Confira todos os detalhes envolvidos na compra de um terreno para construir o seu imóvel.

Às vezes, pode ser um desafio encontrar uma casa no mercado que esteja de acordo com as suas exigências. Nesse caso, sempre existe a opção de comprar um terreno em condomínio fechado – ou em um bairro de sua preferência – para construir a sua casa.

Embora a compra de terrenos no Xaxim seja uma alternativa potencial, há certos cuidados que você precisa tomar antes de assinar na linha pontilhada.

Sem uma pesquisa aprofundada sobre terrenos que você está de olho, o aproveitamento da sua nova casa pode ser afetado negativamente.

Antes de comprar um terreno para construir, certifique-se de levar em consideração os seguintes fatores.

 

LOCALIZAÇÃO: O fator mais importante a considerar antes de comprar um terreno é a sua localização. No mundo imobiliário, a localização supera tudo e deve ser sempre a primeira coisa a se pensar antes de comprar.

E não só o município que deve ser considerado, mas a localização precisa do lote em relação à comunidade em geral, se tratando de um terreno em condomínio fechado, neste caso.

Por exemplo, um lote situado no final de um beco sem saída tranquilo e voltado para um espaço verde valeria mais do que um terreno no mesmo bairro adjacente a uma estrada movimentada.

 

TERRAPLANAGEM: Ao pesquisar por terrenos ou até mesmo se interessar por um terreno em condomínio fechado, é importante que você avalie pontos como a necessidade de terraplanagem, o que normalmente acontece.

A terraplanagem nada mais é do que a correção de terrenos que estão em desnível para a construção, ou seja, que estejam em aclives ou declives e precisam de reparos para nivelar a solo e deixa-lo preparado para a construção do seu imóvel.

 

COMPACTAÇÃO DO SOLO: A compactação do solo é outro ponto, em relação aos terrenos, que deve ser levando em conta na hora de construir a sua própria casa.

Ela é fundamental para que o solo esteja realmente firme e pronto para receber as obras, uma vez que a movimentação de terras é necessária para evitar acidentes posteriores.

A compactação do solo em um terreno em condomínio fechado, por exemplo, auxilia no assentamento da terra, tornando-a homogênea e fofa.

 

FUNDAÇÕES: As fundações dos terrenos também precisam ser levadas em conta, na hora de fechar negócio.

É por meio da fundação, feita após a terraplanagem e a compactação do solo, que é possível fixar as vigas de sustentação do imóvel em camadas fundas e mais resistentes do solo.

A escolha das fundações utilizadas para a construção de uma casa em terreno em condomínio fechado, por exemplo, pode variar de acordo com o solo, com o tamanho do imóvel e ainda com o peso do material utilizado.

 

BOAS PRÁTICAS PARA OTIMIZAR A CONSTRUÇÃO: Depois de fechar negócio no seu terreno em condomínio fechado para construir o seu imóvel, é preciso ficar atento às boas práticas de construção, uma vez que elas ajudam a otimizar o tempo da obra e evitam problemas, para isso, é importante que o projeto da casa esteja pronto, que a legislação junto à prefeitura – além de toda a documentação do local – esteja em dia e que haja um planejamento de desenvolvimento que será executado por uma equipe qualificada e responsável.

As boas práticas de construção são fundamentais para que obras em terrenos possam ser realizadas de maneira tranquila e sem qualquer tipo de empecilho.

 

Pronto, agora que você já sabe o que deve fazer para construir a sua casa em um terreno em condomínio fechado ou em qualquer outro lugar, não se esqueça de seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos exclusivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *