é uma forma de garantir que a imobiliária esteja visível no mercado e conquiste o seu lugar de líder, garantindo sua vantagem competitiva.

5. Oferece métricas importantes

A imobiliária sabe que não adianta colocar todos os ovos em uma mesma cesta  e diversificar o investimento em anúncios, é essencial.  

As placas não deixarão de existir  e têm um alto índice de conversão, os eventos também não. 

No marketing digital, acompanhar estas métricas é essencial para saber se a sua campanha está ou não atingindo os objetivos. 

A boa notícia é que no marketing digital estas métricas são simples e claras e podem ser acompanhadas facilmente. 

Assim a visualização, ou conversão do anúncio, e conversão de leads em compradores, podem ser acompanhados campanha a campanha. 

Agora que você sabe as principais vantagens do marketing imobiliário e sabe que precisa implementá-lo na sua imobiliária, mãos à obra. 

Seja através de vídeo, marcando presença nas redes sociais, ou através do marketing de conteúdo, comece agora. 

Seu cliente tem dúvidas, e você pode ajudá-lo a tomar a decisão certa. Saia do passivo e se torne um condutor ativo da negociação.

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