Conheça algumas das raças mais populares de gatos

No Brasil, os gatos sem raça definida, ou vira-latas, são maioria entre os animais domésticos, o que se deve ao fato de muitos animais serem resgatados das ruas para adoção. Apesar disso, há várias outras raças, então, vale conhecer!

Assim como acontece com os cachorros, as raças de gatos podem influenciar no comportamento dos animais e, por isso, é uma boa ideia conhecer mais sobre cada uma delas. 

No entanto, é importante saber que os felinos são animais cheios de personalidade e a raça é apenas um dos fatores que influenciam nisso.

1. Vira-lata

Como esse é o mais popular, vamos começar por ele, apesar de essa não ser um raça propriamente dita. Como são resultado de cruzamentos, é muito difícil saber como será a personalidade e quais serão as características desses animais.

Em geral, eles têm porte e pelagem médias e podem ser de todas as cores. Muitos são dóceis e carinhosos, mas alguns podem ser ariscos e preferir ficar escondidos pela casa. 

Entretanto, se você adotar um filhote, são maiores as chances de ele se apegar aos membros da família e deixar que vocês façam carinho nele.

2. Siamês

Com pelagem curta creme ou castanho claro, orelhas e focinho escurinhos, corpo esguio e olhos normalmente azuis e ligeiramente estrábicos, os inconfundíveis gatos siameses são populares em todo o mundo.

Registros históricos dizem que sua origem é tailandesa e que essa raça é uma das queridinhas entre as domésticas há séculos. Em geral, esses gatos são sociáveis, brincalhões, curiosos e a maioria não se importa muito de socializar com pessoas e pets.

3. Persa

Com focinho achatado e muita pelagem, essa é outra raça muito comum no Brasil. A espécie é originária da Pérsia, claro, região onde hoje fica o Irã, mas também se espalhou por todo o mundo, provavelmente pelo aspecto dócil, tranquilo e independente desses animais.

Apesar de precisarem ser escovados diariamente por conta da quantidade de pelos, essa raça tem uma vantagem para viver dentro de casa: patas curtas. 

Por conta dessa característica física, os felinos persas escalam e sobem menos nos móveis e prateleiras que os outros gatos, o que é ótimo para manter a casa em ordem.

4. Maine Coon

Com olhos marcantes e pelos longos, o Maine Coon se destaca pelo tamanho, pois pode ser maior até que muitas raças de cachorros domésticos, chegando a pesar mais de 10 quilos e medir 100 centímetros.

Apesar de ser bem maior que os outros gatos domésticos, esse é um animal popular em muitas casas pelo mundo por conta de seu temperamento. Em geral, os gatos dessa raça são:

  • Sociáveis;
  • Tranquilos;
  • Bastante apegados aos tutores;
  • Calmos.

Além de todas as características citadas, eles gostam de praticar exercícios físicos, ou seja, são diversão garantida.

5. Ragdoll

Com porte grande, pêlos longos e sedosos e cores que vão do cinza ao azulado, essa é uma raça que surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, e se popularizou em vários países, incluindo o Brasil.

Esses animais costumam se adaptar bem a ambientes pequenos, como os apartamentos, porque são bastante calmos. Eles também são carentes e carinhosos, daqueles que ficam te seguindo pela casa e adoram colo.

6. Sphynx

Também conhecida como gato sem pêlo, essa é uma espécie ainda considerada exótica, principalmente porque exige cuidados especiais e tem aparência pouco convencional. Além de serem carecas, esses felinos costumam ter olhos grandes, orelhas pontudas e dobrinhas pela pele, que é oleosa.

Esses gatos costumam ser muito carinhosos e curiosos, além de bastante apegados aos tutores, características que estão fazendo essa raça, que surgiu no Canadá, tornar-se cada vez mais popular em todo o mundo. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *